Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Crenças - Porque certas crenças devem ser combatidas?


     Muitas pessoas se questionam o porque da Violência e do mal em nosso mundo e principalmente o porque sofremos tanto. Muitas pessoas gostam de utilizar argumentos para se manter em uma determinada posição como meio de defender o que acreditam ao invés de olharem as evidencias.

     Normalmente Julgamentos equivocados acontece, e utilizamos a maldade como meio de negar uma determinada ideologia, filosofia ou crença. Culpar o ateísmo e o teísmo por causa de alguma maldade feita como se todos os ateus e teístas fossem malvados pode ser explicado pela ciência através do Viés da Confirmação.

     Porém o problema se encontra quando existem contradições em ideologias, filosofias ou crenças. Por exemplo, um ideologia ou filosofia que diz pregar o amor ao próximo mas tem um histórico violento, é um ótimo exemplo contraditório. Alguém que prega algo, porém seu comportamento está longe do que é pregado, é de se desconfiar. Porém para fazer qualquer alegação é necessário compreender o porque pessoas boas podem fazer coisas ruins, e assim entenderemos que o sofrimento e o mal, são acontecimentos explicáveis sem qualquer força sobrenatural . O Bem não existe porque Deus existe e o mal não existe porque o demônio existe. Crenças antigas tentavam explicar o mundo a sua volta, baseado nas informações que continham e utilizam sua crença como principal base de informação. Desta forma explicavam o mundo de forma simples.

     Os Israelitas explicavam o mundo através do Deus que acreditavam, No Egito e na Babilônia o mundo também era explicado segundo a perspectivas daqueles. Tais informações não podem  ser confiáveis, pois não possuíam conhecimento sobre o restante do mundo e do universo, e muito menos possuíam o conhecimento moderno. E quando a ciência encontra informações que contradizem o que dizem, o que eles fazem? Reinterpretar para que a crença esteja de acordo com a ciência.

    A ciência surgiu e as evidencias eram fortes demais para aceitar que a chuva era bençãos de Deus e a seca era deus castigando o povo. Da mesma forma que o sofrimento e o mal, assim como a empatia e o bem, são coisas totalmente naturais, porém nas crenças ainda utilizam muitas partes do conhecimento dos povos antigos, ou seja, muitos ainda acreditam que o mal e o sofrimento acontece porque Deus permite e assim confundem milhares de pessoas que muitas vezes buscam respostas.Por está razão devemos sempre questionar a autoridade.

    Confira o vídeo abaixo para entender um pouco mais como o sofrimento e maldade não tem a ver com crenças antigas ou mitológicas:




     Não é de Hoje que as religiões tentam explicar o mundo a sua volta e facilmente rejeitam as informações baseadas em evidencias que negam aquilo que acreditam. Essas posições são baseadas em preconceitos e estereótipos. Muitas defesas das crenças podem ser explicadas através do Viés da confirmação, do qual é uma explicação dada do porque as pessoas tendem a aceitarem informações que colaborem com aquilo que acreditem e negam  evidencias ou informações contradizem o que acreditam.

     Por causa disso podem acreditar que possuem a crença em Deus produz boas pessoas, da qual gera a ilusão de que nada de mal pode ocorrer se elas estão ao lado de Deus. Quando ficou público os casos de pedofilia da Igreja Católica, muitas pessoas ficaram céticas e outras não acreditavam no que estavam ouvindo, isso porque eles possuíam uma crença falsa de que a liderança de tal crença jamais seria capaz de fazer o que fizeram. Temos diversos exemplos na história, incluindo o holocausto ou o nazismo.

    Por isso é muito importante, não seguir uma crença cegamente, pois seguir crenças cegamente pode causar danos para nossa saúde e impedir que tenhamos uma vida com melhor qualidade. Está é a razão do porque devemos questionar autoridades, ideologias, crenças e incluindo questionar a ideia de Deus. Se não questionarmos, estamos sujeitos a sermos vítimas de coisas que  não compreendemos. Assim teremos dificuldade em compreender o porque o mal e o sofrimento acontece, assim como teremos dificuldade em entender o bem e o amor.

    Pessoas que se baseiam suas vidas em crenças específicas, tendem a serem mais intolerantes, fanáticas, podendo utilizar de discriminação e nos piores casos como acontece em muitos países, matar alguém pelo simples fato de ter feito sexo antes do casamento. Muitas crenças influenciam negativamente a sociedade e faz o progresso social e humano se atrasar, gerando assim maior sofrimento e dor. Por isso essas crenças devem ser combatidas, caso contrário elas continuam a se espalhar e a trazer maior sofrimento e dor.


   
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Crenças - Porque certas crenças devem ser combatidas? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli