Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 17 de abril de 2015

O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 4 de 14 (legendado português)




Nas primeiras 24 horas de formação do nosso universo não havia água ... não havia luz, não haveria por milhões e milhões de anos. Ainda assim o livro bíblico de Gênesis diz que a água pré existia a formação do universo e que dia e noite se seguiam uns aos outros no primeiro dia da criação.
No segundo dia Gênesis relata que deus criou uma abóbada, em meio destas águas primordiais caóticas separando-as e criando o céu para a terra que viria logo em seguida.

‘E Deus disse: que haja um firmamento no meio das águas e haja separação das águas entre as águas. E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam abaixo do firmamento das águas que estavam acima do firmamento e assim foi. E Deus chamou o firmamento céus e foi a tarde e a manhã, o segundo dia. ‘

A Palavra hebraica traduzida como firmamento na versão da bíblia Rei Tiago (King James) é ‘RAQIYA’, vem de uma palavra raiz que significa ‘expandir’ martelando, ‘rasgar’ contra as folhas finas, ‘estiar’ ou ‘revestir’. Palavras relacionadas são usadas para descrever o fino acabamento de artesanais de metais, de martelar finas camadas de metais preciosos com o ouro, para revesti-los sobre estatuas ou outros ornamentos.

Como outros vizinhos próximos do oriente, os primeiros hebreus acreditavam que o mundo era coberto por um sólido domo. Reconhecendo o choque com a ciência moderna e o que sabemos da atmosfera permeável da Terra, alguns apologistas cristãos tentam salvar o Gênesis insistindo que o texto bíblico é vago, e que a intenção de ‘RAQIYA’ é para referir aquilo que serve para separar a Terra de tudo o que está além dela que é o que chamamos de atmosfera e espaço interestelar.

A Atmosfera e o espaço interestelar entretanto dificilmente pode ser confundido com o firmamento bíblico. Espaço interestelar é o espaço físico dentro de uma galáxia não ocupado por estrelas ou sistemas planetários. Como veremos depois quando visitarmos o quarto dia da criação, é o sol, as outras estrelas e planetas de nosso sistema solar que deus coloca fisicamente em ‘RAQIYA’.

Outras passagens dentro da bíblia adiante confirmam a natureza sólida desse domo, é a superfície sobre a qual os pássaros voam e as nuvens se movem. Acima dele deus senta-se sobre o seu trono (Gênesis 7: 11-12). É variadamente descrito como um fino cristal e tem jamelas embutidas dentro a qual abriu permitindo a água contida acima para correr para a Terra, inundá-la e salvar a Noé e sua arca.

Esse verso de Gênesis 1 claramente indica que o firmamento era destinado a separar as águas acima e abaixo dele, como uma bolha emergindo numa piscina de um líquido.

A palavra usada para água aqui é a mesma usada no versículo de abertura da história da criação, a água primordial que pré-existiu toda criação, é a mesma palavra usada para descrever a água do dilúvio de Noé, a água do Nilo, a água que Moisés tipu da pedra em horebe.

De novo tentando salvar o Gênesis alguns apologistas avançam sem suporte contextual, que essas águas foram originalmente blocos básicos de matéria criada da qual a terra foi feita e do contrario, se tornou tudo o que foi criado fora de nossa atmosfera e do nosso sistema solar. Mas de uma leitura cuidadosa e contextual do Gênesis e do resto da bíblia, sabemos que isso não é verdade.

O firmamento de Gênesis 1 é a antiga noção do céu como grande e sólida abóbada, separando a Terra abaixo do mistério além. O Domo cria uma espécie de bolha no meio das águas primordiais, um oásis atmosférico, de outro jeito o caos da criação . Dentro deste domo estariam o ar e as nuvens da nossa atmosfera, mas tais criações vieram depois, atrasados na formação , não somente do universo, mas da própria Terra. A Terra não começou como uma bolha de ar preso, a Terra teve um nascimento muito mais violento.

Durante o acréscimo de material do proto-planeta, uma nuvem de gás de silício deve ter rodeado a Terra que condessaria mais tarde como rochas sólidas na superfície. O que sobrou em volta do planeta foi uma atmosfera primordial feita de elementos leves da nebulosa solar a maior parte do hidrogênio e hélio. Mas os eventos solares e o calor da Terra teriam removido essa atmosfera primordial. Isso mudou por mais de 500 milhões de anos, quando a terra acrescentou algo como 40% do seu raio atual. A atração gravitacional reteve a atmosfera que incluía água.

Há 4.4 Bilhões de anos atrás, Meteoros ainda colidiam contra o planeta, mas o gradual resfriamento do núcleo permitiu a maior parte da superfície solidificar em uma crosta negra de rocha vulcânica, e mesmo naquele momento, nesse estágio inicial da Terra, água estava se formando na superfície. Assim que evaporava para fora da superfície, grandes quantidade de vapor de água emergiam para se unir com o dióxido de carbono na jovem atmosfera, formando grossas camadas de nuvens.

Passariam outros 2,5 a 3 Bilhões de anos antes da atmosfera como conhecemos fosse formada. E isso somente depois da vida já ter tomado forma sobre o planeta, expilando oxigênio no ar. Um evento que estaria ainda dias adiante do relato de Gênesis.

Em gênesis, o segundo dia viu a formação da bolha sólida no meio caótico primordial do oceano universal. Está bolha era o céu da Terra criando o espaço abaixo das águas da criação e acima dos mares da Terra através da qual pássaros voariam e nuvens se moveriam. Como ainda entretanto, não há terra, não há vida na história da criação bíblica. Para criar a atmosfera do nosso planeta , a ciência descobriu que vida era necessário para bombear oxigênio em volta do globo. A Superfície sólida do planeta já estava formada. O universo já teria mais de 10 Bilhões de anos de idade. A Terra em torno de 3 Bilhões, simplesmente mais do que o Gênesis tem de errado.

Isso não tem parado aqueles que acreditam em destorcer o texto do Gênesis entretanto em tentar encaixar com as descobertas científicas moderna. Gerald Schroeder de novo ignora completamente o contexto do Gênesis e designa ao segundo dia da criação a um período indefinidamente longo de tempo na formação do universo. Afirmando insubstancialmente que a criação do firmamento era na verdade a formação da galáxia Via Lactea. Novamente uma leitura clara do texto sozinho refuta essa ideia.


Em Sentido algum, ‘RAQIYA’ em hebraico equivale com a totalidade da Via Lactea. Detalhes a partir do quarto dia irão como devemos ver, refutar essa ideia.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 4 de 14 (legendado português) Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli