Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 7 de abril de 2015

Porque não vemos algo surgir do 'nada' a todo momento?


    Depois de muito tempo resolvi escrever sobre este assunto e principalmente decidi encontrar uma maneira fácil  de demonstrar diversos equívocos nesta linha de pensamento. Como dizem: Conhecerás a verdade e a verdade vos libertará. Vamos ver se essa frase, pode ser utilizada no texto abaixo.

     1. O Big Bang não pode criar objetos que nós criamos e muito menos pode gerar a vida.

     O que isso quer dizer Gabriel?

      É simples, um objeto por exemplo como um carro, somente pode ter sigo originado a partir do momento em que o Planeta terra estava apto para suportar vida inteligente. Em outras palavras, não pode surgir um carro do nada se não existir um ser inteligente e nem mesmo assim seria um surgimento espontâneo, ou seja, qualquer um que teve o privilégio de compreender como um carro é feito sabe que nenhum objeto criado pode surgir a partir do nada.

     Perceba que tudo o que consideramos 'inteligência' tem um inicio em 0. O que isso quer dizer Gabriel? Que um dia não existia seres inteligentes e com o passar do tempo surgiram seres que poderiam se adaptar da melhor forma a seu ambiente e acumular conhecimento. Esse acumulo de conhecimento permite que esses seres possam se adaptar melhor a seu ambiente e ter enormes vantagens, tanto para manter a espécie viva por mais tempo como melhorar a qualidade de vida da espécia.

    Outro fator muito importante é o acumulo de conhecimento, ou seja, a 5 mil anos atrás era impossível de criar qualquer objeto como um carro ou uma casa como nos dias modernos. Isso porque não existia o conhecimento necessário para isso. Em outras palavras, somente porque hoje somos inteligentes e com um acumulo de informação elevado, isso não significa que sempre foi assim. Em outras palavras a Inteligência não serve como um bom argumento para o Design Inteligente, caso alguém esteja pensando que este ponto seria um argumento a favor de Deus.

    2. É impossível que a vida surja quando não existe um sistema apto para suportar a vida

    Com o surgimento do universo a vida ainda não poderia existir graças a uma estrutura que impossibilitasse a existência da vida como a conhecemos. Olhando a imagem acima temos uma mulher da qual jamais poderia existir a 13,7 Bilhões de anos atrás. De fato, somente quando o planeta terra estava com um ambiente apto para a vida, somente então a vida pode existir no planeta terra e novamente não foi um surgimento espontâneo, tanto porque diferentes formas de vida existiram em diferentes época no planeta terra. Mesmo quando o  planeta terra possuía condições para suportar vida, não significa que poderia suportar vida inteligente. Somente depois de muito tempo o planeta terra estava apto para suportar vida inteligente e novamente ela não surgiu do 'nada'. O nada neste caso é apenas ignorância por não compreender adequadamente com a vida surgiu, mas existem muitos indícios e também pessoas realmente incríveis trabalhando para desvendar esse mistério.

    Um Mistério não justifica a crença, já que a própria crença seria um salto de confiança e baseada em falta de informação e negação de alternativas mais viáveis.

    3. Tudo o que vê a seu redor agora, incluindo o sistema solar não existia no inicio do Big Bang. 

      Este ponto implica que a partir de algum momento e milhares de anos, o sistema solar começou a ser feito (entendesse que 'ser feito' não tem ligação com Deus). Demorou Bilhões de anos para que nosso sistema solar fosse o que é hoje. Em outras palavras nosso sistema solar, assim como outros sistemas passaram por grandes mudanças até serem o que são.

    Isso levanta a questão, o que de fato existia no inicio de tudo? A resposta é óbvia e é basicamente isto:


   Depois de muito tempo se transformou em algo mais ordenado



    E por fim em algo ainda mais ordenado:

 
   

    Coisas que podemos perceber que não existiam são:

    > Pessoas
    > Carros
    > Animais

     Entre outros. Porém existe uma pergunta interessante que merece ser respondida: Porque não vemos algo surgir do 'nada' a todo momento?

      A resposta a essa pergunta é bem simples e bem interessante. Como vimos certos objetos somente poderiam vir a existência a partir do momento em que o ambiente estivesse propício para o mesmo existir. Um animal não pode existir em um ambiente que não permita a vida e um carro não pode ser feito sem existir um ambiente adequado que gere a vida inteligente. O que de fato importa é as condições em um ambiente que permita a vida inteligente. Sem um ambiente adequado a vida não poderia existir.

     Isso quer dizer que objetos comuns em nosso cotidiano, não existiam no inicio do universo, então é incorreto fazer qualquer afirmação que do 'nada' como um  carro possa passar para a existência como um passe de mágica.

     Essa pergunta deve ser analisada coerentemente. a palavra 'nada'  demonstra como o individuo tem dificuldades em compreender algo óbvio. Normalmente quando utilizamos a palavra 'nada' é utilizada para explicar 'aquilo que não temos conhecimento' ou 'aquilo que não vemos no dia a dia'. Como somos seres que adoramos responder perguntas que obviamente não temos uma resposta para ela, então muitos de nós, incluindo eu no passado acabamos utilizando a palavra 'nada' para explicar o que não conhecemos. Além de ser algo totalmente ignorante é bem estupido e inocente se parar de fato para pensar.

     Um exemplo disso é o exemplo do rapaz que saiu de casa e começou a andar até o carro. Então alguém perguntou se entre ele e o carro existia alguma coisa. O rapaz logicamente disse que não exista nada entre ele e o carro. Logicamente que o rapaz estava errado, pois existem  milhares de coisas entre o carro e ele. Porém como em nosso cotidiano estamos acostumados com alguma coisa 'visível' ou que pode ser 'tocada', aceitamos que não existe nada obstruindo a passagem do rapaz até o carro. Está é uma concepção baseada em nossa realidade e pensamos que nossa realidade pode ser utilizada quando avaliamos o universo, o que em alguns casos até pode ser, porém na grande maioria não será.

      Então quando dizemos 'nada' em relação ao universo, estamos demonstrando o quão ignorantes somos em compreender o que de fato o 'nada' quer dizer. Quando um teísta e ateísta de nível baixo de conhecimento não compreende o 'nada' isto é baseado em sua realidade principalmente em muitos casos crença pessoal. A resposta óbvia em seu ambiente, conhecimento e cotidiano, o impede de compreender adequadamente o que a palavra 'nada' de fato quer dizer. Então é natural que neguem e até tirem sarro daquilo que não entendem, quando obviamente eles estão equivocados.

      Isto raramente acontece em níveis onde ambos os lados possuem um ótimo conhecimento.

     Respondendo a questão do nada que é: Porque não vemos algo surgir do 'nada' a todo momento?
 
    A resposta é simples:

   1. Por Que hoje, não existe as condições primárias e necessárias para que um novo Big Bang aconteça em seu quinta. Como as condições primárias não existem, obviamente não acontecerá de um Big Bang acontecer em seu quintal. 

   2. O que quer dizer com 'surgir do nada'?

   
    A segunda parte é bem interessante. Quando falamos em surgir do nada, podemos imaginar um carro surgindo do nada ou um objeto ou algo do tipo. De fato nada surge do nada e tudo tem uma causa, porém uma causa não implica em um Design Inteligente, pode ser uma causa não inteligente como uma Estrutura.

     O Big Bang por exemplo, não aconteceu do 'nada', foi necessário Bilhares ou Trilhões de anos para que certas condições na estrutura permitissem que dois compostos se chocassem ou mais de dois, gerando assim as condições necessárias para a existência do universo. A principal razão do problema que se encontra antes do universo é que as religiões não possuem qualquer conhecimento ou dão qualquer opinião razoável sobre como eram as coisas antes da existência do universo.

    Se o universo teve um começo, deus deve ter sido um cara que viveu ETERNAMENTE na solidão e que decidiu do nada criar um universo para que não ficasse mais sozinho. Poxa se o cara aguentou viver eternamente na escuridão e sozinho, porque ele iria querer criar a humanidade? Isto não faz sentido. Deve ser por esse e diversos outros motivos que Hawkins brinca com a religião. A história da religião com a existência de deus antes do Big Bang não possuí uma base sólida, porém prefiro dizer que não tem sentido.

   Acredito que explicamos corretamente a ignorância dessas pessoas e sem duvida agora elas podem ver seus erros e equívocos.

























  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Porque não vemos algo surgir do 'nada' a todo momento? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli