Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

domingo, 17 de maio de 2015

11 Erros Teístas no Filme 'Deus não está Morto'


           Muito tempo depois do lançamento do filme resolvi assisti-lo. Encontrei a parte final do filme na qual o professor de Filosofia perde em sua própria lógica. Porém resolvi escrever este texto para que compreendamos a visão de muitos teístas em relação ao ateísmo e o porque está visão, assim como a mensagem do filme, é falha. Vamos começar nossas jornada com as 11 Razões do porque o Filme 'Deus não está morto' é uma fraude:

           1. Impor que a existência de Deus é necessária

           Este é um dos pontos mais interessantes. O real problema com está colocação é que vem a pergunta: necessário pra quem? Para toda a humanidade ou para saciar nossas necessidades ?

          Como a religião já sacou há muito tempo, o filme apela ao sentimental, às mazelas e às fraquezas do homem para levar as pessoas a continuar crendo na existência de Deus.

           O próprio ser humano em sua psique, acredita e crê em centenas de coisas diferentes, das quais possuem níveis de intensificação diferentes. Nossas crenças pessoais, aquilo que acreditamos, cremos, é a conexão psicológica entre o ser e um determinado objeto. Desta forma os objetos próximos a nós, como amigos, familiares, culturas, crenças, ambiente, ganham maior valor pessoal do que objetos distantes. Conforme crescemos, vamos adaptando ao mundo, mudando interesses, passando por situações complicadas e complexas, das quais levam milhares de pessoas a sentirem uma conexão tão forte com muitos objetos, que esses objetos se tornam necessários, assim a existência de Deus para alguns se torna necessária, assim como sua inexistência.

           A Ideia é importante, porém a conexão a essa ideia é o que a torna real. Desta forma a ideia de Deus se torna necessária. Então faço uma pergunta: Com a existência de milhares de Deus, supondo que somente 1 exista, não seria de se esperar que houvesse alguma orquestração psicológica da qual leve os indivíduos a crerem fielmente em uma falsidade? De fato sim.

           Isso quer dizer que ideias somente ganham valor pessoal, quando passam pelo processo cerebral que a torna necessária. Em outras palavras, este processo é real, porém as crenças são falsas. O que sentimos é real, nosso cérebro nos conecta com ideias, porém a ideia da qual estamos conectadas para nosso cérebro não tem importância, já que mesmo que uma ideia seja verdadeira ou falsa, o processo que nos faz acreditar nelas é o mesmo. O processo torna o objeto como necessário, quando na realidade não é.

           Nossas necessidades pessoais demonstram a necessidade de Deus para milhares e milhões de pessoas, por isso existem tantos deuses criados. Deus é necessário para explicar o universo e assim se passa a ser necessário? Bem, não existe qualquer argumento teísta bom o suficiente para isso (deixo aberto a discussões, podem enviar suas opiniões sobre essa frase), já que nenhum desses argumentos demonstram como Deus pode ser necessário, o que nada mais é do que o famoso 'Deus das Lacunas' ou 'deus dos mistérios'.

           2. Ninguém pode provar que Deus não existe

           Está é uma típica frase da abordagem teísta para defenderem o que acreditam. Porém devemos separar a resposta em duas:

           (A) Questões pessoais da existência de Deus
           (B) Questões racionais sobre a existência de Deus

           A afirmação em relação a 'provar' que deus não existe, tem enorme ligação com o ponto (A), já que processos cerebrais nos fazem acreditar fielmente em diversas coisas, o que nos leva a dizer que aquilo que acreditamos é necessário e existe. Bem, neste caso como é um processo cerebral, se espera justamente isso, já que sem este processo intensificando diversas de nossas crenças, não teríamos motivos para que nossas vidas girasse inteiramente em torno delas. De forma pessoal deus não existe, já que Deus não passa de um objeto que se tornou necessária por processos cerebrais. O que demonstra a razão de cada pessoa ter crenças pessoais diferentes e acreditar fielmente nesses ideias mesmo que sejam totalmente falsas.

           Em relação ao ponto (B) é possível provar que Deus não existe? De fato, não, mas carece de um contexto. Também não posso provar que existe um dragão em meu quarto, da forma que não posso provar um chale voador ou um Deus do espaguete voador. Não posso provar a negativa de nenhuma delas. O que fazemos racionalmente é encontrar boas razões para negar essas crenças indiretamente ou seja, encontramos razões e motivos que nos leve a negá-las.

           Por exemplo, não posso provar que não existem muçulmanos na política americana, porém se eu contar todos os políticos e concluir que não existe nenhum político muçulmano, isso diminuí drasticamente a possibilidade que exista muçulmanos na política americana. É assim que nós seres humanos damos créditos e é assim que a ciência trabalha. Através da Eliminação de possibilidades e da confirmação de outras nos levam a negar as piores opções e a aceitar somente algumas delas ou uma delas como verdadeira.

           Existem formas de provar que deus existe ou não existe? 'Provar' como disse é uma palavra que precisa ser revista pois carece de contexto. Mesmo que a ciência descubra tudo sobre o universo e conclua que deus não é necessário para explicar o universo, ainda assim não seria uma 'prova', porém existiria uma maior quantidade de motivos para negar a existência de deus. Quando alguém diz que ninguém pode provar a existência de Deus ou provar a inexistência de Deus, a pessoa em si está cometendo um erro, já que a palavra 'prova' nada mais é do que a negação de diversas opções e a aceitação de maior porcentagem de uma ou de várias opções que leve a uma conclusão.

           Se alguém pode provar ou não provar a existência? Não conheço ninguém capaz disso. Porém afirmar que deus existe é de tamanha ignorância, já que não existem informações o suficiente para declarar que deus existe.

           3. Ignorar os Erros de Gênesis 1 referente a Criação

           Assim como no Filme, muitos religiosos cometem o erro de interpretar gênesis da forma que bem entendem e assim dizem que as principais teorias científicas dão base para a Crença de que o Deus cristão é verdadeiro. Porém, é trágico analisar como distorcem a Bíblia para satisfazerem suas crenças. Irei deixar dois pontos dos quais demonstram que os teístas distorcem gênesis 1.

           (1) Aqueles que escreveram gênesis não possuíam o conhecimento moderno. Eles não escreveram uma criação que poderia ser interpretada da forma que os teístas modernos querem, mas sim deve ser interpretada como foi escrita, ou seja, a criação em 6 dias e em um período de no máximo 10 mil anos. Os teístas modernos, utilizam a Criação como bem entendem para assim terem justificativas tanto para acreditar em deus quanto para dizer que a ciência apoia o teísmo. Será que é verdade?

           (B) O que a ciência de fato diz em relação a criação? Será que a Ciência está de acordo com gênesis? O texto possuí 12 partes, passarei uma e o restante  Basta Clicar aqui para ser redirecionado. 

           Conclusão: a Ciência não confirma a história de Gênesis 1. Seria bom os pastores pararem de mentir sobre isso.

           4. Ateus são ateus por causa da frustração e ódio contra Deus

           O Filme Deixou claro que o professor somente é ateu por causa do sofrimento do mundo e assim buscou através da razão e filosofia validar cada um de seus argumentos. O Filme deixou claro, ao passar uma imagem sobre o ateísmo, como um posição de teimosia e não racionalidade. O que é de impressionar se parar para pensar, já que quem afirma isso, nada mais é do que um ignorante sobre o assunto. Se soubesse o que está dizendo, não abrira a boca para falar tanta bobagem.

           O filme mostrou um papel importante, pois demonstra como muitos teístas possuem tamanha convicção no que seguem que evitam ver o óbvio.

           (A) Acreditar ou não acreditar não é uma decisão baseada no Livre Arbítrio.
         
           Isso porque se de fato, pudemos tomar decisões como acreditar em Deus ou não, não existiria necessidade de nosso inconsciente. Isto quer dizer que qualquer decisão que tomamos, primeiramente ela é inconsciente e depois se torna consciente. Caso esteja duvidando do que estou dizendo, Clique neste link e será redirecionado para profissionais na área falando sobre essa diferença. Ou seja, a existência do inconsciente nega a validade do Livre Arbítrio. O que existe é a ilusão do livre arbítrio. Essa ilusão é importante pois gera a sensação de que podemos escolher uma entre várias opções, quando de fato não existem opções.

           (B) O Livre Arbítrio ou ideia de Livre Arbítrio surgiu antes das descobertas sobre o inconsciente. Ou seja, qualquer afirmação da qual não leva em consideração o inconsciente, não pode ser levada a sério. Não tomamos qualquer decisão consciente sem primeiro ela ser tomada inconscientemente. O que demonstra que não temos controle sobre nossas decisões, principalmente quanto mais intensa for. Se alguém diz que somos livre para escolher um determinado caminho, a ilusão deste individuo é tanta que é o mesmo que dizer que nós podemos controlar nossas emoções. Porém como nossas emoções estão fora do alcance de nosso consciente, não podemos alcança-la e muito menos controla-las. É o mesmo que dizer que podemos controlar o gosto pela música, ou seja, que podemos parar de gostar neste exato momento de um estilo de música e passar a gostar de outro. Impossível e me impressiona que existam pessoas que acreditem nesta mentira. Essa é a mesma questão em relação a Deus, como o acreditar e crer é algo inconsciente, não podemos tomar essa decisão como se fossemos livres para fazê-la. Por essa razão muitos religiosos dizem que não importa eles não vão deixar de acreditar em Deus, ou seja, os processos cerebrais são tão poderosos que gera uma obsessão pelo objeto necessário.

           Em relação ao que consideramos mal e bem é o mesmo principio. Não podemos simplesmente escolher fazer o bem ou o mal. Nossas emoções podem nos levar a fazer o que é 'mal' e justificar como sendo algo positivo pois nos sentimos bem com nossas ações. Nenhuma decisão que tomamos de fato somos livres para fazê-la.

           Existem influências menores das quais podemos não ser afetados fortemente, o que nos permite ter a ilusão de que temos controle sobre nossas emoções por exemplo. Quando nossas emoções ultrapassam nosso limite, nossas emoções não podem mais ser 'controladas' e naturalmente somos obrigados a lidar com elas da melhor maneira. O cérebro humano demonstra que o Livre Arbítrio não acontece como muitos teístas afirmam, principalmente aqueles que acreditam em algum deus provido de algum livro.

           Diversos ateus podem ser ateus por não compreender porque um deus totalmente bondoso permite que o mal aconteça, porém existem milhares de outros ateus que compreendem o problema do livre arbítrio, ou simplesmente se sentem melhor por serem ateus e outros ainda, pelo fato de não existir uma boa base para que alguém acreditar em qualquer divindade.

           5. Utilizar Deus como Motivador

           O Filme demonstra os aspectos das crenças baseados na Motivação e em como é difícil acreditar em Deus ou defender Deus. O Filme deixou claro que Deus é buscado quando existe a falta de controle e a Motivação ou seja, as pessoas buscam Deus com frequência em momentos de necessidade, desespero, e essa é a principal razão das religiões e dos deuses demonstrarem a incapacidade do ser humano de lidar com situações difíceis e estressantes. A busca por uma saída externa como Deus é uma demonstração da forma como nosso cérebro funciona ao procurar soluções rápidas para os problemas, mesmo que não seja as melhores. Por isso educamos nosso cérebro racionalmente a se adaptar e diminuímos a influência desse processo cerebral. Por essa razão algumas pessoas são capazes de lidar com o sofrimento internamente ao invés de procurar um objeto externo.

           O próprio Einstein ao escrever a dedicatória em uma Bíblia, escreveu que a Bíblia 'é uma grande fonte de sabedoria (não científica é claro) e consolo que deve ser frequentemente lida'. O próprio Einstein que não acreditava no deus Bíblico, porém tinha uma inclinação pelo Deus de Spinoza já compreendia o porque a Bíblia influenciava milhares de pessoas e duas palavras se destacam sendo 'sabedoria' e 'Consolo'. Sabedoria no sentido de seu valor histórico e não científico e consolo, ao qual envolve a motivação, a busca por controle emocional , sem contar que a Bíblia é uma forma simples de explicar as coisas, do qual pessoas simples encontram a satisfação necessária. Gosto de dizer que a falta de conhecimento, maturidade e adaptação são as principais causas que levam as pessoas a buscarem Deus.

           Quando se perde o controle Deus entra para satisfazer as necessidades Clique Aqui para saber mais. O Filme utiliza Deus como motivador e principalmente uma forma psicológica de trazer equilíbrio para a vida, porém ignora os processos cerebrais que nos faz ter equilíbrio e desequilíbrio.

           6. O problema do mal


           Existem 7 bons motivos para negar o Argumento do Mal provido pelos teístas, do qual dizem que Deus é totalmente bondoso.

           Clique Aqui para ser redirecionado ao Link sobre os 7 motivos para negar o argumento teísta da maldade.

           Clique Aqui para ser redirecionado ao link ao qual demonstra que Deus não é totalmente bondoso.

           Após ler os textos acima, não terei motivos para acrescentar alguma coisa.

           7. Dizer que somos Livres para fazermos nossas escolha

           Teístas em especial, acreditam que somos livres para tomar decisões, fazer escolhas. O fato é que não somos livres para fazer tais escolhas ou tomar tais decisões. A razão é bem simples e pode te deixar de boca aberta. Quando surgiu as primeiras ideias de Livre Arbítrio não existia nenhum conhecimento sobre o cérebro humano como temos hoje. Isso quer dizer que a conclusão que chegarem é de que nós escolhemos o caminho que vamos seguir sem interferência.

           Está posição teísta, é o mesmo que dizer que você pode escolher ser homem ou mulher. Ou que você é capaz de controlar suas emoções. O Livre Arbítrio cai por terra com a existência do inconsciente e as questões Biológicas. Isso implica que somos determinados, e seguimos naturalmente nossas tendências ou nossas emoções. O Sentido de vida que é um processo em nosso cérebro que permite que algo direciona e guia toda nossa vida, porém não podemos escolher entre esse algo ou outro algo. Dizer que podemos escolher viver com deus ou sem ele, se encontra no mesmo problema.

           Se o individuo tem seu sentido de vida direcionado para o ateísmo, o mesmo não pode escolher deus, já que deus não terá sentimo emocional assim como não fará parte do sentido de vida do individuo. O mesmo acontece com o oposto, ou seja, com os indivíduos que acreditam em deus. Esses não podem aceitar o ateísmo, ou o agnosticismo, sem antes perder sua conexão emocional. Enquanto a conexão existir, tenderemos obrigatoriamente a seguir aquilo que nos traz sentido de vida. Está não é uma questão consciente, da qual possa ser aceita como 'Liberdade de escolha', pois de fato não somos livres para fazer tais escolhas.

           Compreenda um pouco mais no vídeo abaixo



           8. Ateus veem a religião como um mal contra o conhecimento e a razão

           O fato é que existem diversas pessoas que alegam o mal das religiões. Muitos ateus, incluindo eu mesmo, assim como muitos teístas, já que os mesmos vivem dizendo e acreditando que sua ideologia é verdadeira e o restante é falsa. Naturalmente a ideologia seguida se torna algo bom, e todas as outras ruins. Naturalmente os teístas utilizam o mesmo argumento.

           Porém vamos tentar ir um pouco além. O Filme deixou muitos pontos bem esclarecidos sendo um dos principais que os ateus veem as religiões como algo ruim contra o conhecimento e a razão. De fato é verdade para muitos ateus, porém não se remete a todos os ateus.

           Muitos ateus compreendem o papel da religião na história, e respeitam esse papel. Da mesma forma que não odeiam a religião ou a veem como um mal contra o conhecimento e a razão. De fato, está nem mesmo é uma questão baseada apenas no ateísmo. Cada vez mais no mundo moderno, teístas, agnósticos, e ateus, se juntam contra ideologias ruins e negativas. O Nazismo por exemplo, é uma ideologia ruim vista por todos, porém as religiões estão sendo questionadas se realmente são boas para o mundo.

           A conexão das pessoas com a religião, torna a religião importante, porém a ideologia dessas religiões são questionadas. Não importa o bem que elas fazem, pois podem causar em muitos casos um mal necessário ou um mal ainda pior. Não é novidade que as religiões mataram milhares de pessoas da mesma forma que os livros religiosos, que são a base da religião, criam o preconceito e a discriminação. Pode olhar o antigo testamento ou olhar como seguem o Torah. Existe um mal nas religiões escondido em forma de bem, que é justamente aquilo que os ateus que defendem que a religião é um mal necessário ou um mal a ser evitado. alguns exageram nos ataques, porém outros fazem excelentes observações.

           O Filme ignorou completamente este ponto, colocando os ateus se somente vissem o mal nas religiões e por isso a evitam sem olhar ou analisar os argumentos.

           9. Viver sem Deus é uma questão Psicológica (Emocional)

           O Filme deixou claro que a intenção era demonstrar que o ateísmo é uma questão pessoal, baseada principalmente na ignorância.

           O fato é que quando falamos de questões pessoais, elas são emocionais. O teísmo, o ateísmo, primeiramente são posições pessoais. Demonstram como o individuo se sente e como deseja viver. Porém transformar a questão em um problema psicológico não deve ser visto como uma boa forma de atacar o ateísmo. É claro que o filme é interessante, porém falhou em demonstrar que racionalmente os argumentos para a existência de deus não apontam para deus.

           O argumento moral, o argumento da causa primária, não apontam para Deus, porém por causa das deduções equivocadas dizem que estes argumentos são a favor da existência de deus. O argumento da causa primária por exemplo, demonstra que é necessário uma causa primária, porém não diz qual seria está causa primária. O argumento da ressurreição de cristo falha, pois existem diversos erros tanto nas históricas contadas, da qual diminuem e muito a credibilidade dos relatos dos evangelhos, já que os evangelhos entram em acordo em diversos pontos, porém discordam de diversos outros, demonstrando uma dificuldade para compreender a história de Jesus adequadamente. Outro ponto importante é que os teísta acreditam que uma virgem deu luz a Jesus, porém não existe nenhuma base Bíblica que comprove que existiu uma virgem maria. Segundo as descobertas, foi um erro de tradução. Existem diversos outras razões que demonstram melhores razões para descrer em Deus do que em aceitar deus. Porém se falarmos de questões pessoais, nada disso importa.

           10. A ciência apoia a existência de Deus

No Filme, tentam demonstrar que a ciência dá bases para a existência de deus, o que fiquei impressionado de ouvir. Mesmo que seja óbvio que a Bíblia tenha muitos problemas, mesmo que a ciência negue Gênesis um, e mesmo que a ciência não afirme de forma alguma que as descobertas apontem para a existência de deus, diquei impressionado na capacidade do filme em afirmar sem demonstrar que a ciência da bases para a existência de deus. Fiquei impressionado.

As informações estão nas abas de menu, principalmente em relação a Bíblia ou a Ciência. Fique a vontade para ler os diversos textos e vídeos ali mencionados.


           11. Frase marcante do Filme: como alguém pode odiar algo que não existe?


           Essa frase foi a melhor, pois demonstra a ignorância teísta do filme. Para que não fique em duvidas, irei dar um exemplo para que entenda melhor.

           No mundo existem milhares de deus. Utilizando o argumento teísta de que somente um deus é necessário, então vem a pergunta: como alguém pode acreditar em um deus falso?

           Essa pergunta assim como a pergunta marcante do filme, se baseiam em questões psicológicas envolvendo processos em nosso cérebro, dos quais nos permite odiar, amar, algo que não existe ou que existe. Então é possível alguém odiar algo que não existe e da mesma forma seguir ou amar algo que não existe.

           Como argumento essa frase marcando não tem muito efeito, porém para quem houve, pode sentir que quem utilizou a frase venceu o argumento. Porém, não deixa de ser uma falácia baseada na ignorância, pois se a pessoa soubesse que existem diversos processos cerebrais que nos fazem amar ou odiar algo, está frase não teria sido usada.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

27 comentários:

  1. Excelente artigo, vou divulga-lo onde eu puder :).

    ResponderExcluir
  2. Creio que a religião em si, seja emposta aos seres, pois você nasce, cresce e convive diariamente com alguém ou o mundo te influenciando a uma crença.
    Tenho uma família religiosa e mesmo que meus parentes sempre me influenciaram a acreditar em deus até hoje não consigo racionalizar está ideia.
    Certo momento da minha vida fui mais a fundo a buscar a existencia de deus e cristo, descartando toda a propaganda em si, somente achei desgraças tipo massacres, preconceitos a outras crenças, racismo e genocídio.
    Voltando a minha realidade decidi que é melhor deixá-los com suas crenças e me ver como mais um ser humano racional no meio de um mundo podre religioso.

    ResponderExcluir
  3. Creio que vcs nao entenderam o principio do filme em relaçao a existencia de Deus,1:Deus pode como nao pode exister quem pode nos garantir isso vcs ateistas ou os teista?
    2:ele diz que quem deve acreditar é a propia pessoa e nao alguem impondo isso a ela
    3:nem ateista e nem teista tem uma resposta definitiva,apenas isso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1: ônus da prova é de quem afirma, não quem nega. Isso chama-se lógica.
      2: acreditando que vc vivesse na Índia, com a maioria da população Hindi. Qual a probabilidade de vc também ser Hindi? Mais fácil então: num edifício, com uma fila para o elevador; qual a possibilidade de vc entrar como último na fila ao invés de se colocar na frente da mesma? A psicologia social explica isso facilmente...Google it!
      3: existe uma grande diferença entre "não ter resposta" e "não procurar resposta". A ciência e os ateístas não tem todas as respostas, isso é certo, mas não se contentam com "deus quis" ou "deus fez". A maior diferença é essa.
      Teístas tem uma grande capacidade para ir à escola, aprender sobre ciências e aos domingos esquecer tudo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. A verdade é, que a cada momento em que a humanidade tentou se afastar de Deus, tudo piorou e essa continuará sendo a tendência. Não julgue nós teístas por não aceitarmos tudo que se diz ser comprovado pela ciência. É muito mais lógico acreditar que um ser supremo criou a tudo, do que acreditar que o nada criou tudo e que por muitíssima coincidência foram criados milhares de milhares de galáxias que se movem em sincronia, e que por mais coincidência ainda nós surgimos no planeta mais habitável do sistema solar e fomos todos evoluídos de um único microorganismo, tendo toda essa complexidade em nossos corpos. Não quer acreditar, isso é uma escolha sua, apenas isso.

      Excluir
  4. Eu vou dizer so com respeito ao livre arbitrio, a biblia nao apoia o livre arbitrio humano em nenhum momento. Voce pode ler joao calvino, lutero, jonathan edwards e vai ver que eles diziam que o livre arbitrio do homem é escravo, NO ENTANTO, antes de adao pecar o homem tinha a total capacidade de escolher entre o bem e o mal, nao era uma escolha de escolher se era homem ou mulher, a definição era entre escolher pecar e nao pecar

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa, nem tudo o que é argumentado no filme os cristãos concordam, eu achei os argumentos do filme muito aquém dos argumentos que mestres teologos podem apresentar e que eles deveriam ter procurado esses homens pra fazer um filme mais profundo, mas a teologia apresentada no filme é fraca, incosistente com a biblia em varios pontos, eu assiti o filme e confesso que perdi meu tempo pela falta de profundidade e tambem nunca recomendaria ele pra um ateu assistir. se eu for recomendar um livro pequeno de facil leitura seria o Deus que se revela de francis schaeffer

    ResponderExcluir
  6. na minha opinião mais um filme preconceituoso para denegrir ateus, por fim muita gente ama o que não existe

    ResponderExcluir
  7. 1 - Impor que a existência de Deus é necessária: Necessário é primeiro provar sua existência, depois se é necessário na vida de alguém!
    2 - Provavelmente, pois não é possível provar que algo que nunca existiu tenha existido, porque nunca existiu, evidências só existem de coisas que existem ou já existiram um dia e desapareceram (Dinossauros por exemplo), quanto a Deus já houve tempo e dedicação o suficiente para considerar o fracasso daqueles que tentaram provar sua existência, portanto nunca existiu!
    3 - O Gênesis - comprova a mentira Teísta um Deus seria preciso e verdadeiro nas suas respostas, mas erra não só no Gênesis, mas em várias passagens da Bíblia.
    4 - Frustração e ódio contra Deus: Este é o tipo de resposta emocional que um Teísta daria não um verdadeiro ateu, um Ateu bem instruído sabe que precisa de lógica e evidências, não de sentimentalismo para comprovar suas afirmações, é uma falácia tenta nos atribuir característica que pertencem aos Teístas não aos Ateus bem instruídos.
    5 - Deus como motivador: De novo tentando impor que o seu pensamento ilógico é necessário a todos,Como um Ateu poderia motivar-se com as provaveis recompensas daquilo que nunca existiu, como pode o inexistente motivar e recompensar alguém? De novo esbarramos com o problema da ausência de comprovação de existência de um Deus.
    6 - Os Teístas convivem com o mal desde sua existência, apelando a vários Deuses para bani-lo o que sempre foi um fracasso, se existe um Deus ele não quer o não pode banir o mal o que o desqualifica com um Deus a ser levado a sério.
    7 - Somos livres para nossa escolha, só os ateus podem ser considerados livres pois se submetem as leis por sua vontade própria, sem esperar nenhum suborno celestial, Ateus sabem que é melhor ser bom porque a bondade é melhor que a maldade, e quando buscam razões para ser bom se perguntam se eu gostaria que alguém me fizessem o que pretendo fazer com esse alguém.
    8 - Ateus veem a religião como um mal contra o conhecimento e a razão: E é mesmo, podemos discordar de todos aqueles que falam em filosofia religiosa, a filosofia tem como característica principal o pensamento critico a busca isenta da verdade, pensamento religioso é doutrinário,dogmático e estático, estranho é que alguns teístas usam a afirmação de que não existe verdade absoluta para atacar a ciência, sem atentar que a Bíblia pretende apresentar uma verdade absoluta universal e estática para suas crenças o que se revelou um erro.
    9 - Viver sem Deus é uma questão Psicológica (Emocional): Pelo contrário é viver com Deus, pois as crenças religiosas exigem fé não evidências racionais de verdade aceita pelos ateus, não para crer pois o verdadeiro ateu não crer mas entende, ele não se encomoda em dizer que não possui uma resposta para algo sem explicação ainda, não age como o teísta que finge ter uma resposta que é uma invenção falsa.
    10. A ciência apoia a existência de Deus; Só se for a ciência bíblica a única que um Teísta pensa conhecer, a razão de ser da Ciência é justamente encontrar as respostas envoltas na ignorância como o senso comum e o pensamento religioso.
    11. Frase marcante do Filme: como alguém pode odiar algo que não existe? Um ateu não odeia Deuses mas a conduta daqueles que dizem conhecer sua vontade, como os terroristas muçulmanos, que explodem tudo em nome da "Vontade de Deus", da "Santa inquisição católica", das cruzadas, da perseguição aos homossexuais, combate aos métodos anti-conceptivos e de uma infinitude de atitudes próprias de fanáticas que acham que servem a uma verdade superior sem se questionarem se estão certos ou errados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quero andar com você no recreio.

      Excluir
    2. hahahahahah eu adorei seu comentário! pra mim tu resumiu direitinho

      Excluir
  8. Não precisei ler tudo para saber o a que ponto vcs quiseram chegar. Vcs ateus sentem-se ameaçados com qualquer palavra que leve a Deus. O fato de contestarem esse filme demonstra mais uma vez isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E voce demonstra a tipica atitude limitada de um religioso na frase "Nao precisei ler tudo". Voces até agora não perceberam que esse é exatamente o problema de voces, nunca lêem tudo, somente ficam repetindo como papagaios o que lhes foi dito dentro do meio religioso e por nunca lerem tudo, nunca questionam NADA. Samara, voce sofreu uma lavagem cerebral parte porque provavelmente nunca "leu tudo"

      Excluir
    2. E vc nunca leu As cinco vias de Aquino né? Nem o argumento kalam? O erro de vcs atelhozinhoxxx é ver qualquer post, ou livro ateista e achar que aquela é a verdade absoluta. Você não acha mesmo que são todos os ateus que lêem tudo né? Kkkkkkk

      Excluir
  9. Também não curti o filme mais acredito em um ser superior que rege o universo e acredito em um deus que é amor independentemente das nossas convicções teológica
    Como cristão gostei do seu posicionamento relação ao assunto não importa suas idéias contrárias com a minha crença também não me importo se o mundo disser que não existe deus mesmo assim continuo firme na minha fé
    O que me faz acreditar não é ciência e experiência com deus
    Outra coisa que maioria dos teístas fazem e eu não aprovo é tentar a qualquer custo te convencer que Deus exiate

    ResponderExcluir
  10. Também não curti o filme mais acredito em um ser superior que rege o universo e acredito em um deus que é amor independentemente das nossas convicções teológica
    Como cristão gostei do seu posicionamento relação ao assunto não importa suas idéias contrárias com a minha crença também não me importo se o mundo disser que não existe deus mesmo assim continuo firme na minha fé
    O que me faz acreditar não é ciência e experiência com deus
    Outra coisa que maioria dos teístas fazem e eu não aprovo é tentar a qualquer custo te convencer que Deus exiate

    ResponderExcluir
  11. Eu, na minha ignorância poderia refutar todos os argumentos do "escritor". Como citar as curas que a ciência não explica, os corpos incorruptíveis, Santo Padre Pio (que até hoje ninguém sabe como ele fazia bilocaçao, curas, saver da vida de pessoas que ele nunca viu). Ou o argumento que a Igreja impediu a modernidade, sendo que as primeiras universidades, contrariamente, foram criadas pela igreja. Pe Lameitre é o criador da teoria do Big Bang!. A suma Teologica de São Tomás de Aquino, que é um marco da filosofia e ainda hoje tem grande destaque. A Biblia não é uma revelação científica. A Biblia é uma revelação religiosa! Do pó vieste, e ao pó tornarás. Da terra foi criado e a ela voltará. Do carbono foi feito! Não viemos do macaco, somos primatas espécies diferentes. Queria saber se esse moço já estou realmente. O "Sol e a Lua" foram criados no quarto dia. Mas como havia dia sem sol? Novamente, a Biblia é religiosa e a verdade que ela revela é que tudo veio de Deus. "Um piscar de olhos são mil anos para Deus". Quem interpreta literalmente um texto religioso de 4-6 MIL anos? O filme busca um público especifico, e não converter ateus. E se fosse para contestar teorias, a maioria das teorias aceitas hj em dia podem ser contestadas. A relatividade de mais de 100 anos só foi "provada" agora. E sinceramente, é preciso ter mais fé que o mundo surgiu ao acaso, que a vida surgiu ao acaso, e que uma unica célula anaerobica, nascida do acaso e golpe de sorte, tenho originado toda vida que existe nesse mundo!

    ResponderExcluir
  12. Quero levantar uma objeção sem levantar a questão do teísmo, mas sim à crítica do Livre Arbítrio realizada.
    Primeiramente, sustentou-se que ele não existe pelo simples fato da existência do inconsciente, uma teoria de um ramo da psicanálise, a qual não são todos adeptos, indo no caminho inverso do que é chamado de ciência (pois ciência trabalha com teorias e hipóteses, nunca com verdades absolutas) e contradizendo o objetivo da página.
    Segundo, se não existe Livre Arbítrio, a ética se esvai e junto com ela o direito. Ou seja, qual seria a premissa para julgarmos alguém como culpado de algum ato se este não tem controle sobre ele? Este ponto já foi pensando por Kant em 1785 na Metafísica dos Costumes, onde ele coloca que se não há liberdade na ação, esta possui uma causalidade natural que não podemos chamar de Ética ou Moral. Até mesmo Freud trabalha a questão da Lei Moral na sua obra Totem e Tabu, partindo de uma vontade livre de ação.
    Portanto, dizer que o livre arbítrio não existe coloca todo o sistema social em colapso, principalmente o direito, não permitindo nenhum tipo de imputação de culpa a ações se estas forem sempre condicionadas pelo inconsciente.
    Aqui vale lembrar a diferença entre influência e determinação. Ser influenciado pelo inconsciente faz todo sentido, pois ele é formado por meio de experiências já tidas anteriormente, mas dizer que todas as nossas ações são determinadas por ele acaba com qualquer tipo de ação deliberada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por aparecer mas você está errado e muitos desses pensamentos atrasado. A idéia de livre arbítrio não leva em consideração os impulsos, tendências e influências que levam o ser humano a fazer escolhas. Certo ou errado não é baseado no livre arbítrio, mas sim no que é prejudicial e no que é bom. Por exemplo, um assassino que sente prazer em matar, em si ele tem a escolha de não matar, mas essa decisão de 'não matar' de fato é uma ilusão dada as tendências e influências que o levaram a matar.

      Em relação ao 'inconsciente' pode significa 'tudo aquilo que nos influência que não estamos cientes', em outras palavras impulsos biológicos, psicológicas e também até culturais.

      Um exemplo clássico desse problema: você tem duas escolhas (a) ou (b), o que te levaria a escolher (a) ou (b)? Vamos aumentar as apostas a opção (a) é o teísmo (b) é o ateísmo, qual você escolheria? Se você disser que é livre para escolher pelo fato de ter duas opções, você está enganado. Dada suas tendências, cultura, impulsos, necessidades, vivência, adaptação, conhecimento, maturidade, experiências, você pensa que escolhe a opção (a) ou opção (b), mas não é exatamente isso que acontece. Todo o caminho percorrido te levará a ser obrigado a escolher uma das opções obrigatoriamente. Não é uma questão de escolha pois você não tem qualquer controle sobre a conexão psicológica em relação a objetos, ideias ou necessidades.

      Você teve a escolha, mas nunca foi livre para escolhê-la.

      Excluir
    2. Sabe porque muito vêem a psicologia como pseudo-ciência? Falta de fontes, falta de pesquisas empíricas verificáveis. Tudo isso que você expôs não passa de um dogma pseudo-científico. Onde está o inconsciente no momento da concepção do ser humano? Para haver o inconsciente tem de haver algum processo de repressão. Mesmo que todos os seus pensamentos sejam atualmente dados pelo seu subconsciente, há um ponto zero onde o subconsciente ainda não existe. Talvez você possa dizer então que a primeira ação foi tomada por instinto. Mas, instinto e inconsciente jamais podem ser igualados. Não seja tão rápido em tachar pontos de vista diferentes do seu como "errados".

      Excluir
  13. PRIMEIRO PROCUREM TER A CERTEZA DE QUE DEUS REALMENTE NÃO EXISTE ,QUANDO VOCÊS O BUSCAREM E ELE NÃO SE REVELAR A VOCÊS E ENTÃO NESTE MOMENTO VOCÊS TIVEREM A CERTEZA DE QUE ELE NÃO EXISTE AI VOCÊS PODEM ARGUMENTAR SOBRE.POR QUE TENHO PARA MIM QUE NINGUÉM PODE FALAR DE ALGO QUE NÃO CONHECE ,grata ❤

    ResponderExcluir
  14. porto 20.11
    nos quais o deus deste século(diabo)cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de cristo, que é a imagem de DEUS. 2ª CO:4-4

    ResponderExcluir

Item Reviewed: 11 Erros Teístas no Filme 'Deus não está Morto' Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli