Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 15 de maio de 2015

É possível Conciliar Razão e Fé?



Não é de hoje que diversas pessoas tentam de alguma forma conciliar Fé e Razão. Muitas pessoas principalmente religiosos gostam de dizer que a Fé e a Razão se complementam e não estão uma contra a outra. Mas será que isso é verdadeiro?

Alguns teólogos tentam demonstrar que não existe qualquer problema em conciliar Fé e Razão. Mas o que está sendo conciliado de fato? Deus ou o sentimento provido da confiança, de acreditar?

Para entrar neste assunto é necessário compreender o que as pessoas querem dizer com a palavra Fé. Se estiverem utilizando para descrever o sentimento provido da confiança, bem sendo apenas a confiança e não envolvendo Deus, da para aceitar, porém quando utilizam a palavra Fé, querendo ou não tentam conciliar e validar sua  Fé com a razão e então encontramos problemas. O fato é que, a Fé utilizada pelos teístas, dentro do contexto ideológico, é impossível utilizar a palavra 'Fé', assim como confiança, convicção, sem existir a conexão com Deus. 

Não é de hoje que teístas tentam conciliar a Fé e a Razão sem distinguir o que precisa de que. Não é possível falar de razão e Fé, da qual utilizarei a palavra Fé definida como  'confiança' e 'convicção' com ou sem evidencias, sem levar em consideração quem são aqueles que a utilizam para dar vazão ao que acreditam. Nós como seres humanos, necessitamos da confiança para assim garantirmos nossas convicções, mas será que a razão precisa de nossa confiança? 

A verdade, não muda, e sem duvidas é bem diferente do que muitos teístas gostariam,  todos os esforços até hoje de conciliar Razão e Fé, falharam. O maior problema entre Razão e fé, é que não existe forma da Razão se conciliar com a Fé mas a fé pode facilmente se conciliar com a Razão. A Fé não escolhe verdades, A fé significa a coragem de acreditar (sem qualquer desconfiança),em algo que nos foi prometido e ainda não vemos, mas que esperamos, baseados na Fidelidade da Palavra que nos foi dada ou também, Fé significa acreditar em algo sem possuir qualquer evidencia e a razão neste caso, seria utilizada para dar credibilidade ao que se acredita. Porém o contrário, ou seja, buscando a razão como meio de validar alguma Fé, então as Crenças caem uma por uma. 

A razão no dicionário significa Uma Mente ou uma função usada para pensar. Fé, como sendo algo que deve ser considerado pessoal e emocional, emocional no sentido de que para se confiar em algo, nossas emoções devem estar voltadas para o Equilíbrio, caso contrário a Fé ou melhor crença, não será intensificada o suficiente para se tornar uma verdade pessoal e principalmente dar sentido de vida ao individuo. A Fé por ter conexões emocionais, acaba não podendo ser comparada com a razão, já que a razão, quer queiramos ou não, não tem conexões emocionais com a intenção de nos satisfazer, já que somos nós que nos conectamos emocionalmente com algum objeto.

De fato todas as pessoas que se utilizam da Fé são pessoas que podem pensar e raciocinar, então elas estão se utilizando da razão, em muitos casos para chegarem as conclusões que chegaram. O problema com está postura é que quando a pessoa se utiliza da fé, ela tem um grande problema para resolver. 

Somente de analisar a definição de ambas as palavras podemos ver que ambas estão em conflito. Não é necessário ser um Einstein para entender. Uma dos pontos importantes contra a possibilidade de Fundir Fé e Razão, é que:

- Para a fé, não importa se a evidencia aponta totalmente contra aquilo em que se possuí confiança, de fato, mesmo contra evidencias, o individuo que se utiliza da fé, continuaria a acreditar mesmo sendo algo TOTALMENTE ILUSÓRIO. Que não existe.

A fé é algo relativo. A verdade em relação a fé, pode ser qualquer coisa que o individuo resolva acreditar. Se ele acreditar em Zeus, a fé dirá que isso é verdade. Se ele acreditar na Fada do dente, a fé dirá que isso é verdade. Se alguém acreditar em duendes, lobisomens, vampiros, anjos e assim por diante, a fé irá dizer que tudo isso é real e existe. A Fé nega evidencias e se utiliza de justificativas para manter aquilo que se é acreditado.

Mesmo com o ato de pensar, a fé (dito aqui em relação ao que sentimos direcionada a algum objeto) domina e impera na decisão final. Portanto, não é possível fundir ou conciliar fé e razão, baseada na fé.

E utilizando a razão é possível conciliar Razão e Fé?

A razão não é apenas o ato de pensar, mas o ato de buscar a verdade, independente de qual seja ela. A fé te obriga a aceitar algo como verdade mesmo que não seja verdade, uma verdade acima de qualquer outra porém a razão questiona ‘verdades’ e puni ilusões, desta forma o individuo passa a eliminar crenças limitantes e negativas, que se encontra abaixo de um limite aceitável, e passa a viver segundo ideologias superiores. 

O Papai Noel não existe, e toda a beleza do Papai Noel se dissipa, quando possuímos uma evidencia de que o Papai Noel não é real. Quando você descobre que o Papai Noel era seu Pai ou o drogado da esquina que estava faturando uma grana sendo o Papai Noel, sua fé no Papai Noel perde todo o sentido. Quando os teístas compreendem que Deus tem o mesmo papel emocional que um Ilusão como Papai Noel, mesmo que ambos sejam diferentes através de demonstrações racionais, para a crença pessoal e nossas emoções, são dois objetos com o mesmo valor. 

Porque agora você sabe a verdade, não tem motivos para aceitar uma mentira. É claro que a fé é algo que não se entrega sem lutar e o emocional de uma pessoa pode levar anos para acompanhar o lado racional. Por isso existe um atraso em aceitar a evidencia como legítima. em muitos casos a necessidade emocional impera totalmente, impedindo o individuo de poder escolher um dos lados, sendo obrigado a escolher o lado que mais o satisfaz. Está não é uma escolha consciente, pois se fosse o Livre Arbítrio existiria, porém como é uma decisão inconsciente, ou seja acontece antes de estarmos consciente sobre ela, então o Determinismo supera o Livre Arbítrio e o individuo não pode vencer sua tendência emocional e Biológica.

A Fé não trabalha por meios de adaptações, muito pelo contrário, quando novas descobertas são feitas, e contradiz o que se achava ser verdade, o que se acredita ser verdadeiro impera sobre a realidade objetiva. 

Portanto é impossível conciliar a Razão com a Fé, mas é totalmente possível conciliar a Fé com a Razão, desde que quem utilize a fé, possua a maturidade necessária para mudar de posição quando aquilo que se é acreditado é confrontado com evidencias. Caso contrário a fé dirá ao individuo que aquilo que se é acredito é verdadeiro mesmo que não seja. A fé não precisa de evidencias, mas qualquer posição racional necessita de provas.

A fé é a que segue e tentar acompanhar a razão, a razão não para ou espera pela fé e muito menos tenta se conciliar com a fé ou satisfazer o individuo de forma emocional. Ou nos adaptamos com a razão ou a ignoramos. 




  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: É possível Conciliar Razão e Fé? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli