Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Emoções de Deus - Parte 1 de 9 - Porque o Deus bíblico é tão humano





Você já ouviu falar da história do garoto escocês que se recusa a comer duas nojentas ameixas secas em seu prato? sua mãe briga com ele e implora até que finalmente diz pra ele, como ela já havia feito muitas vezes antes de que se ele não obedece-lo Deus iria ficar zangado.

Normalmente isso funciona mas desta vez o garoto teimoso bate o pé e a mãe está zangada, manda ele direto para a cama. Assim que ele entra no quarto, uma tempestade começa a se formar, colocando vários relâmpagos e trovões a sua volta. Se arrependendo, e sentido que seu filho deveria estar aterrorizado, a mãe vai espiar no quarto do seu filho, para acalmá-lo.

Ela abre a porta sem fazer barulho, esperando encontra-lo enfiado debaixo das cobertas. Mas não! Ele está na janela olhando noite a dentro, enquanto ela olha, ele balança sua cabeça e responde com uma voz de desaprovação :

- quanto exagero por causa de suas ameixas.

Na Bíblia hebraica, no livro de I Samuel. Os filisteus estão batalhando com o povo escolhido de Deus, os israelitas. Os Israelitas tem um objeto muito especial, que você logo vai reconhece-lo do filme ‘Os caçadores da arca perdida’. É a arca da aliança, que é uma caixa de madeira, foliada a ouro com anjos esculpidos no topo e uma jarra de outro dentro.

Talvez contenha o maná, comida que caiu do céu ou talvez contenha fragmentos das tábuas de pedra. De qualquer forma maneira, os filisteus capturam a arca durante a batalha. Os israelitas ficam zangados e Deus fica zangado também.

Não demora para que os filisteus que carregavam a arca fossem atingidos por pragas. Uma praga de ratos por exemplo. Então a arca é levada de cidade em cidade, e os homens em cada cidade passam a ter hemorroidas, o que deveria ser terrível, antes da invenção do papel higiênico e pomada anestésica. Você pode ler toda a história em I Samuel 6: 1-15.

Ratos e hemorroidas, quanto exagero por uma caixa dourada!

Em outras histórias da Bíblia tanto no Antigo testamento como no novo. Deus fica zangado e faz coisas que nos parecem exagero, em II Reis por exemplo. Em todas essas histórias Bíblicas que se remetem a raiva, ódio por algo, em todas essas histórias o que sobressai é o senso de desproporcionalidade. A reação de Deus parece tão fora de escala em relação a transgressão, foi isso que nos faz rir do menino escocês, porque o garotinho repara nisso, quando sua mãe não espera que ele seja capaz disso. A Razão de ter tanto sucesso essas histórias é porque, se remete as emoções primárias de quando somos crianças e estamos aprendendo sobre o mundo. São fáceis de assimilar baseada nas emoções que sentimos, e isso facilita uma conexão com deus, facilitando ao individuo assimilar a ideia de Deus. E é isso que faz os literalistas bíblicos se contorcerem com as outras histórias. Nós achamos que Deus não seja o tipo infantil, não seja o tipo de cara que necessite de aulas de auto controle da raiva. Já que ele é Deus, esperasse os níveis mais elevados de maturidade, o nível que nos tornam adultos.

Entretanto se você procurar por essas histórias você vai encontrar todo tipo de argumentação apologética argumentando que a reação de Deus foi na verdade proporcional. Aqueles dois moções eram uma gangue de marginais que portavam facas.

A psicóloga de adolescentes Gloria Kastner recentemente escreveu um aclamado livro, sobre como os pais devem cuidar dos adolescentes o livro se chama ‘Se acalmando’, é sobre o controle emocional. Colocar a si mesmo em um espaço racional modular e assim você pode ensinar controle emocional para seu filho, cujo lóbulo frontal não está completamente desenvolvido.

De acordo com Kastner, chamar as ursas significa que nós falhamos na nossa própria missão. Nós esperamos que Deus tenha um bom controle emocional, este falta de controle emocional é vista em milhares de teístas ao redor do mundo. Eles podem matar outra pessoa pelo simples fato deste individuo ser de outra religião, não ser de nenhum religião, de simplesmente ser ateu ou homossexual.

A falta de controle emocional é facilmente vista quando eles colocam suas vontades pessoais acima do interesse de outras pessoas, dizendo que Ateus e Gays não vão para o céu, que estão perdido, que não deveriam ter esse tipo de vida e etc. A falta de maturidade da grande maioria dos religiosos, não apenas religiosos que sofrem deste mal, mas também pode ser encontrado em praticamente qualquer ideologia, posição politica e etc.

Muito melhor que a Dr Kastner pede para que os pais sejam quando os adolescentes enlouquece. Se eu tenho que ser o adulto na sala de Deus, tem que ser também afinal ele deveria dominar o assunto. Em consequência, podemos observar a falta de maturidade emocional em diversos relatos, tanto no antigo testamento como no novo testamento.

Outra maneira de dizer isso, é que Deus deveria ter um elevado QE ou Quociente Emocional. Quando isto parece ser violado, nós experimentamos uma dissonância e rimos ou questionamos nossas crenças, e a apologia entra para fazer da piada alguém que não deve ser visto como uma piada (neste caso) ou devemos fazer movimentos intelectuais para restauras o senso de consistência.

O que não parece bizarro, entretanto e que de fato aceitamos sem pensar é a suposição de quem conta a história de que deus tenha de fato emoções. Nós não esperamos que ele tenha emoções, ou isso seria o motivo da piada. Não é engraçado que Deus tenha ficado zangado pelo garoto não querer comer duas ameixas?

Não, nós simplesmente esperamos que ele tenha um senso de proporção, a ideia de que Deus tem emoções, nos parece tão natural que a maioria das pessoas acreditam em deus NUNCA QUESTIONA ISSO. Essa é uma ideia que é imposta e aceita sem qualquer dúvida.

O Deus Bíblico fica zangado, se arrepende, se sente solitário, ama, é leal, é ciumento, sente compaixão e é vingativo (todas emoções humanas – Não foi assim durante toda a história que os humanos criavam deus¿ Não foram criados através daquilo que sentiam ou eram convictos¿). Na encarnação de Jesus, ele também tem medo e chora.

Para uma pessoa viciada em psicologia isso é fascinante.

Começando só de coisas abstratas ou evidencia do mundo natural, não é certo, que qualquer força que tivesse desenhado o DNA ficaria zangada, triste ou com ciúme. Ou ao invés eu deveria dizer que não é certo já que é abstrato. Nós vamos ver que uma vez que nós adicionamos um interprete humano, a ideia de que Deus é amoroso, ou fica zangado, ou solitário, torna-se natural como a estranha ideia de que anjos tem duas pernas.

Em religião as pessoas tentam adivinhar o que é real com base em evidencias altamente duvidosas, principalmente naquilo que eles aceitam pela fé ou pela convicção. Se as evidencias não fossem tão ambíguas não haveriam tantas discordâncias. Existem literalmente milhares de denominações somente no cristianismo, mas essas mesmas ambiguidades que tornam tão difícil entrar em acordo sobre Deus faz com que a religião seja muito interessante para entender a nossa própria psicologia. De certa forma o conceito de Deus é como o teste do borrão de tinta. O Borrão está lá, mas o que você vê depende de quem você é.

Todos nós fazemos parte de um processo que Sigmund Freud chamou de projeção e de fato, os testes dos borrões de tinta são conhecidos como teste de projeção. Projeção por definição, é o ato de tomar como verdadeira realidades internas como realidades externas.

Se eu olho para um borrão de tinta aleatório e vejo bombas explodindo um terapeuta pode ficar se perguntando se estou zangado ou preocupado ou vivendo em uma zona perigosa. A projeção ocorre em particular em situações sociais onde nos confrontamos com ambiguidade, nós estamos com raiva então assumimos que os membros da família estão com raiva de nós.

Nós nos sentimos rejeitados então assumimos que os colegas de trabalho se sentem igualmente rejeitados. Nós somos desonestos então nós desconfiamos das pessoas que enganamos. E quanto as imagens de Deus¿ Quais vem de coisas de fora de nós e quais vem de nosso própria psicologia¿
Responder essa pergunta é um processo de eliminação. Para saber um pouco melhor o que está lá fora, nós precisamos começar a esfregar o nosso conceitos de Deus e a projeção do antropomorfismo. Agora, nós sabemos alguma coisa sobre a mente humana. Como ela restringe a nossa imaginação forçando-a para caixas chamadas de categorias ontológicas e que tipos de erros cognitivos, incluindo projeções a mente tende a fazer.

Você provavelmente ouviu o ditado: Em algumas maneiras eu não sou como os outros em outras eu sou como algumas pessoas e em outras ainda eu sou como todo mundo.

Sua visão pessoal de Deus é moldada por sua criação (ninguém viu o sabe o que é deus, então tu pode imaginar o deus que tu quiser, já que ninguém sabe) e pelo seu estado atual de espirito. Se você teve por exemplo, pais mais autoritários você provavelmente vai ver Deus como um pai severo. Se você é solitário você possivelmente vai ver Deus como sendo mais disperso ou verá a deus como alguém que tira sua solidão. Se você se sente bem consigo mesmo, você tem mais chances de ver um Deus como sendo bondoso e amoroso.

Pesquisas de fato demonstram essas coisas. Deus também é moldado por sua cultura, se sua cultura é guerreira, o seu Deus será provavelmente um guerreiro e vai apoiar seu povo em alguma guerra. Se ele aceita a homossexualidade como parte do espectro natural seu Deus possivelmente vai ser menos severo em reprova-los, mas se sua cultura condena homossexuais, o seu deus vai pensar assim também.

 E por último e finalmente, o conceito de Deus é moldado por sua espécie. Se sua espécie tem uma mente de mamífero, primata, homo sapiens, sapiens, o seu Deus também além de ter uma mente como na imagem do deus cristão, também é um reflexo de você mesmo.

Não que tenhamos uma grande amostragem para pesquisar, nós temos uma espécie com conceito de Deus nesse planeta, mas o que podemos dizer é que através de várias culturas, independente dos diversos conceitos de Deus pode ter, homem, mulher, animal ou árvore, espirito, essas deidades tem psicologias extremamente humanas. Essa terceira dimensão vai ser o foco dessa série sobre as emoções de Deus.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Emoções de Deus - Parte 1 de 9 - Porque o Deus bíblico é tão humano Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli