Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Segredos da Mente VI - Quando Perde-se o ser humano Busca padrões



Apresentada por Morgan Freeman, "Através do Buraco de Minhoca" explora os mistérios mais profundos da existência — as perguntas que intrigam a humanidade desde o seu surgimento. Do que somos feitos? O que havia antes do princípio? Estamos realmente sós? Existe um Criador? Tais indagações foram objeto de análise das mentes mais brilhantes da humanidade. Hoje, a ciência evoluiu ao ponto onde fatos e evidências concretas podem ser capazes de nos fornecer as respostas.

Parte V - Perdendo o Controle - O Desejo de descobrir propósito em nossas vidas nos levou a inventar Deus?


Introdução Clique Aqui

Porque ela morreu tão jovem? Porque o furacão destruiu nossa cidade? Porque ele ganhou na loteria?
Para muitos crédulos é tudo parte do plano de  Deus, mas hoje os psicólogos fazer outra pergunta: Porque sempre perguntamos o porquê?

O Desejo de descobrir propósito em nossas vidas nos levou a inventar Deus?

Jennifer Whitson é psicóloga da universidade do Texas em Austin. Ela estuda como o ser humano interpreta o significado de sinais e fatos no mundo ao seu redor.

O interesse no assunto surgiu quando ela era pequena e ficou obcecada com um baralho de tarô.
Ela diz: quando estava no Segundo grau fiquei empolgada com o tarô. Eu tinha meu próprio baralho, eu vivia jogando cartas. Elas me faziam sentir conectada a um padrão superior no universo, de certas formas as cartas me davam uma visão mais profunda do que eu tinha sozinha.

A estranha capacidade de tarô ou de um cartomante em ver fatos de nossas vidas é algo que muitos de nós vivenciamos. Quando Jeniffer concluiu seu doutorado, ela compreendeu cientificamente o motivo.

Nosso cérebro conecta as coisas e o faz naturalmente. Ao jogarmos as cartas, nosso cérebro intervém e começa a dizer: ‘terei problema com essa carta’, ‘esse é um desafio’ ou ‘talvez eu esteja procurando por isso’, isso aprece mágica. O cérebro começará a criar uma história. Mesmo eu não acreditando que elas não façam nada, mesmo que eu encarando-as como um conjunto aleatório através de vários símbolos e significados. É muito engraçado observar meu cérebro conectar todas essas coisas.

Quase todas as religiões ensinam que os fatos ocorridos no mundo estão conectados com uma Ser superior. Todos fazem parte de um plano divino, seja chamado de carma, a vontade de Deus ou de Alá. Quando ocorrem catástrofes, muitos fiéis, veem essas tragédias como uma obra de um poder superior, causadas por motivos que não podemos compreender, enquanto outros veem esses mesmos fatos como nada mais do que obra do acaso.

Jennifer criou um estudo psicológico para compreender porque as pessoas desenvolvem mentalidades tão distintas.

Os participantes entram no estúdio e nós dizemos: vocês verão uma série de símbolos correlacionados na tela do computador. O computador irá gerar  tais símbolos usando um conceito. Sua função neste teste é descobrir qual conceito é este.

Não dizíamos se os participantes estavam certos ou errados. Eles tinham total controle dessa atividade. Essa tarefa era um truque calculado para fazer os participantes se sentirem seguros antes do teste de verdade, a procura de padrões em imagens de ruído branco.

Depois, de responderem ao teste, mostramos uma imagem de estática, uma foto só com ruído, e perguntamos: Está vendo algo?Sim ou não?Se sim, o que?

Cada participante que observou o ruído branco o viu totalmente aleatório e sem sentido. Agora, jennifer repetiu a mesma experiência com um novo grupo, mas como aquecimento, Jennifer pré-programou o computador para frustrá-las.

O Feedback recebido é aleatório. Então eles serão aleatoriamente alertados se estão certos ou errados, independente da resposta que derem.

Neste segundo grupo de participantes, todos acham que falharam no teste inicial, e quando começaram a olhar as imagens de ruído branco, também notaram que não tinham o controle do seu ambiente.

Jennifer registou como isso altera sua percepção das imagens aleatórias do ruído.

Observando-as objetivamente, a resposta neste teste, deveria ser sempre ‘não’. O que vemos quando não há controle, quando as pessoas não estão no controle da situação, elas tem maior propensão de dizer ‘sim’, estou vendo algo nesta imagem, tem algo nela.

O trabalho de Jennifer mostra que quando não temos controle (falta de controle) estimula nossos cérebros a procurar padrões no que deveria ser algo aleatório. E de fato, pessoas que não possuem controle ou certo controle, encontram maiores dificuldades em sua vida, do que pessoas que possuem maior controle sobre suas vidas.

Todos os falsos padrões, todos os padrões ilusórios, estão conectados. Todos são influenciados pela falta de controle; Quando não há controle, a propensão é maior em ver coisas onde não existem. Verem situações que não ocorrem e verem padrões que é apenas uma ilusão. Tendem a verem conspiração no mundo a seu redor, que não existem, pois faz parte do nosso instinto tentar reagir a situação que não temos controle, desta forma, por meio de alguma alternativa nos dar de alguma forma um certo controle, mesmo que este controle seja apenas uma ilusão. Então, tentamos explica-la, compreendê-la, mesmo que seja uma falsa compreensão.

Esse efeito poderia explicar porque a religião é tão bem sucedida de entre os pobres e destituídos, já que estes teriam pouco controle sobre suas vidas e o mundo a seu redor e a religião tem pouco sucesso com o oposto, em pessoas que possuem controle sobre suas vidas e sobre o ambiente em que se encontram.

Em muitos casos as pessoas entram na religião por alguma falta de controle, como a morte de alguém próximo, o termino de um relacionamento e as dificuldades pós relação, por causa de alguma doença, por causa de ter passado e beirado a morte, por ter visto uma situação horrível, por procurar padrões que traga controle de alguma forma, é claro que isto tende a não afetar religiosos de berço, pois estes não tiveram a experiência de passar por alguma dessa situações para procurarem controle em um religião.

Quando as pessoas acham que suas vidas estão fora de controle, Deus as ajuda a dar sentido as coisas.

Há muita aleatoriedade em nossas vidas, muito caos ao nosso redor. Existem muitas coisas que não podemos controlar, por isso extraímos desse caos coisas significativas para nós, para criar uma história lógica de nossas vidas e para nossas vidas.


Psicólogos acreditam que nossa mente inteligente luta constantemente para dar sentido ao mundo e para nossa vida. Para cada ação deve haver uma causa. Mas há outros seres inteligentes no planeta, eles acreditam em Deus?

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Segredos da Mente VI - Quando Perde-se o ser humano Busca padrões Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli