Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 14 de abril de 2015

A ATEA representa os Ateus ou um grupo de militantes/ativistas?



    Todo Grupo precisa de líderes, dos quais se conecta com ideais, objetivos e o mais importante representa aqueles que os Seguem. A ATEA que é uma Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, no momento não representa de forma alguma, Ateus que não sejam militantes ou ativistas.

 
Gabriel Colunista
          A liderança da ATEA é fraca no momento e sem dúvida precisa de uma reestruturação eficiente e duradoura, principalmente pelo fato de supostamente representar os ateus de nossa nação. Pelo fato de representar os ateus, tal posição de fato deveria demonstrar o que é o ateísmo de fato e para que serve, porém o que mais parece um grupo de jovens que se uniram e não se importam tanto assim com o material que utilizam. É como se faltasse alguém experiente, consciente e maduro para fazer o barco andar e ter ótimos resultados.

      A página possuí atualmente cerca de 400 mil membros, o que é um número influente e necessário. Tal número pode oferecer posições favoráveis no governo e também influencia a vida de milhares de pessoas, dito isto, a necessidade de uma reestruturação interna é importante.

     Milhares de pessoas se associaram a Associação de Ateus. Isto é muito importante e podemos ler a baixo a responsabilidade que eles possuem:

    'A luta contra  O preconceito e a Discriminação', porém como são uma entidade ateísta, vamos perdoá-los por este equivoco simples e adicionar o que deve ser adicionado a questão, já que é uma Associação para Ateus e Agnósticos, o que logicamente excluí a luta contra o preconceito e a discriminação de teístas. A frase ficaria melhor assim:

     'Nós da ATEA representamos a luta contra o preconceito e a Discriminação de Ateus, Agnósticos, porém não deixamos de ser contra discriminação de qualquer preconceito a qualquer teísta, ateu ou agnóstico'

    Percebe-se também que o nível de argumentação sobre a existência de Deus ou do entendimento necessário em relação aos teístas, não está em níveis que podemos considerar 'ideais'. Eis uma parte de um de seus argumentos:

    Teísta: 'Sabemos da Existência de DEus através da Fé'

    Resposta ATEA: Com muita frequência se afirma que a fé dá provas, ou que a própria fé é uma prova. Mas é fácil perceber que ter fé é somente uma atitude, interna e pessoal como todas as atitudes. Ela nada nos diz sobre a realidade externa ao indivíduo. Se eu tiver fé que o Papai Noel existe, isso mostra que ele existe ou que eu me recuso obstinadamente a aceitar sua inexistência?

       Para não dizer apenas que este é um pensamento superficial, é um argumento fraco logo em seu começo. Comparar a Fé sem compreender o que é a Fé, é um absurdo, já que a palavra Fé pode representar diversas coisas além de sua definição. Da mesma forma que é um ofensa utilizar um argumento tão baixo comparando a crença religiosa com Papai Noel. Eu como Ateu me sinto envergonhado de ter que ler um argumento de tão baixo escalão. Porém, erros é o que se espera de indivíduos que não se importam tanto em compreender as reais razões para assim oferecer melhores argumentos. Está é uma das razões que me levou ao afastamento e a não fazer parte desta Associação. Ela não representa ateus conscientes, moderados, porém ela é necessária, portanto o que deve mudar é a Administração da Empresa ou os líderes da Empresa mudarem sua forma de lutar pelos direitos de Ateus e Agnósticos.

     A principal razão que de fato me chocou, foi compreender as Regras das quais são necessárias para fazer parte do Grupo ATEA. Eis algumas delas:


1 - Ser maior de idade ou ter autorização dos pais por escrito;
2 - Ser sócio contribuinte da Associação por pelo menos dois anos; 
3 - Ter nível superior; 
4 - Ter participado de pelo menos duas assembleias;
5 - Ter disponibilidade 24hs para ser contatado pela cúpula da ATEA; 
6 - Considerar-se ateu ativista/militante; 
7 - Ter pelo menos uma indicação da equipe atual de moderadores.

    Eu como Ateu, espero que aqueles aos quais estão na liderança, possuam um nível de conhecimento sobre o assunto e ao mesmo tempo, defenda adequadamente os interesses ateístas e agnósticos. Logicamente a primeira regra não é interessante, já que existem muitas pessoas que mesmo sendo menor de idade, possuem um nível de argumentação ideal ou elevado. 

   A segunda regra pode ser descartada naturalmente. O que se deve buscar são pessoas profissionalmente preparadas para a liderança. Pessoas que são contribuintes que façam parte da lista VIP e consigam visitas, entre diversas outras coisas que a ATEA poderia fazer como agradecimento pela contribuição. A terceira Regra, ao menos é sensata, porém não significa que os indivíduos que fazem parte da ATEA ou da liderança da ATEA são os profissionais esperados para as áreas necessárias. Um ótimo exemplo é baseado nos argumentos que oferecem que mesmo que em muitos deles contenham erros simples demonstra que os indivíduos não estão realmente preparados para debater sobre a existência de Deus e como isso afetaria a vida de teístas (já que teístas são a oposição). 

    As regras 4, 5 e 7, podem ser facilmente descartas, porém quero me ater a regra 6. É nesta regra que me preocupa. Qual a razão da ATEA preferir ativistas e militantes ao invés de Ateus conscientes e experientes? O que a ATEA ganha com isso?

   Se eu faço parte de uma associação, quero ter a certeza que estou oferecendo o melhor possível em todas as áreas que minha associação tem influência. Não posso colocar alguém na liderança e influências negativamente. Normalmente ateus ativistas e militantes são excelentes para chamar a atenção, utilizar o humor para humilhar teístas e a oposição, porém falham miseravelmente em debates, em argumentações, em defender direitos e atacar a discriminação adequadamente. 

   Eis um exemplo, do qual deveria chocar Ateus e Agnósticos de como estão sendo mal representados:

    

    Além de demonstrar enorme falta de conhecimento perante pastores como Silas Malafaia, sobre o segmento evangélico. Silas Malafaia deu uma lição de Moral em Daniel SottoMaior e uma lição merecida. Este é um dos preços que Ateus e Agnósticos são obrigados a pagar por líderes inadequados a tais cargos. Se isto é o melhor que a Associação de Ateus e Agnósticos podem fazer, então naturalmente estão criando uma imagem negativa para todos os ateus e agnósticos. O que entraria em contradição com a própria definição da ATEA e do que defendem. Líderes Fracos, criam seguidores fracos.

    Silas Malafaia mesmo cometendo erros e equívocos em suas premissas, foi o suficiente para deixar Daniel Sottomaior sem uma resposta adequada. Um individuo com um conhecimento superficial sobre religião não deveria ter a posição a qual possuí. Isto quer dizer que a posição a qual ele está não foi merecida, mas surgiu por oportunidade.

   Então me pergunto: Até quando líderes fracos estarão no comando de algo tão importante que influência milhares de pessoas?

   A ATEA deveria representar o que seu nome de fato diz, e neste simples texto podemos perceber que em muitas áreas eles cumprem sua promessa, como ouvir ateus e agnósticos, dar ouvidos as injustiças que ateus e agnósticos sofrem ou sofreram, porém o grupo acaba se tornando separatista e piorando em muitas circunstância uma melhor aceitação de Ateus e Agnósticos em nossa sociedade.

   Tenho confiança que um dia a ATEA compreenderá o que isto signifique e perceberá que a responsabilidade que eles possuem com o público, inclusive teísta é muito grande e importante. Como sendo de nível elevado de prioridade, tal responsabilidade não deve estar na mão de pessoas que mal podem lidar com um Pastor como Silas Malafaia. Pra mim, o que Daniel fez no vídeo, mostrou diversos pontos interessantes:

   1. Ele não deveria ter a responsabilidade que possuí.
   2. Piorou o convívio entre Ateus, Agnósticos e Evangélicos.
   3. Ao menos, representou a voz de milhares de ateus e agnósticos, mesmo não sendo de uma forma ideal.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A ATEA representa os Ateus ou um grupo de militantes/ativistas? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli