Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 21 de abril de 2015

Leis do Antigo Testamente Vs Leis do novo Testamento


   Um dos pontos mais interessantes na Bíblia são as mudanças que acontecem entre o novo e o antigo testamento. Eis os 10 mandamentos que podem ser encontrados em Êxodo 20:

  1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
  2º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão.
  3º - Santificar domingo e festas de guarda.
  4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
  5º - Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)
  6º - Não pecar contra a castidade
  7º - Não furtar
  8º - Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).
  9º - Não desejar a mulher do próximo

  10º- Não cobiçar as coisas alheias

Quando Jesus apareceu com sua filosofia Hippie do paz e amor, ele disse que os 10 mandamentos poderiam ser resumido em dois:

1. Amar a Deus acima de todas as coisas (que sua família se ferre!)
2. Amar ao próximo como a si mesmo 

Os primeiros 4 mandamentos se encaixam no primeiro mandamento de Jesus e os outros 6 mandamentos se encaixam no segundo mandamento por Jesus. Jesus não aboliu nenhuma Lei, até agora podemos perceber que ele resumiu o que era antes de uma forma mais simples e mais empática. 

Qual a verdadeira mudança entre o novo testamente e o velho testamento em relação aos 10 mandamentos?

Os 10 mandamentos continuam os mesmos, porém em uma forma mais simples, o que de fato mudou foi a punição providas dos mandamentos.

No Antigo testamento era prática comum de que qualquer um que violasse os mandamentos de Deus, deveriam sofrer as consequências e normalmente as consequências era a morte através do apedrejamento. Em alguns países que se baseiam no antigo testamento, ainda vemos pessoas sendo mortas apedrejadas por serem de outras religiões, por serem ateus, homossexuais, e pela besteira de terem feito sexo antes do casamento. 

Antes da existência de Jesus (ao menos para o cristianismo) e para o povo de Israel, as Leis e Regras eram seguidas a risca. O preço do pecado era a morte, e quem pecasse merecia morrer. O que é bem estranho já que um dos 10 mandamentos diz para não matar, mas parece que matar alguém apedrejado não viola o mandamento de não matar. 

Quando Jesus surgiu, a punição deixou de ser a morte. Ao menos não a morte na terra, o que não quer dizer que o individuo não iria sofrer no inferno. Jesus não permitia mais que mortes acontecessem por causa da Lei. Ele não via necessidade nisso. Então, uma nova visão ao menos para os religiosos surgiu. 

Porém isto não fica um pouco confuso? Pra que serve o antigo testamento se existe um novo testamento? Isso não confundiria as pessoas? O que de fato fica demonstrado é a forma como o povo de Israel era antes da separação entre três estados: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. O Cristianismo resolveu aderir a moda hippie de Jesus. Os judeus, assim como outras religiões e ideologias que se baseiam apenas no antigo testamento resolveram não seguir a moda, e mantiveram suas Leis aceitando Jesus como um profeta, assim como muitos outros e não como Deus.

Se Deus não muda, qual a razão dele aprovar o comportamento negativo do antigo testamento e depois desaprovar tal comportamento se ele nunca muda  e sua natureza não muda?
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Leis do Antigo Testamente Vs Leis do novo Testamento Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli