Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Testemunho / Outros Cristãos – Parte 1



Você pode optar pelo Vídeo ou pelo texto.



Uma coisa que sempre me incomodou como Cristão era as aparentes divergências entre a ciência e a bíblia. A história de gênesis por exemplo, parecia em grande contradição com importantes conceitos científicos, como o Big Bang, Evolução, e mesmo a idade do universo.

Foi um grande alivio para mim na faculdade quando eu descobri o livro ‘A Ciência de Deus’ do físico Gerald Schroeder. A bíblia explicava Schroeder, não está em contradição com a ciência de maneira alguma.
A evolução era fácil, deus usou a evolução para nos criar. Adão e Eva foram criados quando Deus deu almas aos primeiros humanos evoluídos.

O big Bang também era fácil, era simplesmente o que deus tinha usado para criar o universo. A parte mais difícil para mim era a linha de eventos e é aí que o livro de Schroeder realmente brilhava.

Pessoas liberais e seculares que criticam a bíblia, por não dar uma sequência de eventos adequadas para a criação do universo, assim como os criadores da terra jovem, que acham que a bíblia tem a duração correta e que a ciência está errada, estão ambos omitindo do seu raciocínio que é uma das maiores descobertas que Einstein fez com a teoria da relatividade: Tempo é relativo.

O tempo para uma pessoa em um dado ponto de gravidade e velocidade é diferente do tempo experimentado por uma pessoa em outra. Não existe tempo absoluto. Então, se estamos pensando em quanto tempo passou para todo o universo desde o Big Bang, o tempo na terra não pode ser tido como o padrão ‘de fato’ e Schroeder encontrou um ponto de referência que de fato coincidia com os 6 dias da criação, como dito na bíblia, na forma de Radiação cósmica de Fundo.

Essa radiação tinha uma frequência baseada na sua temperatura no começo do universo e tinha outra quando a terra se formou. E se calcular a relação matemática entre essas temperaturas e aplica-las ao tempo, você encontrará que 6 dias se traduzem em 15 Bilhões de anos, o que é aproximadamente a idade do universo como observado da terra atualmente.

Esse conhecimento me deixou empolgado e inspirado. Esse era o elo que faltava. Eu me lembro que estava acostumado a ver os emblemas de Darwin na traseira dos carros das pessoas, zombando dos cristãos na cidade liberal onde eu fiz a faculdade, e pensava comigo, se eles soubessem, se eles tivessem lido o livro de Schroeder, eles iriam entender que não existe conflito entre Darwin e o cristianismo. A bíblia e a ciência eram dois lados da mesma moeda na linda criação divina. Não havia conflito!

Eu frequentemente argumentava ferozmente esse ponto em um dos fóruns que eu frequentava. Muitos ateus pareciam ficar impressionados com meu argumento da maneira como eu apresentava, uns poucos contra atacavam, mas também mostravam pouco conhecimento ou vontade de conhecer mais sobre a bíblia, então eu os desconsiderava como sendo desinformados.

O argumento de Schroeder me deu uma maneira de atingir os descrentes. Ficou claro para mim, que a única razão porque as pessoas eram ateias, é porque elas achavam que a ciência conflitava com a bíblia. Assim que eles entendessem porque a ciência não conflitava com a bíblia, eles poderiam acreditar.

Durante este tempo em minha vida, eu gostava de escrever resenhas para a amazona.com para produtos e livros que eu comprava. Um dos comentários que eu fiz foi para uma bíblia digital que eu comprei para o meu PDA. De tempos em tempos eu voltava para ver meus comentários para ver se alguém tinha os achado úteis. Em uma dessas ocasiões eu vi outro comentário que havia sido escrito após o meu. Chamava-se ‘Os Mesmos Problemas’:

Depois dos problemas de navegar estiverem resolvidos, o leitor da bíblia vai encontrar os mesmo problemas de credibilidade que existiam em todas as outras traduções ou formatos: a cobra falante, o sol e as estrelas criados depois da terra, o sol colocado no céu depois das árvores frutíferas na terra, mulher criada depois do homem, arco-íris não acontecendo até o dilúvio de Noé, pedaços de paus se tornando serpentes, uma mulher se transformando em um pilar de sal, crianças assassinadas por ordens divinas porque eles foram azarados em nascer com os pais errados e assim por diante.

Eu ainda estou esperando por uma tradução honesta o suficiente que comece desse jeito: Perigo, Crença literal nessas histórias podem ser perigosas para sua saúde. Tenha em mente que elas foram escritas por pastores beduínos primitivos e supersticiosos, ignorantes pelos padrões de hoje.

No começo eu fiquei muito bravo com esse comentário e achei completamente inapropriado. Minha revisão assim como a de outros leitores, eram sobre os problemas de navegação dessa bíblia, ninguém tinha tido a audácia de fazer um comentário sobre o conteúdo da bíblia em si, um tópico que eu achava muito extenso e intricando para caber em uma revisão do amazona.com. depois me acalmei. Essa é provavelmente outra pessoa que não sabe que a bíblia e a ciência são compatíveis. Ao invés de julgá-lo eu deveria lhe estender a mão.

Então enviei um email le assegurando que não existia nenhum conflito entre a bíblia e a ciência e lhe sugerindo que ele lesse o livro de Schroeder.

A resposta que eu recebi foi intimidadora.

O homem era um professor de Linguística e envolvido na academia por quase 40 anos e havia ensinado por universidade por todo o mundo, incluindo Stanford, Georgetown e a universidade estadual de nova Iorque. Ele também havia sido um ex -missionário.

Quando ele tinha minha idade que ele era igualmente confiante sobre suas crenças cristãs, ele me disse que isso tudo mudou para ele quando estava cursando a Universidade de Madri e Ramón Menéndez Pidal presidente da Academia Real Espanhola de Letras e um dos proeminentes estudiosos de história de  seu tempo, o convidou para usar sua biblioteca privativa, em sua casa no subúrbio de Madri, durante o ano acadêmico de 1961 a 1962. Onde Ramón explicou para ele com ampla documentação, como a bíblia se formou durante séculos.

Esse tipo variado de cultura e formação linguística, ele disse, me permite apreciar o fato de que não existe maneira, para a maioria das pessoas da tradição Judaico-Cristã, nem mesmo começar a entender o que eles queriam dizer com o termo ‘Deus’ e ao menos que eles estejam familiarizados com o material que podem ser lidos em livros bem acessíveis como a ‘História de Deus’ de Karen Armstrong e ‘Quem escreveu o Novo Testamento’ de Burton Mack.

O que os físicos em geral escrevem a respeito de deus, é uma perspectiva educadamente inadequada, simplesmente infantil e boba, que faz pessoas comuns, aceitarem de bom grato, sem um aprofundamento no assunto. Ele disse que ele já havia lido o livro a Ciência de Deus e não ficou impressionado.

Ele explicava que físicos como Schroeder tendem a sair de sua área de especialização, cometendo erros banais e raciocínio equivocado e mostrando pouco conhecimento do contexto cultural e humano, daquilo que estão comentando. Ele disse: ‘Mas se o livro de Schroeder faz sentido para você, então isso vai te ajudar nesse momento de sua vida’.

Eu senti uma mistura de emoções com essa carta. Primeiro eu fiquei irritado com aquela última frase, que achei arrogante. Em segundo lugar, era claro que esse sujeito tinha credencias muito superiores as minhas, em termos de experiências em teologia e ciências humanas.

Finalmente, essa foi a primeira vez que eu senti um verdadeiro desafio as minhas crenças, por uma pessoa sofisticada, estudada e bem articulada. Ficou claro para mim, que falar com essa pessoa, era exatamente o que deus queria que eu fizesse. Eu nunca ouvi falar dos livros que ele mencionou. Eu nunca ouvi ninguém dizer os tipos de coisas que ele dizia. Era claro para mim, que deus estava me trazendo conhecimento através desse homem  e eu tinha certeza que uma vez que eu tivesse recebido esse conhecimento, Deus me usaria para reforçar o meu relacionamento com Ele.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Testemunho / Outros Cristãos – Parte 1 Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli