Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 15 de abril de 2015

8 Erros teístas contra ateus



    É muito comum nos tempos modernos, as pessoas defenderem suas crenças, sejam elas verdadeiras ou não. Dependendo do nível de maturidade, conhecimento e conscientização destes indivíduos é muito comum que a coisa vá na direção errada e traga enorme prejuízo a diversas pessoas.

   Raramente em níveis elevados de maturidade, conhecimento e conscientização, vemos ataques e erros. Porém em níveis mais baixos, aonde esses indivíduos possuem pouca influência é onde os piores ataques acontecem.

    A intolerância e o ódio é visível, a falta de estudo e conscientização é clara. Muitos Neo Ateus cometem erros que envergonham muitos ateus, porém diversos religiosos também cometem diversos erros que não envergonham somente religiosos mas também ateus. Um dos argumentos utilizados para defender uma posição de agressão, é através da defesa de que 'eles fazem, nós também temos que fazer'. Baseado nisto utilizam um jogo de jogar na mesma moeda, e criar uma guerra como se nenhum dos lados pudessem chegar a um acordo.

   De fato, muitos desses indivíduos, sejam ateus ou teístas, estão sobre a influencia daquilo que acreditam, dando assim validade ao viés da confirmação ao qual explica o porque de em muitos casos escolhermos somente informações, evidencias e fatos que confirmem o que acreditamos e ignorar informações, evidencias e fatos que negue e demonstra falhas naquilo que acreditamos.

   Hoje irei analisar algumas imagens e posições teístas inconsciente e inconsequente.

   1. Dizer que ateus não usam a lógica




    Uma das formas mais baixas é acusar todo um grupo de pessoas de que não utilizam a lógica. Mesmo que existam muitos ateus que de fato, possuem dificuldade na argumentação e em debates, existem muitos ateus que não possuem qualquer problema com a lógica. Olhar por exemplo, Sam Harris ou Christopher Hitchens. Ambos utilizam a lógica para defender suas posições.

     Este tipo de ataque muitas vezes pode estar relacionado pelo fato do individuo estar sobre influencia daquilo que acredita e um viés da confirmação o impede de entender o porque ateus não aceitam a cristo ou ao supostos 'argumentos da existência de deus'. Eis os erros com está afirmação:

 > Erro de Contextualização
 > Falácia por generalização

     Este tipo de posição teísta pode levar diversos deles a acreditar que ateus são problemáticos e que os teístas possuem a verdade. Está frase é falsa e quem a utiliza não merece crédito algum por utiliza-la. Assim como o oposto também é válido, ou seja dizer que teístas não utilizam a lógica.

   2. Considerar ateus como Burros ou ignorantes



   Normalmente pessoas que possuem este tipo de posição, tendem a serem intolerantes, arrogantes e com uma enorme falta de conhecimento e respeito. Muitas vezes as pessoas acreditam tão fortemente em algo que a oposição é vista como uma ofensa. Mesmo que o argumento oferecido pelos teístas contenham equívocos ou erros, os mesmo não aceitam os erros. Mesmo que um ateu aparece dizendo que existe algo de errado com o argumento ou com a imagem utilizada, para quem fez ou está defendendo determinada posição, para este individuo não tem nada de errado.

   Tal individuo se coloca na posição de debatedor e principalmente de juiz, ou seja, ele tem a última palavra e o que ele disser é verdadeiro mesmo que não seja. Hoje, em dia na internet está cheio de pessoas assim que não pensam duas vezes em humilhar alguém pelo simples fato de não aprovar a oposição ou por acreditar demais no que segue.

   Estás pessoas fazem o fanatismo e fundamentalismo crescerem enormemente, assim como o radicalismo, a intolerância e a militância contra a oposição mesmo quando estão equivocados. Em alguns lugares, este tipo de posição é aceita como correta e milhares de pessoas sofrem e morrem por causa de pessoas assim, que chegam ao ponto de separar a pessoa pelo que ela segue. Muitos deles passam por cima de direitos e da constituição para satisfazer suas vontades pessoais e crenças. Este indivíduos sejam ateus ou teístas são perigosos e não se importam em humilhar a oposição baseada no que acreditam.


3. Dizer que no ateísmo falta conhecimento



      Este ponto é uma consequência do motivo (2). Vale lembrar que em muitos casos ser ateu é uma questão pessoal. A pessoa pode simplesmente viver melhor e ter um sentido de vida por não acreditar em nenhum deus. Pode-se dizer que está posição é parecida com a teísta, porém não tem nada a ver com fé, já que para não acreditar em algo não é necessário ter fé. Porém, quando queremos utilizar a razão para demonstrar se uma posição é melhor que a outra, posições pessoais são descartadas como inválidas.

     Então somos obrigados a utilizar o conhecimento como meio principal para defender nossa posição, seja para o ateísmo quanto para o teísmo. em outras palavras, temos que utilizar o conhecimento como principal ferramenta através da razão. Dito isto, podemos confirmar que a acusação de que no ateísmo não existe conhecimento é falsa. mesmo após milênios não existe nenhuma boa razão para um ateu deixar de ser ateu e passar a acreditar em deus, exceto questões pessoais já que estás estão além de nosso controle, ou seja, não podemos escolher. Isto quer dizer que muitos ateus e teístas são o que são não pelo fato de escolherem ser, mas que seu sentido de vida, algo que não possuí qualquer controle consciente, está sendo direcionado para o ateísmo ou teísmo. Neste caso, não podemos julgar ou convencer alguém já que estará além do caminho racional. De forma racional podemos encontrar razões e motivos para confirmar ou não confirmar o que acreditamos.

   De qualquer forma, não importa em que lugar a frase de que no ateísmo falta conhecimento, é falsa. Tanto que eu sou ateu e utilizo o conhecimento como principal força para o meu ateísmo.

4. Dizer que no ateísmo não é necessário estudo




   Muitas pessoas gostam de humilhar e ofender outras pessoas e em muitos casos é baseado em uma experiência pessoal com diversas pessoas em um nível não muito agradável de conhecimento, das quais tendem a defender suas posições pessoais como verdadeiras, independente se é ou não verdadeira. Este tipo de frase tende a surgir como uma forma de ofensa e uma forma de demonstrar o nível de maturidade e consciência, esses indivíduos se encontram.

     Mesmo que a frase esteja correta em relação a muitos pessoas, pois muitas pessoas criticam sem conhecer, dizer que em todo o segmento ateísta faz a mesma coisa é demonstrar enorme ignorância, arrogância e não ser capaz de enxergar os erros na argumentação.

    De fato, dentro do ateísmo existem pessoas que possuem PHDs, que são cientistas, que ajudaram a enviar pessoas a lua, e que ainda viveram dentro da religião e sabem o mal que uma religião pode ser quando atinge determinado nível de influência e poder. Portanto dizer que para ser ateu não é necessário estudo está parcialmente correto, pois em muitos casos para ser ateu basta não acreditar em deus, porém isto não tem a ver com individuo sem estudo.

   Uma implicação é que muitos teístas cometem este tipo de erro, ou seja, não se importam tanto com a informação ou evidencia e atacam sem avaliar a oposição sem o estudo necessário. Geralmente teístas que utilizam a frase acima, cometem o mesmo erro, ao qual dizem estar demonstrando um erro.

5. Falsa Informação



    A falsa informação em muitos casos é utilizada como um meio de permitir que um argumento ou evidencia tenha maior influência. Porém, para aqueles que enxergam o erro e a falta de informação é fácil compreender as falhas e equívocos no argumento.

    Por exemplo, a matemática também é uma forma de prova quando falamos sobre alienígenas. Isto quer dizer que, baseado na quantidade de galaxias e na quantidade de planetas, e que a vida pode surgir em outros lugares distantes, então querendo ou não é possível existir vida em outros planetas. Cabe ainda avaliar que, utilizar a palavra 'vida' não significa em si vida inteligente, pode ser algum tipo de planta, animal e até mesmo bactérias.

    Acreditar nisto, tem uma base sólida por trás, a própria matemática, porém acreditar em seres ainda mais inteligentes que nós, é algo que também tem base tanto na filosofia quanto na matemática. Porém quando falamos da quantidade de deuses existentes e quando falamos de questões pessoais e não racionais, é impossível escolher um deus como verdadeiro. Baseando na quantidade de deuses existentes seria necessário cerca de 100 mil vidas para escolher um deus verdadeiro. Como estamos falando de questões pessoais é impossível dizer qual deus seria verdadeiro e qual seria falso, mesmo que um deles seja verdadeiro.

   Porém de forma racional, podemos restringir bem os deuses e chegar próximo a existência de algum deus ou a inexistência de todos eles. Porém, ainda nos dias atuais não existem bases para afirmar a existência de tal ser. Utilizando a própria ciência e os argumentos para a existência de deus, é possível concluir implicações da qual não levam a necessidade de um ser como 'deus' para criar o universo.

   A falsa informação funciona muito bem e baseando-nos em números de nosso universo, a vida em outros planetas é bem provável, assim como é bem provável que exista vida inteligente e até mais inteligente que nós. Incluindo que a própria ideia de deus para o teísta, demonstra a vida inteligente fora da terra. Portanto muitos teístas não deveriam questionar este ponto.


6. Falsa Influência




   Assim como a falsa informação a falsa influência tenta demonstrar o progresso de algo, baseado em algo que se acredita. Muitos religiosos tem a capacidade de olhar para somente o lado bom de sua religião e negar o lado negativo que a mesma tem. normalmente a influência é utilizada sem levar em conta a influência negativa que a ideologia tenha causado ao mundo.

   Mesmo que a  religião tenha influenciado em diversas áreas do progresso humano, em diversas outras houve um atraso. A ciência hoje anda com as próprias pernas, porém para existir foi necessário que existisse dentro da religião e assim ir se expandindo, e existem razões para isso.

> A religião era dominante em diversas áreas, e além de autoritária tratava com braço de ferro tudo aquilo que não confirmava o que eles afirmavam. querendo ou não  a ciência teve que surgir de dentro da religião e não de fora, já que aqueles de fora eram atacados, perseguidos, presos e em muitos casos mortos.

> É claro que a religião influenciou o progresso humano em diversas áreas. A religião dominava o mundo e sua influência existe até hoje, se ela não influenciasse no progresso humano, quem iria?

   Em nenhum momento, no tempo moderno demonstra que a religião ainda é necessária. De fato ela pode até ser necessária enquanto o sistema conter furos e brechas, porém assim que os furos e brechas forem tapados, a religião perderá o restante de sua influência. A religião teve um papel histórico, hoje a ciência anda com as próprias pernas, a política, a educação, a constituição, nossas Leis, entre outros, deixam de lado crenças pessoais, ou seja, a religião não tem mais voz nessas áreas e se aproveita da influência que ainda tem ou melhor ainda sobra.

   A religião trouxe muitos avanços, porém hoje não precisamos tanto da religião quanto no passado e no futuro precisaremos menos ainda. Escolas, hospitais, direitos humanos, é algo que vem sendo tratado por qualquer país. Antes mesmo do cristianismo, diversos grupos se preocupavam com o conhecimento, com a saúde e com os direitos de seu povo, portanto é totalmente incorreto afirmar que tais questões existem por causa da religião em si, pois sabemos que isto não é verdade.

7. Ignorância


    Um dos pontos que utilizam contra o ateísmo é a questão do nada. Primeiramente que para ser ateu não é necessário de qualquer prova, evidencia ou argumento, para ser ateu basta não acreditar em nenhum deus. É uma posição pessoal. Posições pessoais não necessitam de provas, evidencias ou argumentos para as defender. Basta se sentir bem com o que segue ou não segue.

   Muitos ainda defendem aquilo que acreditam e atavam a oposição baseada em sua falta de conhecimento e entendimento. O ateísmo não é uma crença, isto quer dizer que dentro do ateísmo existem pessoas que podem muito bem acreditar no suposto 'acaso', porém não implica em uma crença no ateísmo.

   Outro ponto muito importante, é que quando teístas e ateus utilizam a palavra 'nada' estão cometendo um grande erro. Na ciência para representar o 'nada', é utilizado duas palavras 'nada absoluto'. Neste caso, o nada absoluto deve substituir a palavra 'nada'.

    Em nosso cotidiano utilizamos a palavra nada para representar o vazio, ou seja, se eu andar até meu carro, sei que não existe nada que me impeça de chegar até ele. O nada neste sentido estaria correto, porém está errado pelo fato de existir milhares de coisas entre eu e o carro, mesmo que eu não possa vê-las.

   Quando falamos do universo, devemos deixar nossa ignorância de lado e compreender que, aquilo que temos aqui na terra, em nada tem a ver com o surgimento do universo. O 'nada' que utilizamos na terra, em nada tem efeito no universo. Compreendemos como ignorância científica. Isto quer dizer que para explicar algo que não conhecemos fazemos associações com o que estamos acostumados e concluímos que baseado em nossa experiência, deve ser assim também naquilo que não entendemos.

    Por exemplo, não sabemos a causa do universo, porém o que mais existe é especulação sobre isso. De fato, teísta tendem a darem suas respostas mesmo que em seus argumentos tenham diversos equívocos e falhas. Muitas pessoas dizem que a causa é o 'nada', não pelo fato de ser o nada, mas pelo fato de não saberem o que seria está causa. Para outras pessoas essa causa seria Deus, não que seja Deus, mas dizem ser deus baseado em suas crenças e em erros em tais argumentos para a existência de deus. Em ambos os casos, tanto de pessoas que defendem o nada como defendem deus, de fato não fazem a menor ideia de qual seria a causa do universo.

    Pessoas realmente inteligentes estudam e estudam para compreender a causa do universo, e de fato a resposta até agora não se encontra na direção do 'nada' e nem mesmo na direção de algo como deus. Dizer que a crença ateísta é utilizando o nada é um engano e uma falácia.


8. Falsa Equivalência


   Em nosso meio muitos religiosos defendem a religião como necessária quando a mesma não é mais necessária para o sistema funcionar. Somente porque a religião teve enorme influência no mundo e no progresso humano, isto não quer dizer que ainda a religião tenha essa influência. A ciência se desligou da religião e tem suas próprias pernas. Os direitos humanos tem notado o descaso da religião com os direitos. Sem contar a intolerância, a falta de respeito ao ser humano.

    De todos os lados, está existindo uma independência  e a religião está cada vez mais sendo dispensada de questões importantes, como por exemplo, a moralidade, a justiça, a paz, a educação, o conhecimento. Em todas as áreas o conhecimento e influência religiosa está perdendo. Porém os religiosos para darem de alguma forma valor ao que seguem, utilizam a influência do passada da religião como meio de validar ela nos dias atuais. Porém, utilizar o que a religião tem de positivo é negar o que ela tem de negativo. Este tipo de justificativa, é uma enganação e também é extremamente prejudicial ao progresso humano.

   Hoje, o progresso humano não depende mais da religião e de fato, a influência da religião, hoje nem mesmo é uma opção viável ou uma escolha adequada. O religioso moderno pode ter mudado, porém a base religiosa continua a mesma e o religioso moderno não pode muda-la, porém pode ignora-la. Enquanto o sistema conter falhas e brechas a religião irá se aproveitar para se agarrar a qualquer oportunidade que tiver e utilizará a ajuda que faz as pessoas e o bem que um dia fez ao mundo como argumento para validar a religião ou validar o que seguem, porém como sempre negaram o que a religião tem de ruim e negativo e em que áreas prejudicaram e atrasam ainda mais o progresso e direitos humanos.

   Somente porque a religião foi a base, já que era dominante no mundo, isto não quer dizer que a base da civilização deve continuar a mesma. Devemos dar o próximo passo ao progresso, ao futuro, e a religião não está apta a dar este passo.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: 8 Erros teístas contra ateus Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli