Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Os Males da Religião: Conhecimento Religioso X Descobertas Científicas


     Não há muito tempo atrás o povo de Israel, descrito na Bíblia ou melhor no Antigo Testamento. Temos que Lembrar que naquela época não existia a ciência como conhecemos nos dias modernos. De todas as respostas que poderiam ter sobre o mundo e o universo, Deus era utilizado como a única respostas viável, já que não existia outras respostas.

     Deus então se torna a resposta e a causa de tudo. Se torna a causa do bem e do mal, se torna o responsável por enviar a chuva ou por períodos de seca, dos quais diziam que chuvas era bençãos por causa da agricultura e a seca era uma maldição ou castigo de deus. Qualquer resposta como morte por epidemia ou a morte e a vida, Deus era o responsável. Para lutar em guerras diziam que Deus daria a vitória, porém quando perdiam ficavam sem entender o porque perderam a guerra, e então respostas como 'Deus permitiu' ou 'para nos dar uma lição e nunca mais abandona-lo', era geralmente uma estratégia bem utilizada.

     Existem muitas outras histórias na Bíblia que se remetem a isso, como o conhecimento era escasso naquele tempo, era normal a crença em histórias mitológicas como forma de explicar um mistério ou para direcionar o povo de volta a Deus.

    O que mudou daquele tempo pra cá?

    Bem, muita coisa mudou, tanto o progresso humano, quanto o conhecimento. Porém o que realmente fez enorme diferença foi o surgimento da ciência. Suas ferramentas e métodos se mostraram muito eficientes. Descobrimos que a chuva não é mandada por Deus e que a Seca é algo natural principalmente em diversas regiões ao redor do mundo. Ou seja a benção e maldição que o povo de Israel dizia que Deus era o responsável, não tinha nada a ver com Deus.

    Diversos mistérios foram solucionados dos quais Deus não tem nada a ver com a questão. Epidemias não era um castigo de Deus e muito menos vencer ou perder uma guerra. Nada disso é provido de Deus como os religiosos antigos acreditavam.

    E a religião, ela mudou  por causa da ciência?

    Se levarmos em consideração que a religião dizia que nós estávamos no centro do universo, dá pra compreender que eles não explicavam nada adequadamente sobre o mundo natural. Assim como o conhecimento dos povos antigos como o de Israel e seus erros mais simples como da chuva e da seca, os religiosos também estavam errados sobre a terra ser o centro do universo. Porém não foi apenas isso que mudou, os religiosos em muitos casos até hoje, dizem que doenças é coisa do Diabo e que Deus é o médico e vai curar a pessoa. Em algumas religiões crianças não recebem vacinas ou vão ao médico com ordem direta das religiões.

    Depois que o Papa foi em um dos países mais pobres do mundo e disse que não deveriam usar camisinha, o que também era uma indireta para deixarem de terem relações sexuais, também é um dos grandes responsáveis pelo sofrimento daquele povo e pelas DST (doenças sexualmente transmissíveis), querendo ou não, a Igreja católica tem sangue inocente nas mãos por causa da crença.

    Não há muito tempo atrás a própria igreja tratava questões de epilepsia  como possessão demoníaca. Na mente religiosa, ou da maioria dos religiosos principalmente cristãos se Deus quer assim será, então a crença pode atrapalhar na qualidade de vida e principalmente e evitar que mortes sem motivos aconteça, como por falta de vacinação.

    Qual foi a mudança principal que ocorreu na Religião?

    A principal mudança foi na aceitação (por obrigação) de que não eram mais os dominantes no conhecimento, educação, tecnologia, política, entre outros. O fato é que eles possuíam todo um sistema que servia para aquela época, porém nos dias atuais o conhecimento moderno ultrapassou em muito o conhecimento religioso e é por isso que a religião perdeu sua influência nas principais áreas em que acreditavam serem fortes. Hoje, muitas pessoas entendem a importância da religião ficar de fora destas questões, já que se a pessoa não for consciente sobre essas questões, a pessoa poderá visar o que é bom para a religião e assim pode interferir na Constituição e nas Leis, favorecendo alguma crença ou credo.

    Essa mudança obrigou a religião se adaptar. De fato, eles possuem muitos hospitais, escolas, faculdades importantes, mesmo que dentro dessas entidades existam muitos religiosos e que eles sigam o que a escola peça, o conhecimento estudado dentro dessas universidades e escolas, não possuem interferência religiosa, ou seja, eles não explicam através de Deus como o principal pelas descobertas científicas. Eles utilizam o conhecimento científico, para fazerem ciência. Por isso que existem tantos religiosos Mega Inteligentes e cientistas incríveis mesmo que acreditem em Deus. Isto é muito importante.

   Porém, o que não mudou dentro da religião?

    Como dissemos acima houve grandes mudanças dentro da religião, porém muita coisa ainda continua nos dias modernos como nos dias antigos. O povo de Israel defendia que o arco íris era uma promessa divina, hoje se perguntar para um religioso em relação ao arco íris, é capaz de muitos deles serem inocentes o suficiente para dizer que era uma promessa de Deus, porém religiosos mais conscientes que não buscam conhecimento apenas na Bíblia, estes até mesmo podem rir da inocência tanto do povo de Israel quando de algumas pessoas modernas acreditando que o arco íris é uma promessa divina.

    Este tipo de pensamento religioso não mudou. Da mesma forma no passado que utilizam a crença para responder muitas perguntas, hoje a religião ainda continua neste caminho. Por exemplo, os religiosos tentam e tentam explicar o sofrimento e o porque sofremos, porém não existe nenhuma resposta adequada sobre a questão, apenas justificativas. Porém a ciência responde adequadamente o porque existem doenças, explica o porque sofremos, explica o porque sentimos dor e prazer, e em nenhum momento é necessário Deus para explicar essas questões. Neste caso podemos perceber o poder da crença agindo de forma negativa e atingindo milhares de pessoas.

    Neste caso, dizer que quando acontece um acidente entre dois veículos e diversas pessoas morrerem, o sofrimento não tem qualquer ligação com Deus. Um dos motoristas estava bêbado e decidiu dirigir atingindo o carro com 4 pessoas. O problema religioso é que eles não levam em consideração a causalidade, ou seja, eles procuram um padrão de resposta que satisfaça o que acreditem e que faça aquele acidente ter algum sentido, desta forma encontram um conforto para lidarem melhor com este sofrimento. Basicamente o que estão afirmando é que se você pegar uma bolinha de gude e com a força de seu braço joga-la, ela irá obedecer as Leis da Física em tal ambiente, mude o ambiente, mude a gravidade e as Leis se comportaram de outra forma. Para explicar este problema, baseado na religião, dizem que o responsável é deus.  Porém depois que se conhece as Leis da física, para aonde foi Deus?

     O que os religiosos mais utilizam hoje em dia é o famoso argumento do Deus das Lacunas, ou seja, assim como no passado quando o povo de Israel não tinha uma resposta ao mistério e diziam que era Deus, em muitos cenários hoje, os religiosos ainda continuam com está mesma mentalidade. Aonde existe o mistério, aonde existe o 'Não sabemos' ou o 'não podemos afirmar', muitos religiosos encontram uma razão racional para continuar acreditando. Porém não levam a sério que no futuro cada um desses mistérios será resolvido e tudo o que sobrará será a crença pessoal, ou seja, não existirá nenhum motivo racional para se acreditar em Deus.

    A ideia de Destino e Deus, são utilizadas de forma simples para explicar um determinado acontecimento, principalmente aqueles que possuem uma causa e efeito, como se eu dirigir bêbado em uma rua com várias pessoas é bem capaz de alguém se ferir, porém para pessoas com crenças podem dizer que 'Deus quis assim' como uma forma de conforto e uma forma simples e ignorante de responder ao problema ou pode dar responsabilidade ao destino como se o destino já estivesse escrito. Para quem assistiu o filme 'Premonição' a ideia da morte e do destino como tendo tudo escrito, tem a mesma base que Deus, ou seja, a necessidade de responder um mistério.

    O Bom é que pessoas que acreditam em Destino, que nosso destino já está traçado ou que Deus tem planos para nós, é sempre a mesma conversa fiada. A ciência tem mostrado e acabado com cada um desses mistérios um por um e Deus está se tornando cada vez mais um bolso cada vez mais vazio. Está é a razão do porque não devemos dar ouvidos as explicações religiosas para doenças. Acredito que essa é ainda pior pois alguém com câncer busca tanto uma cura para sua doença, quanto um conforto e satisfação pessoal, e se elas não possuem conhecimento, serão enganadas facilmente e por causa de seus desespero se tornam excelentes vítimas.

    Em muitas religiões ainda dizem 'Depende do tamanho de sua Fé' ou seja oferecem a ilusão para a pessoa de que um milagre vai acontecer se ela tiver fé, caso não funciona ou seja, a cura não venha, pode-se dizer 'homens de pouca fé', como justificativa para Deus não ter dado o milagre que a pessoa esperava.

    Eis um Exemplo:

 

    Nós já avisamos diversas vezes que a Religião tem muita gente honesta e pastores honestos, porém a religião por ter o sistema que ela possuí, ela é o lugar perfeito para roubar, trapacear, enganar, manipular, tudo isso na custa dos mais inocentes. Aqui entra a importância do conhecimento e a diferença que faria na vida dessas pessoas, se não tivessem sido corrompidas pelo abuso das Leis e Crenças religiosas que a muito tempo foram ultrapassadas. Eis outro exemplo:

 
    Na Sociedade por causa da religião, nos dias modernos a humanidade sofre grandes atrasos em seu progresso. Os próprios religiosos programados a agirem de acordo com sua crença, assim como ideologias e filosofias de vida prejudiciais ao progresso, possuem enorme força entre o público mais simples. Porém não é atoa em países aonde o povo não sofre tanto o efeito das religiões, e o progresso do país é alto, temos uma melhor qualidade de vida e não é atoa que nesses países existe um alto índice de pessoas não religiosas.

    A religião facilita o caos em muitos casos e por isso acaba se tornando uma forma para o mal em nossa sociedade.

    Você acredita que existe espaço para o conhecimento religioso?

     Neste caso me permita retribuir com uma pergunta: Qual conhecimento? Sabemos que sobre o mundo natural os religiosos não possuem qualquer autoridade, o que quer dizer que se eles utilizam Deus para explicar o mundo moderno, a ciência demonstra que não existe Deus algum ali. Se falar sobre o conhecimento que dizem ser sobrenatural, a religião também não tem autoridade para utilizar Deus como explicação, já que o sobrenatural seria apenas ciência que ainda não entendemos, porém não existe qualquer razão ou evidencia para se acreditar no que os religiosos dizem, já que a fonte de conhecimento que utilizam nada mais é do que de um povo do qual a muito tempo ultrapassemos qualquer conhecimento que eles poderiam oferecer. Se temos algo que explica muito bem as coisas, como a ciência, porque a religião ainda se intromete e quer impor suas vontades?

    O Fato é que, os religiosos buscam satisfazer suas crenças e buscam espaço. Hoje, em dia uma apelação muito utilizada se baseia em questões como sentido de vida, prazer, satisfação pessoal e assim por diante. Hoje sabemos que estás questões podem ser explicadas através da ciência, principalmente tudo o que sentimos e o porque sentimos. Não é necessário Deus para explicar como nosso cérebro funciona e o porque funciona.

    Muitos religiosos não possuem uma satisfação para viver com a realidade do mundo e do universo. Eles precisam encontrar uma suposta 'ordem' que seja 'inteligente' da qual explicaria e traz um maior conforto e satisfação pessoal. Porém isto também é algo explicado, como consequência natural da necessidade humana de sobrevivência, reprodução e qualidade de vida. Porém a melhor parte é que sem nossas emoções, o sentido de vida não faria sentido. Ou seja, ao invés de muitos religiosos utilizarem uma resposta científica para a questão, eles utilizam Deus como resposta mesmo que a resposta em nada tenha a ver com Deus. Talvez dessa ideia tenha surgido o Argumento pessoal, ou seja, uma forma de dizer que é possível alcançar Deus de forma pessoal e ao invés de aceitar a explicação cientifica de que o sentido de vida é algo normal e que todo ser humano possuí e que nosso cérebro utiliza um ou mais objetos para trazer tal sentido, para os religiosos deus é a fonte deste sentido de vida.

   Em outras palavras, eles transformam algo que é totalmente natural, em algo sobrenatural pois não podem aceitar a resposta que possuí evidencias.

     Neste aspecto, não existe espaço para o conhecimento religioso no meio da ciência, pois além de não explicarem adequadamente, negam em muitos casos qualquer resposta científica que contradiga o que estão afirmando. A Teoria da Evolução, Da seleção natural, se torna fonte de ataque religiosa, já que querendo ou não tanto a seleção natural quanto a teoria da evolução demonstram que Deus não é necessário. Porém Teorias como a da Gravidade, do Electromagnetismo, os religiosos não implicam tanto pois não contradiz ou ataca diretamente aquilo em que acreditam. A Crença neste aspecto se torna um grande problema, pois para algumas teorias os religiosos dão enorme valor, porém para outras teorias que não estão de acordo com o que eles acreditam, então eles se posicionam contra. Vemos que o problema não é a ciência, não são as teorias, mas sim a forma como o religioso utiliza sua religião como se ainda fosse fonte de conhecimento.

     Em minha opinião eles deveriam utilizar o que acreditam somente como fonte pessoal, ou seja, uma forma de suas vidas terem sentido, porque quando se intrometem na ciência com um conhecimento ultrapassado, nada do que utilizam se mantêm por muito tempo. Está é a razão do conhecimento religioso ter pouca ou nenhuma influência nos dias modernos. De fato, mesmo que a religião tenha dado enorme impulso para a ciência (mesmo que se opunha a qualquer um que desafiasse o conhecimento religioso), hoje a ciência não tem mais ligações com a religião. Porém se o religioso quiser fazer ciência, ele pode ser um bom religioso desde que a crença não atrapalhe. Existem uma enorme quantidade de religiosos cientistas que fizeram diferença, porém não fizeram diferença por serem religiosos, mas por serem cientistas ou pessoas de bem. Eles merecem crédito, porém não utilizavam a religião como fonte de conhecimento, mas sim a própria ciência.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Os Males da Religião: Conhecimento Religioso X Descobertas Científicas Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli