Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Porque o sofrimento Existe - Resposta Religiosa x Respostas científica


   Aviso: Primeiramente essa é uma área de debate, ou seja, o que acredita de forma pessoal deve ficar distante, pois no final quero saber sua opinião sobre o argumento e não tenho interesse em saber, se irá continuar sendo religioso ou não. Aqui iremos esclarecer a questão do sofrimento e se ele é provido de Deus ou não. Utilizaremos tanto respostas religiosas quanto a resposta da ciência e vermos como as duas são incompatíveis e o porque a ciência estará certa e a religião errada, no final. 

    Quem tem a melhor resposta para o sofrimento a religião ou a ciência?

    Está é uma pergunta que gera curiosidade e principalmente para quem gosta, existe uma disputa entre religião e ciência, da qual a religião já perdeu a muito tempo. Se Deus é totalmente bondoso porque existe o mal? Será que é porque Deus vê o quadro todo ou porque o que é mal para nós não significa que seja ruim para Deus?

    Existem muitas religiões ao redor do mundo e diversas delas lidam de forma similar com o problema, e outras lidam de forma diferente. Basicamente as principais crenças no mundo lidam com este mesmo problema que se encontra tanto no Antigo testamento, quanto no novo testamento para os Cristãos. Irei clocar o foco nas pessoas que seguem o cristianismo, tanto por conhecer melhor essa ideologia, quanto pelo fato de em minha cultura ter o cristianismo como principal religião.

     A Igreja Católica tenta resolver está questão sobre o sofrimento no catecismo 1499 em diante. Temos o vídeo logo abaixo :


    Neste ponto não irei debater o porque um Deus totalmente bondoso é impossível de existir, porém vamos nos concentrar nas respostas religiosas ao sofrimento.

    Para muitos religiosos, assim como no vídeo, é colocado o sofrimento como um 'mistério', assim como a 'dor', a 'morte' e a 'doença'. A ideologia Cristã tem suas bases fundamentadas no novo testamento, então o Antigo testamento existe apenas para analisar e verificar histórias, já que diversas Regras e Leis do antigo testamento foram deixadas de lado ou mudaram a forma de punição. Como nos 10 mandamentos, no qual era utilizado como punição a morte no antigo testamento, porém no novo testamento a punição com a morte é vista por Jesus como desnecessária.

    A bíblia ainda toca na questão dizendo que o pecado entrou no mundo por causa do homem e por causa do pecado a morte. Naturalmente eles explicam a morte através do pecado original e assim todos nós vamos morrer.

    Basicamente na mente do religioso, o paraíso era só o bem, onde não havia morte, tristeza, dor, sofrimento, doenças, entre outros. Para explicar o sofrimento no mundo a resposta religiosa é bem simples: O Pecado.

    Naturalmente o pecado existiu, então o sofrimento veio a existir e consequentemente o homem é o responsável por ele, mesmo que Deus já sabia o que iria acontecer colocando a árvore com o conhecimento do bem e do mal. Podemos iniciar com o problema da Árvore com o conhecimento do bem e do mal. Se Adão e Eva eram bons, porque a árvore do conhecimento do bem e do mal possuía o bem dentro dela? A resposta é bem simples, Adão e Eva eram inocentes e não conheciam nem o bem nem o mal. Isso implica que as ações de Adão e Eva, sendo boas ou não, não tinham peso. Ou seja, se um estupro acontecesse dentro do paraíso seria impossível culpar qualquer um dos dois, pois nenhum deles teria como saber se o estupro seria bom ou ruim.

   Resumindo a história, a morte, assim como o sofrimento, entrou no mundo, segundo os religiosos por causa do Pecado. Porém isso levanta a questão: se Deus criou todas as coisas então o mesmo criou vírus, bactérias, doenças, das quais já existiam no paraíso, então se deus criou todas as coisas, incluindo aquilo que poderia nos matar se entrasse no nosso corpo, como o sofrimento e a morte teria entrado no mundo através do pecado original?

     Existe somente duas respostas viáveis: 1. Eles não ficavam doentes porque deus não permitia. 2. Não deu tempo de algo ruim acontecer.

     Porém podemos pegar outra estrada e compreender que, a religião em si é a mestre em respostas simples sem evidencias. O Cristianismo é apenas mais uma religião no meio de tantas que tenta explicar como a vida surgiu e como a mesma explica o mundo. Acredito que pelo de religiões como o Cristianismo explicarem a vida melhor do que outras ideologias, cultos ou religiões, supostamente eles possuíam uma quantidade de 'evidencias' que suportaria as premissas. Este pode ser um dos fatores que auxiliam que o Cristianismo seja bem aceito e continue a ser dominante.

    Ciência Vs Religião: Explicando o sofrimento, a dor, a morte, e assim por diante.

    Segundo o vídeo acima, a resposta dada é 'Deus quer sua salvação final, deus tem um objetivo. Deus tem uma visão muito diferente da nossa'. Geralmente este é o tipo de explicação que religiosos tendem a dar aos problemas que surgem como o sofrimento ou a moralidade. Baseada na informação de que 'você não sabe os planos de deus, mas ele sabe o que está fazendo mesmo que você não saiba, ele tem um plano pra você'; Primeiramente que nosso amigo ele também dá uma de vidente, ele diz que nós não sabemos os planos de deus, mas ao mesmo tempo ele está afirmando que ele sabe. O que é bem interessante.

     Como alguém pode dizer que a visão de Deus é diferente da nossa sem conhecer tão visão? Porém ele mesmo responde a essa questão dizendo que Deus não se importa tantos com os meios da história ou começo, ele está preocupado com sua salvação final, ou seja, você que sofra agora, que sinta dor, que morra, porém o que importa é a salvação final. Em segundo lugar que tal justificativa não é uma resposta, ele está fugindo da resposta. Pois vou te contar amigo, ele também não sabe. Como eles não sabem o porque Deus permite que nós soframos então eles tentam amenizar a situação para que você se conforme com a respostas que oferecem. Eles não sabem o porque, mas dizem algo confortante o suficiente para que você tenha o mínimo para continuar acreditando e aceitando o sofrimento sem jamais entender o porque.

    Em terceiro lugar  dizer que 'nós estamos na terra para preparar nosso lugar para o céu', não muda a questão apenas demonstra que ele não possuí qualquer resposta, e ao mesmo tempo quer que você continue sem respostas. Então senhoras e senhores surgiu a ciência. A Ciência trabalha e explica a vida muito melhor que as resposta religiosas então vamos tentar entender as respostas da ciência para a questão do sofrimento, já que perguntar para religiosas tudo termina com 'deus tem um plano' o que significa que o religioso não faz ideia do porque, mas confia que realmente o plano exista.

    Compreendemos hoje que, quando a Ideologia Cristã ganhou forma, ela herdou aspectos da crença inicial em Deus. Deus era a explicação para qualquer mistério, como a chuva. A chuva era aceita como bençãos pelos Israelitas no antigo testamento. Eles utilizam palavras como 'benção' e diziam que o principal responsável pela chuva era deus. Em tempos de seca, diziam que era Deus castigando ou amaldiçoando o povo. Isso porque o povo não possuía qualquer conhecimento de como o Clima funciona e porque.

    Assim como nosso amigo do vídeo não sabe explicar o porque existe o sofrimento na terra, está mesma dúvida era voltada para outros mistérios mais simples, como a chuva e a seca. Só que o interessante é que, a ciência explicou o mistério e hoje os próprios religiosos olham para os mistérios Bíblicos que foram resolvidos e analisam como o conhecimento daquele povo foi ultrapassado, porém cometem os mesmo erros em questões diferentes. Ou seja, o que a ciência explica e que eles não possuem problema em aceitar como explicar a chuva e o arco íris, do qual não foi uma promessa, mas algo que acontecia com frequência por questões naturais, não existe problema, os religiosos aceitam, porém quando a ciência explica algo que mexe com os fundamentos da crença, então se preparem que eles vão vir com tudo pra cima, pois sentem como uma ofensa. A evolução é uma ofensa, a Seleção natural se torna uma ofensa, a explicação científica sobre a existência da vida é uma ofensa, o universo sem deus é uma ofensa. Religiosos se sentem atacados quando as descobertas da ciência contradiz o que  acreditam.

    Uma ferramenta da Ciência muito poderosa é a Psicologia, assim como a neurociência, psiquiatria entre diversos outros como ciência cognitiva. Isto quer dizer que existe uma área enorme na ciência para compreender o porque somos como somos e encontrar formas de tratar nossos problemas e amenizar nosso sofrimento.

Sofrimento é qualquer experiência aversiva (não necessariamente indesejada) e sua emoção negativa correspondente. Ele é geralmente associado com dor e infelicidade, mas qualquer condição pode gerar sofrimento se ele for subjetivamente aversiva. Antônimos incluem felicidade ou prazer. Em uma frase como "sofrendo de uma doença" a ênfase está em ter a doença e menos no desprazer que ela causa. Termos relacionados são tristeza, pesar e dor. Alguns vêem a raiva como um tipo de sofrimento. Tédio, é um sofrimento causado pela falta de experimentar ou fazer coisas interessantes (física ou intelectualmente), quando se está sem ânimo de fazer qualquer coisa, vontade de não fazer nada.

     Sobre Sofrimento Papa João Paulo II diz:
Tal é o sentido do sofrimento: verdadeiramente sobrenatural e, ao mesmo tempo, humano; é sobrenatural, porque se radica no mistério divino da Redenção do mundo; e é também profundamente humano, porque nele o homem se aceita a si mesmo, com a sua própria humanidade, com a própria dignidade e a própria missão.

Existe a afirmação segundo João Paulo, que o sofrimento é verdadeiramente sobrenatural, é o mesmo que dizer que ele também não sabe. É apenas outra justificativa que se baseia na crença. justificativas não existem para explicar o real motivo, existem para explicar o porque algo deve ser seguido, foi feito ou não. 

Ao menos temos a declaração que ele diz que é 'profundamento humano' ou seja sem tirar as raízes da crença. Porém a ciência explica que o sofrimento é totalmente humano. O prazer e a dor podem ser descritos como parte de nossas emoções ou sentimentos, como também descrito baseado na dor física ou no paladar, olfato, tato, entre outros. 

Porque sentimos dor? 

A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.

              A sensação de dor é determinada em um indivíduo a partir das sensações que sentiu em seus primeiros anos de vida, ou seja, a primeira lesão que estimulou seu organismo a reagir liberando tal sensação foi determinante para a percepção da mesma. Dessa forma, pode-se dizer que a dor é uma sensação individual e subjetiva. Fonte: Mundo Educação

O que o ponto acima está afirmando? Está afirmando que a dor física não tem qualquer ligação com Deus. Metade do mistério do sofrimento resolvido. Porém se  a Dor física não tem ligação com Deus, e o sofrimento provido pela dor emocional, não teria alguma coisa a ver com o sobrenatural como o Papa João Paulo II diz?

Alguns teóricos e estudiosos do comportamento humano e animal esclarecem que a emoção é um importante mecanismo fisiológico de sobrevivência da espécie, da vida.

 Os neurônios são células cerebrais constituintes do sistema nervoso. Para um impulso nervoso se deslocar de um neurônio a outro - a sinapse - faz-se necessário a presença entre eles de substâncias chamadas neurotransmissoras. Nesse processo podem ocorrer reflexos para determinadas regiões de nosso corpo, onde temos a sensação de que o que sentimos é produzido no próprio local. Um aperto em nosso peito devido a uma paixão levava os antigos a acharem que a sede de nossos sentimentos amorosos era no coração...

A depressão caracteriza-se por uma baixa atividade neurônica devido à falta de substâncias desse tipo, como, por exemplo, a serotonina. O ansiolítico atua aumentando o efeito de neurotransmissores inibitórios da resposta nervosa, como o ácido gama-aminobutírico - GABA. A ansiedade, então, grosso modo, é um estado emocional no qual os neurônios têm suas atividades exageradas.

Fonte Psicologado Clique Aqui
Fonte Definição de emoção Clique Aqui
Fonte de Onde nascem as Emoções Clique Aqui
Fonte a Base Material de nossos sentimentos Clique aqui

Descobrimos que o sofrimento causado pela dor tanto física quanto emocional, não possuem qualquer ligação sobrenatural. Essa ligação sobrenatural somente pode ser utilizada, quando não se tem uma resposta, como no caso de João Paulo II. 

Então, Porque sofremos?

O Sofrimento é muito importante para nossa sobrevivência, assim como o prazer é para a reprodução. Sem o prazer e a dor Física, teríamos dificuldades para sobreviver e dificuldades para reproduzir. Nossa dor emocional ou prazer emocional tem como objetivo dar sentido as coisas, como nossos pais ou alguma ideologia que seguimos. 

Sem as emoções e sentimentos, as coisas ao nosso redor não teria significado. Por exemplo, pessoas que não sente a dor física. normalmente essas pessoas vivem por um período menor de tempo, o que demonstra que a sobrevivência para pessoas que não sentem dor se trona algo muito sério.



Por mais que não gostemos da dor e do sofrimento, eles são essências para nossa sobrevivência e principalmente são essências para dar significado tanto ao mundo ao nosso redor, quando nosso mundo interior. Não existe nada de sobrenatural e muito menos existe qualquer mistério envolvendo o sofrimento e a dor. Pode ser um mistério para as pessoas religiosas explicarem o problema da dor e do sofrimento, porém a ciência tem evidencias que comprovam que a dor é natural e não sobrenatural.

Através da ciência e a explicação da dor e sofrimento. Nós sabemos de onde e o porque a dor física e psicológica vem e acontece. Não existe ligação com o sobrenatural, pois não é necessário invocar o sobrenatural como resposta. Acidentes mortes, também são explicados como causas naturais e não sobrenaturais, o que demonstra que o sofrimento cotidiano tem explicações racionais  da qual não precisa apelar para Deus para explicar.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Porque o sofrimento Existe - Resposta Religiosa x Respostas científica Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli