Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O problema do Testemunho


    Pode optar pelo Vídeo ou pelo texto


Eu admiti para o professor que ele me superava em teologia e linguística, mas eu disse que as alegações sobre a física que Schroeder fazia eram importantes. O que Schroeder tentava mostrar era que o debate Bíblico-científico era um mito. Eles não estavam em conflito. Ele respondeu:

Chris, um dos métodos favoritos dos apologistas é Terminologia Reversa, como você é obviamente articulado posso assumir que você é relativamente jovem? Minha experiência é que em quase todos os casos, aqueles que são articulados como você, que apresentam esses argumentos como você faz, não são velhos o suficiente para ter encontrado um grande número de maneiras em que essa postura tem relativamente pouco sentido.

Para chamar o Debate de Bíblico-científico um mito é realmente surpreendente, para pessoas instruídas as bases fundamentais da doutrina da Bíblia são sabiamente mitológicas a séculos. Você Leu o livro de Robert Ingerssoll, ‘Alguns erros de Moisés’? Por exemplo, a história da Torre de babel sozinha para qualquer pessoa que tenha conhecimento da Linguística Histórica é monumentalmente absurda.

Eu também disse a ele, em vista das opiniões dele sobre o Livro ou em relação a crença em deus, a frase dele que ‘se o livro faz sentido pra você, ela te ajudará nesta fase de sua vida’, me pareceu arrogante, a isso ele respondeu:

‘Desculpe-me, se foi essa sua interpretação. Meu comentário tinha a intenção de ser gentil, você se incomodaria de me dizer quantos anos você tem e quais são suas formações acadêmicas, a propósito?’

Eu disse que tinha 21 anos. Estou cursando Ciências da computação na universidade do Kentucky. Eu fiz o curso de matemática avançada, como calculo avançado, matemática baseada na lógica, análise algorítmica e também em ciência intermediária e cursos introdutórios de linguística e cultura.

É óbvio que a pirâmide de ênfase, está de cabeça para baixo em minha educação em relação as suas graduações. Ainda assim, eu espero que você não desconsidere minha capacidade de raciocínio, apesar de minha falta de conhecimento literário e minha idade. Eu sei que muitas pessoas em minha idade, grita suas opiniões com seus olhos fechados e as mãos para o alto. Não querendo saber a verdade, se a verdade conflita com aquilo que eles sabem. Eu lhe asseguro, eu não sou uma dessas pessoas. Se eu encontrar a verdade, eu a aceito, amarga ou não.

Eu busco a verdade, acima de todas as coisas, e se a verdade não é o que eu acredito, eu vou aceita-la, dado que ela seja de fato a verdade. Eu planejo ler os livros que mencionou e ao menos dar uma olhada no livro ‘Quem escreveu o novo testamento¿’. Eu talvez admita que eu não tenha um conceito definitivo ou mesmo aceitável de Deus. É da mais alta importância para mim, que eu entenda como as outras pessoas que representam Deus e que eu tenha certeza que não estou baseando meu conceito em uma antiga cultura para seu próprio benefício ou que eu não esteja distorcendo minha própria visão para o meu benefício.

Eu apreciei nossa conversa até agora, e aprecio sua participação. Eu não sei qual sua idade, mas considerando que você cursou a universidade de Madri em 1961, você deve ter um pouco mais de experiência do mundo que eu. Honestamente, eu não tive uma discussão intelectual, além de professores relacionados com o curso, que em geral são bem mais velhos que eu.

E ele respondeu:

Primeiro, sem querer elogia-lo, deixe-me dizer genuinamente que gostei da maneira como você se comunica. Eu posso dizer que você é mais avançado em geral do que eu era em sua idade. Em termos de procurar pela verdade, você se parece muito comigo. Isso era tudo o que era quando eu tinha sua idade, e é assim que eu ainda sou hoje.

Neste ponto ele fez uma coisa que eu achei estranha e intrigante. Ele começou a firmemente e quase fanaticamente a me desencorajar a ter essa conversa com ele. Ele continuou:

‘Deixe-me dizer que eu quase sinto que é um grande desserviço, desencantar pessoas relativamente jovens com respeito a uma crença religiosa especifica. Estou muito feliz que minha esposa e éramos cristãos devotos por volta dos nossos 20 anos e assim até os 30. Essa orientação nos focou e nos serviu bem, poupando-nos de muitas dificuldades que nossos amigos não cristãos experimentam, não é de seu interesse que eu continue com explicações na linha que eu vim adotando com você. Se você está feliz com a crença religiosa que você possuí, provavelmente é muito importante que você continue com ela e não busque os detalhes.

Pondo a verdade final de lado, existe pouco a ganhar desta frigideira do questionamento religioso, alguém com uma mente dessa qualidade, vai encontrar as respostas se você continuar  procurando, mas se você está confortável em sua fé e em especial se você gosta da companhia de seus amigos crentes mais do que a companhia de não crentes, então por favor, aceite o assunto da maneira como lhe foi apresentado, por seu pastor ou padre, e concentre seus esforços em seus estudos.

Eu recomendo que você não se preocupe com evidências de uma forma ou de outra e se concentre no resto de sua vida, na carreira profissional, família ou no que quer que seja. Desvendar ensinamentos religiosos e história, é uma tarefa grande que só podem perturbar sua paz de espirito nesta etapa de sua vida. Eu acho que não é do seu melhor interesse saber como eu penso, em especial, porque você prefere ter a capacidade de entender minhas explicações.

Se você acha que as explicações de Schroeder satisfatórias para você, então fique com elas.’

Então eu respondi:

 Eu fiquei perplexo e com toda honestidade eu acho que meu estado de espirito, não é tão delicado como você está sugerindo. Eu andei todo esse caminho. Eu sinto que é essa direção que eu creio que deus quer que eu siga.

Eu realmente amo as pessoas de minha igreja, mas eu sinto que eles estão em outro nível racionalmente falando. Eu acho que eles temem as águas turvas em que eu estou navegando, temem a punição de deus ou eles deduzem que nenhuma coisa boa pode vir disso, o que eu descobri, seguidas vezes que está errado.

Eles temem a ciência e criticam suas ideias. De fato, eu sinto que eles viraram as costas para a verdade, que está bem em frente deles. Mas a causa não está perdida.

Eu expliquei a eles as lições espirituais que eu descobri por mim mesmo, elas são mais sábias do que eu inicialmente suponha e eu penso que quanto mais eu as descubro, mais eu entendo o que de fato elas sabem. E mesmo que seja um desserviço para você dividir seu conhecimento comigo, seria um desserviço para mim, ignorar seu conhecimento.

Então ele me respondeu:

‘Esse último comentário me assegurou que você talvez possa ser salvo do caminho que está seguindo, mas se prepare para ver a maioria dos seus companheiros de igreja como autômatos iludidos e crianças deficientes. O fato de Vê-los em um nível racional diferente do seu é uma observação muito inteligente. Religiões não são feitas para servir pessoas como eu e você, elas servem melhor para as pessoas da qual você descreve como sendo racionalmente inferiores.’

De repente eu me senti culpado por dizer aquelas coisas das pessoas da igreja. A maioria deles tina devoção cheia de amor e amente aberta, eram racionais, quando eu disse que estava em um nível racional diferente, eu não necessariamente queria dizer em um nível inferior, mas níveis diferentes, significam alturas diferentes, assim como eu estava em um nível inferior a este professor. Talvez eu devesse ter usado uma analogia diferente, ambientes racionais talvez.

Eu fiquei incomodado com este dilema.

Infelizmente eu podia ver o que ele queria dizer. Eu não via que não era diferente das pessoas da igreja a quem eu me referia, somos todos seres humanos, somos todos filhos de deus, mas eu não podia negar a realidade de que existia uma diferença na maneira que eles pensavam e da maneira que eu pensava. E eu não podia negar que eu sentia, que minha posição era mais racional e mais instruída do que a que eles tinham. Cheguei a concluir que, eles estavam acomodados e tinham pouco conhecimento em buscar a verdade. Eu sentia que eles eram abastecidos frequentemente com emoções e isso era o suficiente para eles.

Eu sentia que muitas vezes eles desistiam de buscar a verdade. Eu resolvi que não havia nada que segurasse as pessoas na igreja em subir os degraus racionais que eu havia subido, a realidade é que eles não haviam feito e não desejavam fazer.

Em meio a tudo isso, eu sentia a presença de Deus me pressionando cada vez mais para frente, para falar com esse ex – cristão através de meus e-mails. Eu iria caminhar por minha jornada. Com a vontade de Deus eu cresceria e aprenderia mais. Nem todos os cristãos são iguais e eu sabia que Deus estava usando a jornada desse ex – cristão para reforçar minha crença.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O problema do Testemunho Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli