Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 17 de abril de 2015

O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 12de 14 (legendado português)


O sexto dia do primeiro capítulo do Gênesis, nos traz ao último da ativo da criação, na história do nosso inicio de acordo com o autor bíblico.

Os cinco dias anteriores nos trouxeram a criação da lua, de uma bolha de ar na névoa das aguas primordiais, terra seca, plantas incluindo grama, ervas e árvores frutíferas. O sol, a lua, as estrelas e outros corpos celestes, e os animais do mar e do ar. O dia seis entretendo, traz a realização máxima de Deus através do seu ato de criação.

O dia começa com a criação de todos os animais terrestres e termina com a formação dos seres humanos.

Sexto dia:

‘E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu deus que era bom.

E disse Deus: façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o animal que rasteja sobre a terra. E criou Deus o homem a sua imagem: a imagem de Deus Ele o criou; homem e mulher ele os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeite-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente que está sobre a face de toda a terra; e toda árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus e a todo réptil da terra em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

E viu Deus quanto tinha feito, e eis que era muito bom, e foi a tarde e a manhã, o sexo dia.’
Nada do que o Gênesis disse até agora nesse conto da criação, estabeleceu um paralelo com a ciência moderna. De acordo com as pesquisas científicas, a luz não foi a primeira coisa no universo inicial. A Terra e o céu são extremamente jovens na histórica cósmica. Terra, plantas, particularmente árvores com flores, ervas e gramas, formaram-se muito depois no caminho evolucionário.

Criaturas do mar, como baleias e também pássaros são encontramos nos ramos finais da árvore da vida. Em todas essas afirmações o Gênesis estava em cada uma delas errado cientificamente. 
Entretanto, quando chegamos no sexto dia da criação, nós finalmente voltamos a atenção só na terra.
E de fato, animais terrestres e especialmente seres humanos são os últimos a chegar no planeta e universo revolucionário . Poderia o autor de Gênesis ter finalmente composto, mesmo que as cegas e sem estar consciente disso de uma sequência de eventos e em consequência conseguir acertar finalmente?

O relato bíblico menciona, assim que os animais terrestres surgiram no Sexto dia da criação: o gado e animais rastejantes, o que presumivelmente se refere ou inclui insetos. Entretanto, embora seja verdade que os amimais terrestres tenham evoluído de animais que habitavam os mares primeiro, a palavra hebraica ‘behemah’ traduzida como gado pela versão da bíblia de King Jomes e por muitas outras versões em inglês ou como rebanho em alguns lugares, refere-se a criaturas domesticadas como gado, e talvez cabras e ovelhas. Comumente traduzida como besta em alguns outros lugares da escritura, então talvez possa-se argumentar que a intenção era incluir todas as coisas vivas na terra. Mas ainda assim isso deixaria o Gênesis errado.

Se nós formos aceitar que os animais se formaram no sexto dia da história da criação bíblica, incluindo todas as criaturas que andavam na terra, então isso coloca os tetrápodes primitivos ao lado dos dinossauros behemotes, e dinossauros behemotes ao lado de diminutos camundongos, todos juntos, de acordo com o Gênesis, com seres humanos governando sobre todos eles.

De acordo com as pesquisas cientificas os primeiros tetrápodes como Tiktaalik, nunca dividiram a mesma praia comum Apatossauro, Apatossauros e todos os outros clássicos dinossauros foram extintos antes de que as condições fossem apropriadas para a evolução tardia de pequenos camundongos, cervos e o homem.

From CAtalyst’s ‘Mammal Evlution’

 ‘Vamos começar bem do começo, Este círculo represente algum ponto no passado há 166 milhões de nãos atrás, onde todos os mamíferos vivos compartilhavam um ancestral comum. A primeira divisão é a dos Monotremata, os mamíferos que põe ovos, isso inclui o Ornitorrinco e as Équidnas.

A segunda divisão é de 147 milhões de anos atrás e ocorre entre os marsupiais e os mamíferos placentários, representando a grande diversidade de mamíferos vivos.

O que o registro fóssil mostra é que pelos primeiros 150 milhões de anos de sua existência, mamíferos eram pequenos e noturnos, escondendo-se dos dinossauros, mas o que nossa pesquisa mostrou é que foi durante esse período em que os grandes grupos de mamíferos fizeram sua primeira aparição.

Os placentários são um ramo muito diverso e inclui os nossos parentes mais próximos. Toso os primatas próximos aos primatas, nós temos os coelhos e próximo aos coelhos estão todos os roedores. Que compões de 1/3 de todas as espécies de mamíferos vivos. Por aqui temos os mamíferos de casco e os carnívoros e também os morcegos.

Nós temos agora uma clara ideia de como todos os mamíferos vivos estão relacionados entre si.  Mas juntando toda a árvore encontramos algumas surpresas.

Uma das descobertas da pesquisa da evolução mamífera, estamos falando de 65 milhões de anos quando os dinossauros desapareceram. A sabedoria convencional era que em um mundo desprovido de dinossauros, os mamíferos rapidamente evoluíram para tomar o lugar deles. Mas o que a trilha dos mamíferos revelou, foi um espaço de 10 milhões de anos, entre a época que os dinossauros desapareceram e quando os mamíferos modernos realmente tomaram lugar.

Embora esse espaço de 10 milhões de anos é muito surpreendente, o que se tem que ter em mente é que nós estávamos olhando para os mamíferos vivos, mas existiram muitos outros grupos de mamíferos nesse tempo, intermediários que surgiram quando os dinossauros foram extintos, mas eles também se extinguiram antes de chegar aos dias de hoje.’

A evolução dos seres humanos é uma história a parte por si só. Ela é longa, complicada e difícil de apontar, precisamente quando humanos modernos podem ser considerados como desenvolvido de ancestrais primitivos.

Os restos fósseis da árvore da evolução humana incluem criaturas como, Australopithecus Africanus, Homo Habilis, Homo Ergaster, para citar uns poucos. A qual desses hominídeos o texto de Gênesis se refere?

Nosso ancestrais não apareceram simplesmente do chão numa tarde de verão.

Texto tirado do ‘Becoming Humam With donald Johanson’:

‘A medida que voltamos no tempo, nossos ancestrais começam se parecer cada vez menos conosco e mais e mais parecidos com os macacos.

O registro fóssil  nos dá importantes pistas de onde nós viemos. 8 Milhões de anos atrás, em um período conhecido como Mioceno, uma grande parte do continente africado era composto por densas florestas. Uma grande diversidade de macacos floresciam nessas florestas, comendo, dormindo e navegando com facilidade nesse mundo acima do chão. Adaptações evolucionários em sua anatomia, tais como dedos dos pés que agarram e mobilidade das juntas nos braços e ombros, fizeram dos macacos animais extremamente bem sucedidos nesse ambiente arbóreo.

Mas começando a cerca de 6 milhões de anos atrás, o mundo se tornou um lugar muito mais sexo e frio. As florestas africanas, lar dos macacos do Mioceno começaram a diminuir e serem substituídas por savanas. Embora a maior parte das espécies dos macacos tenham se extinguido, com o tempo umas poucas começaram a se adaptar ao novo clima.

Uma das espécies que sobreviveram é o ancestral comum dos macacos africanos e de humanos. Desenterrado em 1978 por Mary Leakey e sua equipe de escavação, as pegadas de Laetoli são evidencias únicas e dramáticas para uma das características que definem o sucesso dos hominídeos. Bipedismo.

Recentes descobertas de fósseis de hominídeos no Quênia pela paleantropologista Meave Leakey ao lado de Kanapoi  próximo ao lado Turkana propiciam evidencias ainda mais antigas para o bipedismo.

Aproximadamente um milhão de anos mais velho que Lucy, Australopithecus Anamensis era ainda mais parecido com um macaco. Entretanto a anatomia da tíbia indicava uma postura ereta na junta.

Então bipedismo era a característica inicial que nos separou dos macacos. Mas não foi até muito mais tarde que mudanças evolucionárias colocaria nosso próprio gênero homo separado dos australopitecinos. 

O registro fóssil dos hominídeos entre 2 e 3 milhões de anos é frustrantemente esparso. Ainda assim por volta de 2 milhões de anos atrás, fósseis do tipo homo aparecem. Entretanto até hoje existe pouco acordo em quantas espécies de Homo de fato existiram.

Por volta de 1,8 milhões de anos atrás nós encontramos um hominídeo, Homo Erectus, que contrasta com todos os ancestrais anteriores . Os esqueletos dessa espécie eram maiores e com constituição semelhante a nossa. E o mais importante os seus cérebros eram significantemente maiores.

Alan Walker ensina Antropologia na Universidade de Penn State e faz pesquisas de campo no Quênia. Ele diz:

‘O tamanho do cérebro e o tamanho do corpo é interessante, porque o cérebro maior é o que determina os Homos como nós. Uma das maneiras mais fáceis de se conseguir um grande cérebro é conseguir um grande corpo.

O tamanho do corpo e do cérebro estão intrinsecamente ligados. E é uma ligação complicada.’
Em 1987 próximo ao lago Turkana no norte do Quênia, Alan Walker e Richard Leakey encontraram o mais completo esqueleto fóssil de Homo Erectus já encontrado.

Datada com cerca de 1,5 milhões de anos esse é o esqueleto de um macho jovem, provavelmente com 9 anos de idade, apelidado de Turkana Boy. Ele tinha 1,50 m de altura, mas como um adulto ele chegaria a no mínimo 1,85 de altura.

Os Homo Erectus não só tinham cérebros grandes mas tinham corpos grandes e as coisas que eles deixaram nos sítios arqueológicos mostram que eles estavam comendo animais. Então nós suspeitamos que eles estivessem caçando eles também. Há consequências em se tornar um carnívoro. Um carnívoro precisa de carne. E carne é carne onde quer que possa ser encontrada.

Enquanto os herbívoros comem plantas e os indivíduos dessas espécies acabam fixando com comunidades de plantas, carnívoros não são assim. Carnívoros tem grandes áreas de caça, então Homo erectus, ampliou sua região de caça, cada vez mais longe da região de seus ancestrais, por pequenos aumentos no território, e a pressão que empurra isso é o número de Homo Erectus que ainda estão lá em sua terra natal.

Isso não é uma migração no sentido de que alguns deles migravam para o sul no inverno, isso é uma dispersão de uma espécie.

Por volta de 1,5 milhões de anos atrás, Homo erectus povoou a áfrica e começou a povoar o resto do globo.

Em certo sentido o Homo erectus foi o pai evolucionário de nossa espécie. Eles carregaram consigo não só os avanços da cultura mas acessos permanentes que começaram com os nossos primeiros ancestrais. Com passos confiantes o Homo erectus cruzou o limite para um novo mundo.

Antes de camundongos, cervos e homens, antes de dinossauros, pássaros e baleias. Há 300 milhões de anos atrás nós temos evidencia dos primeiros insetos da terra.

Insetos são algumas das criaturas mais antigas vivas no planeta e não tiveram que esperar pelas bestas do campo para começar sua colonização na terra.

De fato, até mesmo antes dos peixes estarem nadando nas profundezas, as primeiras criaturas com carapaças surgiram e popularam os oceanos do mundo.

Por volta de 450 milhões de anos atrás, algumas dessas criaturas com carapaça rastejaram para fora da água e se aventuraram sobre a terra. Na terra, a árvore da vida ramifica em uma multitude de espécies que exploram esse novo ambiente de todos os tipos de jeito.

Um grupo deles desenvolveu abas alongadas em suas costas , que após muitas gerações eventualmente se desenvolveram asas. Os insetos tinham chegado.

A vida se moveu para o ar e se diversificou em uma miríade de formas.


Então novamente em cada afirmação a respeito do sexto dia da criação, Gênesis entende a história errada. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 12de 14 (legendado português) Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli