Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

terça-feira, 19 de maio de 2015

5 Erros teístas sobre o Livre Arbítrio


Você já deve ter ouvido falar sobre o livre arbítrio. O Livre Arbítrio é um argumento ou afirmação teísta de que nós somos livres para fazermos nossas escolhas (podemos escolher entre Deus ou viver sem Deus, sem existir qualquer influência que nos leve a acreditar ou não acreditar). No texto de hoje lhe darei 5 bons motivos para negar a afirmação teísta sobre o livre arbítrio.



1.    Nossas Emoções

Nada somos sem nossas emoções. Não podemos dizer que algo é bom ou ruim sem emoções. Não podemos dizer que algo é moralmente certo ou não, sem nossas emoções. Sem nossas emoções, fazer o bem e fazer o mal, teriam o mesmo valor e indiferença.

Porém surge uma pergunta: Podemos controlar nossas emoções? Confira uma breve explicação da importância de nossas emoções e como elas nos afetam:



Muitas pessoas afirmam que é possível controlar nossas emoções. Mas será que eles estão certos em fazer tal afirmação?

Conforme o tempo passa aumentamos nossa experiência,  maturidade e inteligência , desta forma ampliamos nosso limite ao qual lidamos com as emoções da melhor forma dentro daquilo que conhecemos. Quanto menos a pessoa trabalha suas emoções, naturalmente menor será o limite.

Segundo o Livre Arbítrio somos livres para fazer escolhas, porém e quando nossas emoções nos influenciariam nas tomadas de decisões? O que acontece com a pessoa quando suas emoções lhe fogem do controle?

(1)                   Se existe um limite de controle, que pode ir se expandindo conforme ganhamos experiências e conhecimento, isso demonstra que não podemos controlar este limite e muito menos controlar nossas emoções como muitos dizem. Se de fato fossemos livres como os defensores do livre arbítrio dizem, então deveríamos ser capazes de controlar nossas emoções e expandir esse limite para decidir sem ser influenciado por qualquer emoções. Pena que isso não acontece.

(2)                   Quando nossas emoções ultrapassam esse limite controlável, começamos a perder de vez o controle, e quanto mais nossas emoções se afastam deste limite, menos controle temos.

Se de fato, quanto mais intensa são nossas emoções, menos controle temos sobre elas, isso implica que quanto menos controle, menos aptos estamos a fazer uma escolha racional e adequada. Buscamos satisfazer nossas emoções, ao invés de tomar a melhor decisão. A Imagem abaixo demonstra que nossa vida gira em torno de certas crenças, confira:












A imagem acima demonstra que temos existem diversas crenças que simplesmente ignoramos. demonstra as crenças que nos afetam, porém não faz tanta diferença em nossas vidas. É como assistir um filme por entretenimento. Porém diversas outras crenças nos influenciam diretamente, de tal forma que sem algumas delas nossas vidas teriam pouco sentido.

Abaixo está uma pequena lista de coisas que os defensores do Livre Arbítrio possuem dificuldade em demonstrar que realmente somos livres, confira:

(A)                  Você está apaixonado(a) pelo garoto(a) mais incrível e lindo(a) que existe. Por causa de suas emoções, você pode escolher, não estar apaixonado(a)? Isso implica que você não é livre para fazer está escolha.

(B)                   Você está com ódio e raiva de alguém, você é capaz de escolher não ter raiva e ódio desta pessoa? De fato, não somos livres para fazer está escolha.

(C)                   Seu sentido de vida e suas emoções estão voltadas para satisfazer uma determinada ideologia, não importando se a ideologia é falsa ou verdadeira, você é livre para escolher sair desta ideologia? Novamente, perder a ideologia que seguimos terá um efeito emocional negativo, de tal forma que buscamos satisfazer o que sentimos. Ou seja, não somos livres para escolher sair, quando estamos programados a ficar.

(D)                  Você está sofrendo de depressão, sair da depressão é uma questão de escolha¿ De fato, enquanto nossas emoções estão nos impulsionando cada vez mais de forma negativa, ao qual em muitos casos pode levar a morte, isso demonstra que não somos livres para escolher. Isso dependerá de outros fatores, que também não está sobre controle consciente.

(E)                   Uma pessoa que você ama acaba de morrer, você pode escolher não ficar triste¿ de fato, não. O que demonstra que não podemos controlar nossas emoções como dizem e que não somos livres para escolher como os teístas tanto afirmam.

Em todos os casos acima, concluímos que os processos cerebrais assim como nossas emoções, afetam nossas escolhas. Isso quer dizer que ao fazer uma escolha, iremos tomar a decisão baseada em como nos sentimos. Se o Livre arbítrio de fato existe como dizem, os pontos mencionados acima não deveriam existir.

2. Nossas Tendências Biológicas

Você alguma vez se questionou sobre quem é você e porque você é assim?

 Naturalmente estamos acostumados em ser quem somos, que nem ao menos questionamos o porque somos o que somos. Todos nós temos tendências Biológicas que juntamente com as Influências culturais ditam e nos obrigam a seguir determinado caminho.

Uma tendência Biológica, é vista em muitos casos ou na maioria, como uma obrigação, ou seja, se sua Biologia te fez nascer homem, obrigatoriamente você irá agir e se posicionar na sociedade como homem. Se interessando pelas coisas de homem e agindo como um homem. As influências culturais, a educação, a sociedade, o ambiente, irá classificar e dar qualidade as características essências de nossas vidas. 

Agora, te pergunto, somos livres para lutar contra nossa Biologia (nega-la e viver oposto a essas tendências?

Segundo a afirmação teísta de Livre arbítrio podemos escolher quem somos, o caminho que seguimos. Eis um exemplo, Quanto mais um país é livre para os indivíduos fazerem suas escolhas, maior será a tendências deles de seguirem aquilo que foram programados biologicamente. A Biologia não diz que você será um engenheiro ou carpinteiro e muito menos um médico, A biologia diz que se você for homem, buscará fazer coisas de homem, tenderá a ter preferências por certas cores, preferências por determinado tipo de mulher, preferências por determinado tipo de profissão, a ter dificuldades em determinada áreas e facilidades em outras, e etc. Isso implica que você não é livre para não escolher este caminho, é obrigado a seguir este caminho. 

Se de fato somos livres para fazer escolhas, porque nossa Biologia nos obriga a ter certas preferências? Fato é que o livre arbítrio não explica adequadamente questões biológicas.

3.   O Inconsciente

Este ponto, acredito que é o mais importante. Para que compreenda o que é o inconsciente, o vídeo abaixo explica em detalhes. Porém ele tem 40 minutos, se não tiver paciência para assisti-lo, pode continuar lendo.




Bem, a Ideia de Livre Arbítrio surgiu muito antes da humanidade ter progredido o suficiente para ter o conhecimento necessário para compreender o cérebro. Freud foi uma das diversas pessoas que buscaram compreender melhor o ser humano, e suas descobertas nos afetam até hoje.

O inconsciente é a parte de nosso cérebro que não temos qualquer controle. Podemos dizer que ela nos controla.  De fato, dizem os estudiosos que nossa parte consciente é responsável apenas por cerca de 10%, enquanto nosso inconsciente é responsável por 90%. Somando as duas usamos 100% de nosso cérebro, o que acaba de vez com aquele papo furado de que  usamos apenas 10% de nosso cérebro.

Nosso cérebro em muito se parece com o funcionando de um computador. Temos um banco de dados gigantesco, do qual pode ser comparado a um HD gigantesco com uma quantidade absurda de informações. Não é de surpreender que nós não tenhamos acesso consciente a este HD, caso contrario poderíamos escolher justamente aquilo que queremos, porém algumas vezes, algum defeito acontece e o individuo nasce com alguma facilidade. Algumas pessoas podem nascer com a capacidade de lembrar praticamente tudo o que aconteceu em suas vidas outras podem nascer com outras capacidades diferentes, como explica a Teoria das Inteligências Múltiplas.



Nosso cérebro tem outra ferramenta maravilhosa que chamamos de ferramenta de associação, ou seja, está ferramenta nos permite ligar diversos pontos, por exemplo, se eu falar para pensar em um sorvete começará a pensar em seu sorvete favorito, porém pensará em outros sabores, na cor, em como você se sente, irá associar a cor, o sabor, a textura, a imagem, a diversos outros objetos que possam ser parecidos ou representar o que se sente ou o que não sente. Este processo se chama 'associação', todos nós temos.Porém novamente em nenhum desses casos somos livres ou controlamos qualquer um deles. Novamente o livre arbítrio falha, já que uma vez que não temos controle, não somos livres para tomar decisões ou fazer escolhas. 

Estás duas ferramentas estão além de nosso controle e muito além de nosso consciente. Ou seja, a ferramenta está funcionando, porém achamos isso tão natural que não a questionamos.
Podemos perceber, nesses simples exemplos que o inconsciente afeta nossas escolhas, o que demonstra que não somos livres para fazer associações e muito menos podemos decidir o que vai ou não vai em nosso banco de dados. Sem contar que raramente conseguimos acessar.

Você não é livre para fazer essas escolhas.


4 e 5 Erro:  Em que o livre arbítrio falha? e O Conhecimento Por trás da Ideia de Livre Arbítrio

Todos os três pontos anteriores foram para demonstrar um único ponto que o livre arbítrio é papo furado. 

Bertrand Russel fez um ótimo exemplo sobre a falha na afirmação do livre arbítrio. Ele diz que um bêbado não tem controle sobre suas decisões e escolhas, o que claramente demonstra que quando estamos bêbados, não fazemos escolhas claramente. Um teísta ao utilizar o Livre Arbítrio está afirmando que o bêbado tem total controle sobre suas escolhas e que a bebida não afeta sua tomada de decisão.

De fato, não somos livres como os teístas afirmam que somos para fazer uma determinada escolha. Isso implica, vamos supor que se existir alguma divindade por aí, e ela nos julgar por nossas escolhas, essa divindade estaria cometendo uma grande injustiça, pois estaria ignorando aquilo que nos levou a tomar essas decisões, principalmente quando essas decisões não foram tomadas claramente.

Um Cristão não pode escolher não ser Cristão. Toda a programação e a vida do Cristão gira em torno daquilo que o mesmo acredita, como na imagem acima com a estrela maior no centro. Assim também o é para qualquer outra pessoa que acredita em deus. O mesmo não pode escolher se afastar, para isso é necessário que toda sua programação não esteja fazendo sentido e assim ela cairá por terra. Porém quando maior a conexão com aquilo que a pessoa acredita, menos ouvidos e olhos terá para qualquer evidencia, afirmação ou fato que não colabore com aquilo em que acredita. Se ela tivesse escolha como os defensores do livre arbítrio dizem, isto jamais aconteceria. Ela seria capaz de controlar sem dificuldades, porém isso não acontece. 

O Cristianismo foi fundado muito antes dessas descobertas, está é a razão de ideologia como a cristã, utilizar o livre arbítrio, já que aqueles que escreveram e falaram sobre o livre arbítrio não possuíam o conhecimento moderno para dar suporte as suas alegações. Isso implica que nem os teístas e muito menos os livros que supostamente dizem serem sagrados, oferecem algo em relação ao livre arbítrio que esteja de acordo com o conhecimento moderno e com as descobertas modernas. 

O fato é, não somos livres para fazer escolhas ou tomar decisões, principalmente que essas decisões acontecem muito antes de estarmos conscientes sobre elas. 

Obrigado por ler.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: 5 Erros teístas sobre o Livre Arbítrio Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli