Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 17 de abril de 2015

O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 7 de 14 (legendado português)





Até agora a história da criação do Gênesis falhou em paralelo com os achados da ciência moderna, Se lida literalmente como o autor ditou a narrativa. Mas a tentativa de forçar a encaixar a história com esses achados lendo o texto livremente, também não tem encontrado sucesso algum.

Do dia quatro do conto, mais problemas esperam aqueles que desejam encontrar no Gênesis um relato preciso da pré-história.

‘E disse Deus: que haja luminares no firmamento dos céus para separar o dia da noite; e que sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E que sejam luminares no firmamento dos céus, para iluminar a terra, e assim foi.

E Deus fez os grandes luminares, o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite, e também fez as estrelas.

E deus os pôs no firmamento dos céus para iluminar a terra e para governar o dia e a noite, também para fazer separação entre luz e trevas. E viu Deus que isso era bom. E a tarde e a manhã foi o quarto dia.’

O terceiro dia viu a criação instantânea das plantas sobre a terra, especificamente inclui grama, ervas e árvores frutíferas. Mas não por mais de 24 horas elas receberiam o primeiro beijo da luz, o primeiro abraço de calor.

Teve a criação seguido o caminho definido em Gênesis 1?

Todos sabemos agora que a vegetação criada antes do sol, teria perecido no instante que aparecesse. Gênesis não menciona nenhum milagre de Deus preservando as plantas até o quarto dia, quando o sol finalmente nasce para sustentar o planeta, então podemos assumir que não houve esse milagre.

AS plantas foram criadas 24 horas antes da introdução do sol ou mesmo uma fração de segundo antes da criação do sol, teriam morrido num instante. O Frio intenso teria destruído sua estrutura celular, fazendo-as incapazes de viver. Mas além dessa observação de escola primária, Gênesis tem de longe bem mais erros no quarto dia da sua história da criação.

A Ciência já descobriu que o sol se formou muito antes que qualquer planeta em nosso sistema solar. O Nascimento do sol do National Geographic’s:

‘Nossa própria nebulosa começou se juntar a 4,6 Bilhões de anos atrás. É provável que a nebulosa esteve girando lentamente no espaço desde a sua formação, mas assim que seu material se juntou, ela começou a girar mais rápido.

Isso é devido a uma lei da física conhecida como Conservação do Momento angular. Depois da nebulosa se contrair, a mesma quantia de energia agora é concentrada em um espaço menor, para manter o mesmo ritmo a velocidade de torração precisa aumentar.

Assim que a nebulosa começou a se juntar em sua própria gravidade e girar mais rápido, um denso aglomerado de matéria se formou no centro. Isso é chamado proto-estrela.

Primeiramente ela se aquece pela fricção, mas quando o aglomerado alcança 10 Milhões de Graus Celcius, fusão nuclear entra no meio. 4.5 bilhões de anos atrás nossa estrela tinha nascido.’
Os planetas é claro, incluindo a Terra, seguem a formação do sol.

‘Dentro da nuvem rodopiando em volta do jovem sol, os planetas começam a tomar forma. Os cientistas de hoje estão começando a entender o surpreendente processo que os formaram.

Por anos o processo de formação planetária estava confundindo os cientistas. Alguns astrônomos agora acreditam que os planetas cresceram dentro de um disco de partículas de gases rodeando o sol recém-nascido. Mas esse material se espalhou muito diluído para que a gravidade os puxasse em aglomerados. Então em 2003 um experimento informal a bordo da estação Espacial Internacional deu alguma luz sobre esse antigo mistério.

O Astronauta Don Patt, passou seu tempo livre no espaço , conduzindo alguns experimentos para ver como partículas se comportam em gravidade zero. Ele pegou grãos diferentes como café, açúcar e sal, colocando-os em bolsas e observando-as como eles se unem uns aos outros.

Ele percebeu que a fricção entre eles assim que se esfregam dentro das bolsas  é criada uma carga de eletricidade estática que puxa as partículas juntas e as formam em aglomerados. É um processo conhecido pelos cientistas planetários como Jack Lissauer como ‘acreção’.

Vemos a ciência da acreção na nossa vida diária. Gotas de chuva condensadas em gotículas muito pequenas em volta de pequenas partículas de poeira e elas colidem umas com as outras enquanto caem. Do mesmo jeito que grãos se colidiram na nebulosa solar e se acresceram em objetos maiores.

Uma vez que os aglomerados alcançaram o tamanho de montanhas, eles exerciam significante força gravitacional, que é mais forte que a força da eletricidade estática. Então todo o processo se acelerou rápido, em cerca de 1 milhão de anos, os aglomerados puderam crescer em grandes planetéssimos ou pedaços de planetas, e assim pode continuar crescendo até planetas de tamanho completo.’

Com o sol primeiro e os planetas seguindo depois de milhões de anos. Gênesis está novamente se mostrando estar completamente errado na sua descrição da formação do nosso sistema solar. Mas ainda não terminamos.

Gênesis também afirma que assim como o sol a lua foi posta no firmamento como luminar (em outras palavras, a lua criando luz própria. Diferentemente do que a ciência afirma sobre a lua), a lua não é um luminar e sim um refletor.  A Superfície relativamente lisa da lua é capaz de refletir a luz do sol de volta para  a terra, mas a lua também acredita-se ter nascido de uma violenta colisão com a terra, durante o inicio da formação do nosso sistema solar.

‘4.53 bilhões de anos atrás a jovem terra estava numa tora de colisão com o objeto chamado Theia. Um corpo do tamanho de marte.

Se tivéssemos essa colisão hoje seria provavelmente o fim da raça humana. Seria o equivalente a muitas e muitas bombas de hidrogênio explodindo na superfície da terra. É um impacto destruidor de dois mundos. Expelindo material com tanta força que bilhões de toneladas de pedras escaparam da gravidade da terra e se ejetaram para o espaço.

O material capturado pela atração gravitacional da terra e entra em sua órbita. Depois de alguns milhões de anos se juntam e se tornam a lua.’

Esse ato violento de colisão ocorrido no quarto dia da criação quando gênesis afirma que a lua foi formada, toda a vida que foi colocada no terceiro dia do relato da criação do gênesis, certamente teria sido aniquilado.

E então há outras estrelas. Gênesis alega que não foi até esse quarto dia da criação que as estrelas foram colocadas por deus no firmamento rodeando a terra. Entretanto sabemos de nossas investigações anteriores sobre a formação do universo, que estrelas começaram a se formar a uns 200 milhões de anos logo após o big Bang. Isto é bilhões de anos antes da formação da terra.

Estrelas estiveram por muito tempo em nosso universo antes da nossa própria estrela, o sol, se formar.

Mais adiante, a história da criação do Gênesis está afirmando que o cosmos foi feito especificamente em beneficio da raça humana.

                                                                                                                                
O sol, a lua, as estrelas e outros planetas são colocados no céu para iluminar, e citando: para sinais e tempos determinados.

Mas estrelas e galáxias completas existiam muito antes da terra. Como o comentarista romano Cícero que observou:

‘Novamente as revelações do sol e da lua, e de outros corpos celestes, embora contribuem para a manutenção da estrutura do mundo, porém também sustenta um espetáculo para o homem comtemplar. Ao medir o percurso das estrelas, nós sabemos quando as estações chegarão, e se esses sinais são sabidos pelo homem somente, eles devem ser julgados como sendo feito pelo bem dos homens. ’

O autor de Gênesis e sua plateia da antiguidade viram o mundo e o universo como existindo unicamente para eles. O universo era um lugar minúsculo, somente grande o bastante para manter a terra e seus habitantes.

O antigo autor e sua audiência não tinham o conceito do nosso universo como ele realmente é. O autor estava fadado desde o começo em ter mais que errado a sua história da criação.

Então a leitura literal da história da criação do Gênesis continua a revelar detalhes após detalhe sobre o que os escritores bíblicos tiveram entenderam errado.

Quanto ao nascimento do nosso universo e a formação do nosso sistema solar, nossa terra e a vida sobre ela. Essa fração de registro reconhece por suas falhas em refletir com precisão as descobertas da ciência moderna é o porque alguns escritores procuram desesperadamente por um jeito de reler, reinterpretar e reescrever o gênesis, para força-lo a se encaixar com essas visões e descobertas modernas.

Na próxima parte, iremos ver uma dessas tentativas de modernizar e harmonizar o Gênesis com o conhecimento científico atual e ver se há sucesso aqui em resgatar a bíblia do que o gênesis tem de errado.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 7 de 14 (legendado português) Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli