Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 17 de abril de 2015

O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 9 de 14 (legendado português)




A narrativa da criação do Gênesis se apresentou até agora na seguinte ordem:

Luz. Um firmamento em forma de bolha em meio as águas primordiais. O mar. A terra firme. Plantas, incluindo grama, ervas e árvores frutíferas. O Sol, a lua, estrelas e outros planetas fixos no firmamento mencionados antes, colocados lá como luzes para a terra e para sinais, e também para as estações.

Em todos os casos Gênesis esteve errado em sua descrição da criação, em relação ao que sabemos da ciência moderna.

No quinto dia, vamos ter outra oportunidade de ver se o Gênesis pode acertar alguma coisa.
Apenas após 48 horas após a terra e os mares tendo se formado, debaixo de um domo no céu. Deus cria todas as criaturas da água incluindo baleias. Ele também cria pássaros, muito embora os animais terrestres ainda não tenham aparecido em terra seca.

Mas é isso que a ciência moderna descobriu?

É pouco surpreendente agora descobrir que não.

Nós sabemos por estudos científicos que a vida de fato provavelmente surgiu nos mares, mas isto não é nem de perto o que o Gênesis está sugerindo; Nós já aprendemos que o Gênesis afirma que a vida vegetal foi formada com grama, ervas e árvores frutíferas no terceiro dia da criação. É somente no quinto dia que o autor bíblico foca sua atenção na vida nos mares e a afirmação é de que a vida primitiva que os cientistas acreditam que primeiramente habitavam os mares foi criada neste dia.
O autor especificamente cita: BALEIAS!
Se a Bíblia tivesse citado a vida marinha em geral, aqueles que avidamente desejam salvar a bíblia das garras do ceticismo moderno, talvez tivessem uma melhor chance de rebater o nível de crítica que os antigos falharam em fazer, mas  bíblia não faz.
O autor do gênesis especificamente escreve baleias em sua narrativa e isso acaba tirando toda a credibilidade do relato da criação. Baleias como seus primos golfinhos e orcas são mamíferos de sangue quente, nada em comum com os peixes, com os quais elas dividem as profundezas do oceano. Modernas pesquisas descobriram que baleias e golfinhos são descendentes através do processo de evolução de um ancestral remoto terrestre e comum.
A nature fala  da descoberta de um elo perdido crucial, no ancestral dos catáceos: Botos, golfinhos e baleias. Desde o tempo de Darwin, os cientistas sabem que as baleias descendem de mamíferos terrestres, mas até recentemente, algo de uns 15 anos atrás (Estamos em 2014), os ancestrais das baleias não eram conhecidos. Os criacionistas tinham um dia cheio porque não haviam intermediários.
Nos últimos quinze anos, então um número extraordinário de formas transicionais foram encontradas que documentam a transição e a morfologia dessas baleias primitivas.
Uma dessas formas é o Kutchicetusque tem por volta de 45 milhões de anos de idade, em seu esqueleto tinha uma longa caúda e pernas relativamente curtas, era um animal adaptado para nadar em água.
Antes do Kutchicetus viveu Ambulocetus, do qual tem por volta de 45 milhões de anos. Viveu em habitats marinhos próximos a costa no Paquistão. Seu habitat era provavelmente do tipo de um crocodilo; E então descoberto mais recentemente em 2001, está o esqueleto do Pakicetus a primeira baleia conhecida, que não se parece em nada com uma baleia, se pareceria com um lobo se você  o visse em um zoológico. Entretanto nós sabemos que esse já era um animal aquático. Por causa das estruturas de seus ossos, eles eram muito densos. Era um animal que ficava espreitando em águas rasas, ele não era um nadador.
O que estava faltando era o elo com os parentes terrestres das baleias e depois de muitos anos finalmente foi encontrado. Este elo é o Indohyus, que Mark Clementz, Sunil Bajpai, B.N.Tiwari e Lisa cooper estavam estudando.
Mark Clementz da universidade do Wyomin aidiconou sua analise de ambos os isótopos de carbono e oxigênio no dente do Indohyus, provendo mais evidencias da ia anfíbia desse animal. Então essa nova espécie Indohyus, ajuda a criar a ponte em uma lacuna de  milhões de anos de registro fóssil.
Para ter evoluído de um remoto ancestral terrestre, deveriam existir outros antigos animais terrestres, muito antes de terem encontrado seu caminho de volta para o mar. Não um animal qualquer, mas um mamífero, uma criatura que se desenvolveu por muito tempo pelos passos da evolução de primeiras formas de vida que colonizaram a terra firme.
Em um pequeno esforço para resgatar o conto bíblico, alguns podem afirmar que o original em hebraico não afirma que baleias se formaram no quinto dia da criação.
De fato, a tradução hebraica para baleia na versão do King James é ‘tanniyn’. Tanniyn é usado em uma variedade de versos nas escrituras. Poderia argumentar que não existia uma palavra especifica para baleia em hebraico . Entretanto argumentar isso é convite ao problema para o texto bíblico, já que as traduções alternativas à tanniyn na Versão King Jomes são serpentes e pior ainda dragão ou monstro.
A nova versão padrão Revisada da bíblia entretanto, interpreta essa palavra de forma diferente. Em um número de versos onde a versão King James tem dragão, a NRSV e outras tantas traduções modernas em inglês tem a palavra chacal. Isso é provável porque a palavra hebraica para chacal é ‘tan’ e para fazer o plural, o hebraico adiciona o sufixo ‘inn’ fazendo ‘tannin’, o que é extremamente similar a ‘tanniyn’.
Entretanto no contexto imediato do Gênesis, chacal dificilmente seria a escolha correta, por isso a NRSV e outras traduções escolhem monstro marinho no lugar.
Outras versões como a Nova versão Internacional, tentam contornar a passagem difícil simplesmente usando, grandes criaturas do mar ou grandes bestas do mar no lugar de baleia. Entretanto baleias podem não estar muito longe da intenção do autor, já que essas criaturas do mar eram comumente confundidas com monstros das profundezas, mesmo por marinheiros experientes da antiguidade.
 Se o melhor que se pode dizer a respeito dessa passagem da criação bíblica é que não sabemos que criatura estava na mente do autor bíblico. Nossa própria ignorância dificilmente ajuda a salvar gênesis por todos aqueles outros detalhes.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 9 de 14 (legendado português) Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli