Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 23 de abril de 2015

AS CRUZADAS - HISTORIA ISLÂMICA

A invasão

Poucas épocas históricas ressoaram tanto no mundo muçulmano e o mundo cristão , tanto quanto as Cruzadas. Esta luta épica para o que ambas as religiões vêem como terra santa ajudou a moldar o desenvolvimento da Europa e sudoeste da Ásia politicamente , socialmente e religiosamente por séculos depois . Os contos heroicos de cavalaria , coragem e determinação são o material de lendas . Esta série em História Islâmica terá uma abordagem passo-a-passo para entender as origens , batalhas, e os resultados das Cruzadas .
O mundo muçulmano nos anos 1000 era uma bagunça política . O grande império abássida , que começou em meados dos anos 700 era apenas uma sombra do passado , liderado por califas fantoches enquanto o poder real estava nas mãos dos senhores da guerra turcos como os seljúcidas . Os seljúcidas governavam a Anatólia , onde estabeleceram um domínio chamado de Seljuk o Sultanato de Rum , e as terras da Síria e do Iraque , bem como Pérsia estavam sob seu controle .
No entanto, eles não eram um estado unido . Cada região (ou mesmo cidade) tinha seu próprio emir (governador) , que estava regularmente em guerra com seus emires vizinhos . Na África do Norte, um estado xiita Ismaelita rival , o Império fatímida , estava no comando . Os fatímidas tentavam regularmente estender seu domínio sobre as áreas seljúcidas sunitas , a fronteira entre estas duas forças costumava estar perto da cidade sagrada de Jerusalém .
Apesar deste cenário político desunido , os turcos foram estendendo seu império em terras Bizantinas . Na Batalha de Manzikert em 1071 , os turcos derrotaram os bizantinos, praticamente tomando todo o seu território na Anatólia , e prorrogaram o domínio seljúcida até a grande cidade bizantina de Constantinopla . Em 1095 , o imperador bizantino Aleixo mandou uma carta para a Igreja Católica , para o Papa Urbano II , em Roma, pedindo ajuda contra os cada vez mais poderosos turcos. Essa carta viria a fazer muito mais do que apenas trazer reforços .
Papa Urbano tomou o apelo da carta ajuda como uma desculpa para levantar um enorme exército e conquistar a terra dos muçulmanos para adicionar ao seu próprio domínio . Ele sonhava com um reino Latino na Terra Santa e à destruição dos muçulmanos com uma força política e militar.
No Concílio de Clermont , o Papa Urbano despertou os católicos para criar um exército e marchar para a Terra Santa . A força de combate de mais de 30.000 homens , juntamente com as mulheres, crianças e idosos foi recrutada e enviada para Constantinopla .
Os primeiros muçulmanos que tiveram que lidar com os cruzados foram os turcos na Anatólia . Um emir seljúcida do Sultanato de Rum , Kilij Arslan , foi capaz de ganhar algumas vitórias iniciais contra os primeiros cruzados a atravessarem o seu território .
No entanto , o tamanho do exército cruzado era grande demais para os turcos se defenderem . Ao marcharem através da Anatólia, eles simplesmente saquearam e pilharam o campo para obter os suprimentos de que precisavam , embora a grande maioria da população fosse cristã , isso não foi motivo para faze-los parar com a matança . No fim , aquilo acabou sendo cristãos saqueando cristãos do oriente , para lutar contra muçulmanos .
Em 1097, os cruzados chegaram a cidade fortaleza de Antioquia , que é , no atual sul da Turquia, muito perto da fronteira com a Síria . A cidade foi defendida pelo é emir seljúcida, Yaghi-Siyan . Yaghi contava com 6.000 soldados turcos contra um exército de mais de 30.000 cruzados . Mas a cidade de Antioquia era quase invencível . A cidade foi cercada por algumas das paredes mais fortes do mundo muçulmano , assim como um rio , uma montanha , e um vale íngreme que perfeitamente os protegeu dos invasores . As Cruzadas poderiam muito bem ter terminado nas paredes de Antioquia , se não fosse por duas coisas que derrubou a defesa dos muçulmanos : a desunião e a traição .
Yaghi-Siyan enviou mensageiros a todas as cidades vizinhas pedindo a seus emires assistência contra os cruzados . Infelizmente, a atitude dos emires turcos foi "cada um por si" .
Eles não eram susceptíveis a ajudar um rival a menos que se
senti-sem ameaçados . Como resultado , os emires de toda Síria ignoraram os apelos de Yaghi por ajuda . Alguns até achavam que se Antioquia estavam a caindo para os cruzados , eles iriam beneficiá-los , ja que Yaghi-Siyan estaria fora de cena . Apesar disso , Antioquia poderia muito bem ter resistido , se não fosse por um homem dentro da cidade .
Firuz era um fabricante de armaduras que estava no comando da defesa das torres de Antioquia durante o cerco . Ele foi considerado culpado de negociação no mercado negro por Yaghi-Siyan antes dos cruzados e assim , foi multado em uma boa quantia .
Ele imaginou que a melhor maneira de se vingar de Yaghi-Siyan seria deixar os cruzados entrarem na cidade . Em junho de 1098 , mais de 200 dias desde que o cerco começou , Firuz , deixou alguns cruzados subirem pela janela de uma das torres , na calada da noite . Esses cruzados abriram as portas para o resto do exército , e pela manhã , a cidade foi perdida . O massacre seguiu vários homens, mulheres e crianças foram mortos nas ruas e a cidade foi incendiada . Tudo por causa de um fabricante de armaduras que estava chateado com uma multa .
Como a melhor cidade de defesa saiu do caminho , os cruzados continuaram a sua marcha para Jerusalém . A mesma traição de Antioquia continuou na maioria das cidades por onde eles passavam . Emires das cidades venderem regularmente os seus vizinhos , na esperança de proteção a si mesmos . Quase todas as cidades ao longo da costa deu aos cruzados um passe livre através de suas terras para evitar o mesmo destino de Antioquia .
Em 07 de junho de 1099 , os cruzados chegaram ao seu objetivo, a cidade de Jerusalém . A cidade não estava em posição de se defender . Apenas um ano antes , os fatímidas do Egito tinham conquistado Jerusalém dos turcos , estendendo o controle xiita em terras sírias . As muralhas foram danificadas , havia nada mais do que algumas centenas de soldados que defenderam a cidade, e nenhuma ajuda parecia vir de qualquer lugar .
Depois de um mês de duração de cerco , as paredes foram violados e à cidade santa de Jerusalém , a cidade a partir do qual o Profeta Muhammad (que a paz esteja sobre ele) subiu ao céu durante o Israa e Mi'raj , foi perdida para os cruzados . Um massacre se seguiu , com mais de 70.000 civis (muçulmanos e judeus) sendo mortos nas ruas . Muçulmanos fugiram para Masjid al-Aqsa , mas foram massacrados na mesquita sagrada também .
Um cronista cruzado se gabou de que o sangue dos muçulmanos mortos chegava "até os tornozelos". Masjid al-Aqsa em si foi saqueada e profanada . O domo da Rocha foi transformado em uma igreja cristã . Pela primeira vez desde a época de Omar ibn al-Khattab , o chamado para oração não foi ouvido nas ruas de Jerusalém , nem orações realizadas em suas mesquitas .
Apesar dissa captura chocante e repugnante do terceiro local mais sagrado no Islã , a reação do resto do mundo muçulmano foi decepcionante . Passariam anos ate que um esforço real fosse enviado para libertar a cidade dos cruzados .
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: AS CRUZADAS - HISTORIA ISLÂMICA Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli