Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Segredos da Mente III - Porque as Crenças se firmam?



       Apresentada por Morgan Freeman, "Através do Buraco de Minhoca" explora os mistérios mais profundos da existência — as perguntas que intrigam a humanidade desde o seu surgimento. Do que somos feitos? O que havia antes do princípio? Estamos realmente sós? Existe um Criador? Tais indagações foram objeto de análise das mentes mais brilhantes da humanidade. Hoje, a ciência evoluiu ao ponto onde fatos e evidências concretas podem ser capazes de nos fornecer as respostas.

Parte III –  Porque as crenças se firmam?

Bruce Hood é um dos principais psicológicos britânicos. Seu trabalho recentemente lhe valeu um convite para ministrar a palestra natalina  do Royal Institution, uma das maiores honrarias científicas do país.

Bruce pesquisa a base psicológica das crenças religiosas, trabalho que começou no dia em que observou a sua filha dormir.

Ele não contemplava o milagre da vida, mas sim, o seu cobertor. É um paninho sujo, que tenho certeza que os pais certamente o reconheceriam.

Este pedaço de pano sujo, começa como uma espécie de tranquilizante, depois assume características estranhas, praticamente como se estivesse vivo. As crianças chegam a falar com ele, acham que ele tem sentimentos. As crianças tornam o pano sujo quase humano, se pensarmos bem isso é extraordinário pois é apenas um pedaço de pano.

Bruce queria descobrir porque as crianças acreditam que tais objetos são tão especiais. Então ele realizou uma experiência com crianças e uma máquina mágica. Bruce dizia as crianças que ele faria uma réplica perfeita dos seus brinquedos, graças na verdade, a ajuda de um assistente oculto. Depois, disse que elas podiam ficar com apenas um brinquedo e deviam jogar fora o outro.

Praticamente todas as crianças escolheram ficar com os originais e jogaram fora a réplica.

Eles precisavam do original de volta. Eu acredito que é porque pensam de forma essencialista. Essa é a ideia de que vemos o mundo com uma dimensão adicional. O essencialismo é a crença de que certos objetos tem uma essência oculta, que não pode ser transferido para uma cópia mesmo que está cópia seja totalmente idêntica a original. É uma convicção muito forte nas crianças, mas, nós adultos, superamos essa ideia de essência oculta?

Bruce achou uma resposta ao converter suas palestras num experimento que ainda foi testado na equipe da Royal Institution.

Ele diz que esteve em nova York no ano passado, e que comprou uma das canetas tinteiros de Albert Einstein. Ele diz que é uma caneta tinteiro original de Einstein e que tem muito orgulho. Ele oferece para seus expectadores olharem e passarem adiante a caneta tinteiro.

As pessoas ficaram maravilhadas e gostaram de visualizar a caneta e passar adiante.

Depois ele diz que tem outra coisa em uma caixa. É um cardigã. Pertenceu a Jeffrey Dahmer o serial killer que matou 17 pessoas, as cortou brutalmente, comeu e fez coisas desprezíveis.

Ele oferece para as pessoas segurarem, mas elas evitam pegar, olham com desgosto e desprazer. No final ele diz que a caneta e nem o cardigã, pertenceram a essas pessoas.

Bruce acredita que a ideia de que essências sagradas e más podem contaminar o mundo real é a forma mais primitiva de espiritualidade humana. A base que sustenta todas as Religiões.

Acredito que as religiões capitalizaram a presunção da existência de uma estrutura oculta. O que as religiões fazem é fornecer um suporte, uma narrativa, que permite as pessoas tentarem combinar essas forças de forma significativa e que traga sentido ao individuo.

Psicólogos como Bruce, afirmam que essa intuição espiritual inata pode ser um recurso de nossa mente inteligente para tentar explicar e trazer sentido para um mundo caótico. Mas essa crença inata em uma dimensão espiritual invisível geralmente é reforçada pela experiência, pois 1% de nós, irá visitar esse mundo misterioso em uma experiência extracorpórea.


Ao sairmos de nossos corpos encontramos Deus?






  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Segredos da Mente III - Porque as Crenças se firmam? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli