Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 28 de abril de 2015

O que é a Fé e para que serve?



     A Fé é uma palavra que pode ser utilizada em diversos contextos e pode significar algo diferente na forma como utilizam a palavra Fé. De forma simples, Fé é o ato de confiar com evidencias ou sem evidencias. A Fé também faz parte do Argumento pessoal, como uma das formas utilizadas pelas religiões de se conectarem a Deus e dizerem ou afirmarem que o mesmo existe.

    Se você é ateu como eu, não se ofenda quando um teísta diz que você possuí Fé. O mesmo está dizendo que você confia em algo da mesma forma que ele confia. Talvez ele tenha dificuldades em explicar o porque ou entender as diferenças, mas na maioria das vezes vai significar confiança.

    A Fé é uma palavra que pode enganar muitas vezes, por isso evitamos utiliza-la. Isto porque a palavra Fé pode significar uma única palavra como confiança, esperança, conforto, satisfação, felicidade, esperança, confiança inabalável, verdade e na maioria dos casos verdade absoluta. A palavra fé também pode significar um pacote contendo diversas palavras ao mesmo tempo, podendo significar uma crença no geral.

    É por isso que a palavra Fé nos dias modernos não tem mais tanta credibilidade fora dos meios religiosos. Quando um religioso aponta o dedo para nós e nos acusa de termos fé, não se precipite ou ataque, lembre-se descubra o que ele quer dizer com a palavra Fé. Talvez ele seja uma pessoa que ainda não aprendeu a diferenciar a Fé e a utiliza como aprendeu a utilizar. Por isso muitos deles não entendem o porque erram ao fazer tal acusação.

    Se ele disser que é a confiança sem evidencias, ótimo, porém confiar sem possuir evidencias somente tem valor pessoal, pois na realidade a Fé e o argumento pessoal não valem de nada, principalmente em um debate. Em segundo lugar é que, eu como ateu não preciso de evidencias para o meu ateísmo, simplesmente me sinto melhor como ateu do que como teísta, da mesma forma que muitos teístas não precisam de evidencias, assim como eu.

   Porém, o que sentimos em relação a algo não prova que algo existe. Depois que escreveram em um livro de que a Fé era algo importante, muitos se esquecem de que quem fez isso, não possuía em nenhum momento o conhecimento moderno, principalmente sobre o cérebro humano.

   Todo ser humano possuí o processo que gera a confiança. Este processo nos permite confiar em algo e não necessitar de evidencias para o que acreditamos. Porém este processo não serve em nada para provar que algo como um deus existe ou não existe. É uma posição pessoal e subjetiva, da qual muda de pessoa para pessoa, de ideologia para ideologia. Está é a razão do porque um teísta cristão não conseguir diferenciar através da Fé o porque a Fé dele seria verdadeira e a de outra pessoa em outra religião seria falsa.

    É impossível através do que sentimos dizer que o que outra pessoa sente é falso. Uma vez que todos nós temos esse processo de confiança é melhor declarar que ele prova que algo é real ou é melhor declarar que não é a prova de alguma coisa? Sem duvidas a segunda opção pois a primeira é uma grande armadilha.

    Uma vez que cada ser humano possuí o processo de confiar, isso gera a confiança em diversos deuses diferentes, no ateísmo, no agnosticismo, em ideologias e filosofias de vida. Porém o que sentimos torna alguma ideologia , filosofia de vida, ateísmo, teísmo ou agnosticismo verdadeiro? Não. A confiança tem o único intuito de dar significado a um determinado objeto de forma pessoal. Não prova a existência de Deus e muito menos sua inexistência. A Fé e o Argumento pessoal neste sentido, serve apenas para complicar a argumentação ou debate.

   Então sobra a pergunta : Pra que serve a Fé então?

    Sabendo que ela não serve como evidencia, então a fé serve para decretar como o individuo se sente em relação a um determinado objeto. Porém pelo fato da confiança ser algo subjetivo, ela não prova que algo é verdadeiro.

     Para compreendermos mais sobre a Fé, temos que nos aprofundar mais em psicologia para entendermos um pouco mais sobre o comportamento humano e também um pouco mais sobre o cérebro humano:


      O Vídeo acima confirma o que temos falado. Nossas emoções tem o intuito de ajudar em nossa sobrevivência, em nossa reprodução e qualidade de vida. Confiamos que algo seja real ou verdadeiro, pois nossas emoções dão significado aos objetos ao nosso redor, porém sem demonstrar que tal objeto é verdadeiro. Se nascemos em uma determinada cultura, tenderemos a acreditar nela, já que nossas emoções vão se adaptar e nos ajudar a nos adaptar ao ambiente da melhor forma.

     Em outras palavras, podemos dizer que a 'Fé' tem ligações diretas com nossas emoções, e nossas emoções com nossas necessidades essências. Se a Fé prova alguma coisa é que essas necessidades importam, porém não prova a existência de Deus. Deus é um objeto que ganhou sentido após as emoções serem direcionadas a ele, da mesma forma que a inexistência de deus é um objeto que ganha importância quando nossas emoções são direcionadas a ele.

     Nossas emoções e sentimentos, existem para dar significado, não para provar que algo é real.

     A religião e a crença religiosa se baseiam no mundo 'imaterial' que não pode ser alcançado pela ciência?

      Ciência é a melhor ferramenta para adquirir conhecimento já inventada pelo homem. existem diversas áreas que envolvem a ciência, seja diretamente ou indiretamente. Muitos religiosos utilizam a palavra Fé para explicar algo além daquilo que a ciência pode alcançar, porém o ser humano pode ser alcançado pela ciência, e muitas se não todas as crenças não se baseiam em nada sobrenatural. Gosto de lembrar que a crença religiosa como é, é baseada em um período no qual a ciência ainda não existia e nem mesmo tinha a influência que tem nos dias modernos.

       Aceitar o conhecimento de povos antigos que baseavam sua crença em mistérios ou no mundo ao qual desconheciam, é o mesmo que atirar no escuro e torcer para acertar alguma coisa. Não é atoa que a maioria das crenças em coisas sobrenaturais, foram demonstradas como falsas ou equivocadas ou seja, não significava aquilo ao qual acreditavam que era.

      Se o imaterial existe ou o sobrenatural, bem devemos compreender como ciência que ainda não compreendemos. Porém se o sobrenatural e o imaterial está ligado ao ser humano então podemos investigar. Nessas investigações chegamos a concluir que, o que sentimos em relação a algo, não prova que algo existe ou é sobrenatural, o cérebro humano se encarrega de muitas se não todas as coisas bizarras e interessantes que acontece conosco. Vou te dar um exemplo, Clique Aqui para ser redirecionado. 



     A Ciência estuda o cérbero humano a décadas e ainda há muito a descobrir porém sabemos que o cérebro humano não necessita de nenhuma força sobrenatural atuando sobre o mesmo, ou seja, nossas crenças são naturais e podem ser alcançadas pela ciência e pelo método científico. As religiões dizem que possuem algo especial, porém com o conhecimento moderno tal alegação religiosa não tem valor em campos ao qual não pertençam a religião.

     Existe uma forma de provar a existência de Deus?

      Desculpe-me informar mas não existe. Muitos argumentos dedutivos são utilizados mas até agora não oferecem provas ou satisfazem a existência de Deus.

      O Argumento de Kalam demonstra a necessidade de uma causa, porém a ciência está compreendendo cada vez mais essa causa, porém os religiosos afirmam que está causa seria Deus. O único problema é que tal posição se baseia na ignorância, pois em nenhum momento oferecem qualquer evidencia de que não poderia ser algo que não seja Deus e muito menos estão preocupados em procurar por algo que não seja Deus. Podemos dizer que tal posição é inválida, principalmente que é baseada no presente, ou seja em resposta no agora, porém a ciência diz 'nós não sabemos qual seria está causa, mas estamos trabalhando em cima' ou seja, estão dizendo que no futuro terão uma ideia melhor do que seria essa causa, porém no meio religioso o 'não sabemos ainda' é traduzido como evidencia para Deus, pois Deus explica melhor a situação no momento. Porém ciência não trabalha com conclusões incertas. A ciência trabalha com certeza em suas conclusões, porém a religião e muitos religiosos não se importam tanto com a incerteza.

      O Argumento moral não aponta para a existência de deus, assim como o argumento pessoal. A Bíblia possuí diversos erros e seus relatos não podem ser aceitos como sendo todos verdadeiros, baseado na impossibilidade de demonstrar que um milagre seja verdadeiro. Por exemplo, a mentira da virgem maria que é utilizada até hoje pelos mais leigos que acreditam de fato que uma virgem teve um filho, porém clique Aqui e descubra a mentira da virgem.

     Basicamente todos os argumentos dedutivos, possuem falhas e aumentam a importância do deus dos mistérios e do deus das lacunas. Não existe meios de provar ou evidenciar a existência de Deus, e a ciência tem mostrado cada vez mais que Deus é um bolso cada vez mais vazio.

    A crença em Deus é diferente da crença em papai noel?

    Bem, isso depende. Uma criança com menos de 7,8,9 anos não sabe diferenciar a crença, neste caso deus tem o mesmo efeito da crença no papai noel ou em amigos imaginários. Somente depois de uma determinada idade, elas são capazes de diferenciar Deus de um PApai noel. A partir do momento que podem diferenciar então Deus se torna diferente de outras crenças. Porém existe um certo período de tempo em que as crenças são as mesmas ou parecidas.

     Porém quando falamos de questões pessoais, ou seja, que não envolvem evidencias mas sim somente a crença, o Papai noel tem o mesmo valor de crença que Deus. De forma pessoal, papai noel tem o mesmo valor que Deus para o individuo que acredita. Porém existe diferenças entre o Papai noel e deus se formos nos basear em evidencias, relatos, informações confiáveis, história, e assim por diante. Podemos afirmar que algumas crenças possuem melhores informações que outras e tais informações justificam uma determinada crença e permite assim, negar todas as outras crenças.

     Porém o Deus cristão não pode ser aceito como axiomática, pois isto seria decretar que Deus existe de qualquer forma e está intuitivamente em nós. Porém afirmar que deus existe e que deve ser aceito como axioma, é o mesmo que contradizer o estudo científico sobre o cérebro humano, a natureza e o universo. em tudo que observamos e avaliamos, não é necessário Deus, o que torna deus um ser que não deve ser aceito como intuitivo ou que está em todos nós. Basicamente quando mais descobrimos menos deus é necessário, o que nos leva a concluir que deus não passa de um mistério ou utilizado para dizer  o que 'não sabemos'. Quando pararem de utiliza  Deus através dos mistérios e brechas da ciência, mereceram créditos.

    De fato o Deus cristão é mais complexo que qualquer outro, porém isto é esperado já que a ciência também estuda a evolução de deus, ou seja, como os deuses tem mudado com o passar do tempo até chegarem a ser o que são nos tempos modernos. A maioria dos Deuses e crenças morreram, devido principalmente ao conhecimento oferecido pela ciência. De fato a ciência não entra em conflito com a religião, porém a religião entra em conflito com a ciência e tenta de alguma forma dizer que religião e ciência se completam quando de fato não conseguem compreender a contradição que estão dizendo.

     Ciência não procura a melhor resposta, procura a resposta certa. Essa simples diferença entre ciência e religião que torna as coisas bem mais interessantes, demonstra o porque a religião segue atrás do conhecimento científico. Perceba que Deus não existe naquilo que a ciência explica, porém  Deus se prende aquilo ao que a ciência tem duvidas, não sabe ao certo ou não pode afirmar, então no meio das cinzas não tem algo preto e branco e então colocam Deus ali. Porém neste caso deus não passa de um bolso cada vez mais vazio e que um dia será vazio, mas por agora a religião ainda mantêm suas crenças, mas a evolução dos deuses não terá um final feliz para os Deuses. O conhecimento no final irá reinar sobre qualquer crença criada ou idealizada pelos seres humanos. Isto acontecerá pelo bem da humanidade.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O que é a Fé e para que serve? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli