Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Segredos da Mente - A Crença em Deus - Porque as pessoas acreditam em Deus?


    Segredos da Mente - A Crença em Deus

      Muito se diz sobre a crença religiosa mas poucos se aventuram a descobrir o que leva as pessoas a se converterem  ou a acreditarem em Deus. Porém a crença pode ser mais natural do que muitos imaginam. Não é de hoje que a psicologia tenta entender Deus e principalmente como nosso cérebro nos faz acreditar e sentir que Deus existe e é necessário. Finalmente temos respostas adequadas sobre a questão e Iremos abordar o que é necessário para alguém acreditar em Deus em detalhes. Então vamos lá:

     (A) Ligação com uma figura amorosa, poderosa e bondosa, neste caso geralmente será a figura de um pai bondoso e amoroso. Está relação de Pai e não de mãe, está enraizado em nossas culturas, principalmente de que o homem tem a obrigação de proteção, cuidar e manter a casa, como também segurança e harmonia, então a ligação com um deus totalmente bondoso, poderoso e amoroso, está enraizado nesta figura paterna.

    (B) Admiração: Este ponto é muito importante, acredito que nenhum teísta possa crer em Deus sem a admiração, não apenas em deus mas sim no universo a seu redor e como o mesmo faz o individuo se sentir pequeno, indefeso e insigniante. A Admiração nos obriga a procurar por padrões que satisfaçam nossas crenças, o que pode levar muitas pessoas a aceitarem que existe algo maior. A admiração é um grande salto em direção a crença em Deus, e com um pouco de imaginação é possível conectar os pontos e essa admiração passa a ter um sentido maior e uma ligação com Deus como a explicação para aquilo que o mesmo não entende ou pode explicar. Até mesmo os cientistas mais renomados possuem um elo com a admiração muito forte, porém muitos deles não utilizam está admiração como a forma de confirmar Deus, já que o mesmo sabe que estará seguindo uma conclusão equivocada. Para o teísta a admiração é muito importante e necessária para se crer em Deus.

     (C) Busca por padrões que façam sentido: Nós constantemente buscamos padrões que tenha ou faça algum sentido, incluindo que obrigue que algo aleatório faça sentido. Este ponto está ligado com a Admiração, e a busca por padrões que expliquem adequadamente tudo aquilo que admiramos ou queremos entender.  Podemos dizer que nos tempos modernos temos uma defesa contra a admiração inconsciente (no sentido de não possuir o conhecimento para verificar adequadamente estes padrões) e está falta de conhecimento levou nossos ancestrais a utilizarem Deus como resposta para todos esses padrões aleatórios e complexos de entender. Assim Deus se torna uma entidade necessária para explicar a aleatoriedade que encontramos em nosso mundo e em nosso universo, assim como para explicar o mal e o sofrimento, doenças, a chuva, a seca, o arco íris, e assim por diante.

     (D) Desequilíbrio Emocional: Estamos susceptíveis a mudanças em nossas emoções, porém quando nossas emoções não estão em um equilíbrio, elas nos impulsionam a buscar uma solução para o que estamos sentindo. Essas emoções nos obrigam a buscar algo que traga novamente o equilíbrio emocional.  Tais emoções podem oscilar toda vez que algo ruim acontece na vida, como perder o marido ou namorado, perder um familiar em um acidente ou por causa naturais. Assim doenças e situações complicadas como na área financeira ou por causa de drogas, álcool, cigarro, e também pelo simples fato de nossas emoções estarem oscilando. Todas essas questões tornam as pessoas mais abertas a ideias e contemplações sobrenaturais do que naturais e acaba as obrigando a procurarem por padrões aonde não existe nenhum. A razão de muitas pessoas buscarem Deus quando estão enfrentando problemas, é uma resposta simples de como nossas emoções nos enfraquece nos levando a crer no que não deveríamos crer, desta forma solucionando o problema a curto prazo.

     (E) Conexão com um plano: Este ponto é muito importante, muitas pessoas possuem ligação com o destino e que nada acontece por acaso. Tais pessoas procuram padrões aonde não é necessário, o que também as leva a uma conexão maior com alguma especie de plano. As emoções tornam essa conexão real e naturalmente por causa dessa conexão tal objeto se torna real. Se a pessoa tender a seguir mais suas emoções, ela tenderá a ser uma pessoa religiosa, porém se a mesma for mais cética e não seguir tanto por suas emoções, tenderá a negar a religião.

     (F) A ideia de que a Fé pode ser algo positivo: raramente alguém entraria em alguma religião na qual o Confiar, ou Fé, fosse visto como algo negativo. Quando as pessoas percebem que o salto de Fé pode ser algo positivo em suas vidas, elas estão mais aptas a abraçar a ideia deste salto . Porém se o salto de Fé fosse visto como algo negativo, a pessoa teria muito mais defesas impedindo que ela acreditasse que este salto de fé poderia ser algo positivo. Portanto acreditar que a Fé é algo positivo, auxilia na crença em Deus.

     (G) Evidencias e informações: Muitas pessoas tendem a serem um pouco mais céticas sobre o que acreditam, então colocam a prova aquilo que seguem. Muitas delas analisam evidencias e informações que colaboram e as impulsiona a acreditar. Por exemplo, muitas pessoas utilizam a Credibilidade dos evangelhos para acreditar em Jesus Cristo, porém raramente se questionam se os relatos dentro de tais evangelhos são verdadeiros. Por exemplo, A virgem Maria foi um erro de tradução, porém parece que para muitos, este erro de tradução é irrelevante. Damos o nome a este acontecimento de Viés da Confirmação, que faz o individuo buscar padrões que satisfaça aquilo que acredita e a negar aquilo que não está de acordo com o que acredita. Isso quer dizer que os erros e falhas contidas na Bíblia, não são vistas como falhas e assim a crença se mantêm.

    Com todos esses atributos processados a pessoa passa a sentir conectada com Deus, sentir um amor incondicional que sempre esteve lá, esperando por ela. Ela sente uma conexão como se todo o amor do mundo fosse jogado sobre ela. É como se uma nova realidade se abrisse diante dos olhos,e  mudasse completamente a forma de enxergar o mundo. A pessoa começa fazer alegações sobrenaturais e encontrar em Deus ou na espiritualidade uma resposta para aquilo que está sentindo e principalmente para o mundo a seu redor e para aquilo que não pode explicar ou entender.

    O Fato é que as emoções que a pessoa experimenta em sua experiência, torna essa experiência real e necessária, e principalmente leva a pessoa a se sentir mais positiva, alegre e feliz consigo mesma. Mas é importante que as pessoas saibam separar suas emoções daquilo ao qual as emoções as direciona. Não é o objeto que é real, mas nossas emoções tornam este objeto real. Nossas emoções nos leva em direções que em muitos casos não entendemos, apenas sentimos e isto para muitos é o que tem de mais importante e valioso. Não importa o quão errados estejam, aquilo que sentem os leva a não enxergar erro algum.

     Quando as opções acima mencionadas fazem efeito no individuo, a pessoa passa a se sentir conectada com Deus e assim ela passa a ter uma experiência religiosa. Não precisa ser todas as opções acima, pode ser apenas uma ou mais que estabeleça a conexão com Deus e o trabalho estará feito. Quando as emoções são ativadas e se encontram no ponto ideal, a pessoa estabelecerá uma conexão com deus, da qual pode durar toda a vida.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Segredos da Mente - A Crença em Deus - Porque as pessoas acreditam em Deus? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli