Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A Teoria Da Evolução Fácil De Entender




Diz o teísta criacionista: ‘Eu certamente não acredito que vocês vieram de criaturas símias. Seu avô não se parece com um macaco.’

Devemos tomar cuidado com o que algumas pessoas dizem, principalmente para nossas crianças. Eles são um perigo para a educação e ciência. No texto sobre Seleção Natural fácil de entender, examinei hereditariedade e mostrei o mecanismo no qual a evolução poderia ser prevista.

Existem tantos exemplos observados de organismo mudando que até pastores fundamentalistas, como Ken Ham, não podem fazer de conta que isso não acontece. Alguns deles até adotaram a ideia para explicar como Noé colocou todos os animais na arca. Porém, eles não aceitam que a evolução pode criar novas espécies ou que a evolução é responsável pela abundância de vida que vemos ao nosso redor.

Neste texto quero mostrar algumas das evidências  que fazem da evolução um fato aceito entre biólogos por todo o mundo.

1.                       O Registro Fóssil

Em outros textos demonstrei como as rochas sedimentares da Terra são como páginas de um livro, nos levando de volta ao tempo.

Geologistas do século XIX, descobriram que as camadas mais baixas e mais antigas continham uma pequena variedade de espécies de animais muito primitivos. Camadas sedimentares mais altas continham uma maior variedade e criaturas mais complexas.

A progressão sugeriu que esses animais não apareceram de repente, mas foram gradualmente evoluindo. Porém houve desaparições súbitas. Em algumas rochas por exemplo, marcam a extinção catastrófica em massa, a uns 250 milhões de anos atrás. Inclusive é possível encontrar rochas que podemos traçar uma linha histórica, já que na parte de baixo desta linha estão cheias de fósseis marinhos, porém na parte de cima da linha, eles se foram.

Ocorreram cinco extinções globais em massa que até agora sabemos, cada uma delas eliminando entre 50% a 95% das espécies. Cada uma foi seguida pela gradual recolonização da Terra por organismos sobreviventes, que mais uma vez começaram a mudar e a ficar mais complexos, até a próxima extinção em massa.

2.                       Mudanças na Morfologia

Se essa mudança na complexidade realmente significa alguma forma de evolução, nós esperaríamos ver isso em espécies individuais se rastrearmos seus fósseis através de milhões de anos de rochas sedimentares. É justamente isso que encontramos nos registros fósseis. Ou cada espécie é dizimada e substituída pelo aparecimento súbito de uma espécie quase idêntica ou nós vemos uma mudança morfológica de uma única espécie com o tempo.

3.                       Morfologia Herdada

Nós também esperaríamos encontrar traços de uma descendência evolucionária de um animal em sua atual morfologia e nós encontramos, como na mão de um esqueleto de um símio, do qual se parece em muito com uma mão humana, exceto que ela não é. De fato, poderia até mesmo ser uma mão de baleia que seria idêntica.

A morfologia dos animais de hoje é cheia de remanescentes partes que tem mudado e adaptado assim como prevê a evolução.

4.                       Especiação (Novas espécies surgindo)

No texto sobre seleção natural, mostrei como um animal poderia evoluir em duas espécies diferentes (evoluir não é se transformar. Muitos teístas possuem a ideia equivocada de que um animal se transforma em outro, o que é um absurdo, já que evoluir demanda muito mais do que uma simples ideia de um animal se transformando em outro. Esse é o tipo de pensamento de pessoas que não conhecem a Teoria da evolução, pois se conhecessem não diriam algo tão estupido e ignorante.), no começo as duas poderiam se reproduzir, depois reproduzir com dificuldade, e finalmente não poderem mais se reproduzir por se tornarem duas espécies diferentes.

Nós não vemos isso acontecer com mamíferos hoje em dia, porque leva várias gerações e em muitos casos milhares de gerações.

Porém, no nascer de uma criança podemos observar que a evolução explica muito bem os traços dos pais. Mesmo com traços idênticos ainda é possível um individuo ser diferente de seus pais, podendo ser muito alto ou muito baixo. Se os genes continuarem a serem distribuídos com o passar do tempo, aqueles genes que se modificaram (Como os anões e pessoas com mais de 2 metros de altura) continuaram a passar seus genes. Tais genes herdaram os genes de seus pais, como consequência continuaram a mudar, do qual um dia será improvável reconhecer uma determinada pessoa comparando com o gene de seu descendente de 2 mil anos atrás. Podemos ver as mudanças através da evolução no dia a dia, a cada momento que uma criança ou animal vem ao mundo. Podemos não ver a transformação de um animal para o outro, porém está transformação acontece com a distribuição dos genes. Muitos teístas possuem dificuldade em compreender isso e querem no aqui e agora que você demonstre a evolução, ou melhor como muitos deles gostam de dizer ‘transformação’ de um animal para o outro. Se muitos deles prestassem um pouco mais de atenção compreenderiam facilmente do que a evolução se trata e do porque não existe qualquer duvida sobre ela, exceto em mentes que não sabem como a evolução funciona, do qual são pastores, seguidores e muitos outros.

O processo evolutivo nos permite ver ‘fotografias’ desse processo congeladas no tempo. Cavalos modernos por exemplo, se separaram das zebras a vários milhões de anos atrás. Eles ainda podem se reproduzir mas com dificuldade, porque o DNA de um cavalo tem 64 cromossomos e o da Zebra tem 44. Quando um descendente é produzido, ele é estéril, exatamente o que a evolução teria previsto.

Um exemplo ainda melhor é o encontrado entre montanhas, onde uma espécie evoluí enquanto se espalha geograficamente. Cada espécie pode cruzar com a mais próxima, mas as espécies no final de cada linha do espaço geográfico não podem mais cruzar umas com as outras. Entre organismo com uma taxa de reprodução rápida, como bactérias e moscas, separações em NOVAS espécies já foram observadas de fato. Um exempli é uma Flavobacterium que come nylon, foi encontrada em um depósito de lixo próximo a uma fábrica japonesa que produz esse produto. O problema é que nylon só foi inventado em 1935, e é completamente sintético e indigestível para outras bactérias. Essa comedora de nylon estava por algum motivo presente no Jardim do éden do qual não existia o nylon e de alguma forma conseguiu não morrer de fome. Acredito que Deus não deu o poder para que algumas bactérias somente em 1935 poderem comer nylon. Isso indica que algumas coisas tal como que é improvável Deus ter criado todos os animais, bactérias no Jardim do éden já que alguns vem a existência cerca de 6 mil anos depois. A evolução explica muito bem como isso ocorre e porque ocorre, porém aqueles que acreditam no criacionismo possuem dificuldade em aceitar que Deus não teria criado todas bactérias no Jardim do éden.

Isso se encaixa perfeitamente com a evolução e elas evoluíram por causa de uma mutação algum tempo entre a invenção do nylon e sua descoberta quarenta anos depois. A resposta veio quando pesquisadores mantiveram uma diferente bacterium em um ambiente similar rico em nylon, e exatamente a mesma mutação ocorreu.

5.                       Semelhanças no DNA

Pesquisas de DNA apenas adicionaram ainda mais evidências para evolução, mas também mudou drasticamente a árvore evolucionaria, mostrando com muitos detalhes que animais possuem um ancestral em comum e quando eles se separaram. Pesquisadores estão agora manipulando o DNA para descobrir um tesou de informações evolutivas.

6.                       Genes Remanescentes

Há muito tempo se sabe que traços ancestrais enterrados profundamente dentro do DNA podem ser ‘ligados’ por acidente cm resultados muito óbvios, mas também podem ser ligados deliberadamente em laboratórios de pesquisas. Frangos por exemplo, não tem dentes, mas seus ancestrais distantes tinham, o código para isso ainda está enterrado no DNA. Ative o gene correto, e você tem um frango com dentes.

No contexto dessa riqueza de pesquisas e evidências é difícil acreditar que pessoas podem não somente apresentar uma completa ignorância sobre a Teoria da Evolução, mas também se sentirem qualificados a palestrar sobre o assunto:

Texto tirado de uma palestra teísta sobre a existência de Deus: ‘isso aqui é o que evolucionistas tem procurado por centenas de anos, isso é chamado de ‘Crocopato’’

Tais posições nos levam aquelas perguntas frequentes de criacionistas que entendem muito pouco sobre evolução:

- ‘Porque os cientistas não encontram o Crocopato¿

O problema é que nós procuramos e simplesmente não podemos achar qualquer cientista estupidamente ignorante, desinformado e intelectualmente vápido o bastante para pensar que a Teoria da Evolução pode sugerir tal ideia hilária. Eu quero ser generoso com este palestrante ao invés de sugerir que metade de seu cérebro deve ter sido sugado em um estranho acidente com um aspirador de pó então vou deixar de lado para vermos se podemos perceber o que outro membro do debate, achou da ideia do ‘Crocopato’:

- ‘Aí meu Deus, que idiota!’

Não existe Crocopato, porque não há espécies entre um crocodilo e um pato. E se esse debatedor soubesse alguma coisa sobre o assunto que tão ardentemente critica teria aprendido isso. De acordo com as evidências quer você queira ou não, crocodilos e patos estão em galhos completamente separados da árvore evolucionária, mas existe um ancestral em comum e se encontra-lo é tão importante, uma boa noticia, nós o encontramos a décadas atrás. É chamado de Archosaur, e viveu muitos milhões de anos antes de ambos patos e crocodilos. Próxima pergunta:

‘Ciência nunca encontrou um fóssil transacional genuíno que é um tipo de animal mudando para outro animal que esteja vivo ou no registro fóssil.’

Eu não sei se este individuo olhou nos livros de biologia recentemente, mas o registro fóssil está cheio de animais mudando de um tipo para outro. Esse é um dos motivos no qual sabemos que a evolução ocorreu. Todo animal é uma transição entre o que veio antes e o que vem depois. Se este individuo soubesse que nós não capturamos o momento instantâneo onde uma espécie muda para a outra é porque não existe um. É o mesmo que eu perguntar se existe um você diferente a pouco tempo atrás. Posso fazer está mesma pergunta pra você daqui a 50 anos e pedir para provar que existiu uma transição entre você de 50 anos e você atualmente. É impossível capturar o momento de mudança entre você de agora e você de 50 anos. Isto também acontece com a evolução e seus milhões de anos de mudanças.

Sabemos que um adulto um dia foi um bebe, porém agora ele não existe mais e parece ter sido substituída por um adulto. Nós podemos vasculhar os arquivos e descobrir quantas fotos transacionais existem do rapaz adulto se quisermos, mas NUNCA acharemos uma única foto de um Bebê mudando para um homem. O que acharemos são as várias formas transacionais entre eles. Se o individuo estiver falando sobre as lacunas do registro fóssil, claro que existem várias. Busque no google ‘imagens da vida de George Bush’ e perceberá que existem diversas lacunas entre o Bebê George Bush e o homem de 50 anos George Bush. Então é claro que existem lacunas. Se eu fosse em um expedição, poderia provavelmente encontrar umas 100 fotos a mais, mês mesmo se eu tivesse 1 milhão de fotos cronológicas de George Bush ainda haveria lacunas entre elas.

Como mencionei em outro texto, nós sabemos que a evolução assim como o crescimento de George Bush não acontece igualmente. Uns poucos anos entre um determinada foto jovem e a de um adulto, marcam poucas mudanças, mas houve uma grande mudança no mesmo período de tempo entre a foto de um bebê e de 10 anos depois. Mesmo quando a evolução ocorre rapidamente ainda não é instantânea, para alguns animais nós temos um bom registro fóssil e a lacuna de tempo entre os fósseis são pequenas, isso nos mostra a evolução claramente. Para outros animais as lacunas são mais longas e o registro é muito mais completo, porém não há qualquer sugestão de que uma divindade aparece  toda vez que a uma lacuna no registro fóssil e muda um animal para outro.

Alguns dizem: ‘A Teoria da Evolução é apenas uma Teoria’

Sim, eu já ouvi muito isso. Uma teoria na nomenclatura científica é a maior forma de prova que você pode conseguir. Sua definição nos demonstra ainda mais:

Teoria é a hipótese já posta a prova, no mundo real, confirmada e, assim, aceita por cientistas orientados e experimentados no assunto; está, porém, sempre sujeita a modificação de acordo com novas descobertas.

Para conseguir uma prova ainda mais alto que isso, você tem que entrar no reino da matemática. Em todas as ciências existe muito ainda para descobrir, muito a entender e muito mais para explicar, sendo a Teoria Atômica, a Teoria da Gravidade ou a Teoria da Evolução.

Essas são todas chamadas de ‘Teorias’ e se esses fundamentalistas criacionistas não gostam da terminologia científica então esqueçam todas elas e aceitem que evolução agora é um fato. É tão fato que pesquisadores agora dependem da Teoria da Evolução para estudar resistência a antibiótico, pragas da lavoura, novas doenças e para desenvolver novas drogas.

Felizmente para nós, os biólogos que estão fazendo todos esses avanços não tiveram sua educação na ‘Escola criacionista da Teoria da evolução’.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A Teoria Da Evolução Fácil De Entender Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli