Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Religiosos podem ser bons cientistas?


    Antes de responder a está pergunta, temos que responder a outra pergunta ainda mais relevante, pois muitas pessoas ainda acreditam que o conhecimento provido das religiões é importante.

    Você acredita que existe espaço para o conhecimento religioso?

     Neste caso me permita retribuir com uma pergunta: Qual conhecimento? Sabemos que sobre o mundo natural os religiosos não possuem qualquer autoridade, o que quer dizer que se eles utilizam Deus para explicar o mundo moderno, a ciência demonstra que não existe Deus algum ali. Se falar sobre o conhecimento que dizem ser sobrenatural, a religião também não tem autoridade para utilizar Deus como explicação, já que o sobrenatural seria apenas ciência que ainda não entendemos, porém não existe qualquer razão ou evidencia para se acreditar no que os religiosos dizem, já que a fonte de conhecimento que utilizam nada mais é do que de um povo do qual a muito tempo ultrapassemos qualquer conhecimento que eles poderiam oferecer. Se temos algo que explica muito bem as coisas, como a ciência, porque a religião ainda se intromete e quer impor suas vontades?

    O Fato é que, os religiosos buscam satisfazer suas crenças e buscam espaço. Hoje, em dia uma apelação muito utilizada se baseia em questões como sentido de vida, prazer, satisfação pessoal e assim por diante. Hoje sabemos que estás questões podem ser explicadas através da ciência, principalmente tudo o que sentimos e o porque sentimos. Não é necessário Deus para explicar como nosso cérebro funciona e o porque funciona.

    Muitos religiosos não possuem uma satisfação para viver com a realidade do mundo e do universo. Eles precisam encontrar uma suposta 'ordem' que seja 'inteligente' da qual explicaria e traz um maior conforto e satisfação pessoal. Porém isto também é algo explicado, como consequência natural da necessidade humana de sobrevivência, reprodução e qualidade de vida. Porém a melhor parte é que sem nossas emoções, o sentido de vida não faria sentido. Ou seja, ao invés de muitos religiosos utilizarem uma resposta científica para a questão, eles utilizam Deus como resposta mesmo que a resposta em nada tenha a ver com Deus. Talvez dessa ideia tenha surgido o Argumento pessoal, ou seja, uma forma de dizer que é possível alcançar Deus de forma pessoal e ao invés de aceitar a explicação cientifica de que o sentido de vida é algo normal e que todo ser humano possuí e que nosso cérebro utiliza um ou mais objetos para trazer tal sentido, para os religiosos deus é a fonte deste sentido de vida.

   Em outras palavras, eles transformam algo que é totalmente natural, em algo sobrenatural pois não podem aceitar a resposta que possuí evidencias.

     Neste aspecto, não existe espaço para o conhecimento religioso no meio da ciência, pois além de não explicarem adequadamente, negam em muitos casos qualquer resposta científica que contradiga o que estão afirmando. A Teoria da Evolução, Da seleção natural, se torna fonte de ataque religiosa, já que querendo ou não tanto a seleção natural quanto a teoria da evolução demonstram que Deus não é necessário. Porém Teorias como a da Gravidade, do Electromagnetismo, os religiosos não implicam tanto pois não contradiz ou ataca diretamente aquilo em que acreditam. A Crença neste aspecto se torna um grande problema, pois para algumas teorias os religiosos dão enorme valor, porém para outras teorias que não estão de acordo com o que eles acreditam, então eles se posicionam contra. Vemos que o problema não é a ciência, não são as teorias, mas sim a forma como o religioso utiliza sua religião como se ainda fosse fonte de conhecimento.

     Em minha opinião eles deveriam utilizar o que acreditam somente como fonte pessoal, ou seja, uma forma de suas vidas terem sentido, porque quando se intrometem na ciência com um conhecimento ultrapassado, nada do que utilizam se mantêm por muito tempo. Está é a razão do conhecimento religioso ter pouca ou nenhuma influência nos dias modernos. De fato, mesmo que a religião tenha dado enorme impulso para a ciência (mesmo que se opunha a qualquer um que desafiasse o conhecimento religioso), hoje a ciência não tem mais ligações com a religião. Porém se o religioso quiser fazer ciência, ele pode ser um bom religioso desde que a crença não atrapalhe. Existem uma enorme quantidade de religiosos cientistas que fizeram diferença, porém não fizeram diferença por serem religiosos, mas por serem cientistas ou pessoas de bem. Eles merecem crédito, porém não utilizavam a religião como fonte de conhecimento, mas sim a própria ciência.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Religiosos podem ser bons cientistas? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli