Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Emoções de Deus - Parte 6 de 9 - Satisfazendo uma Deidade de Grande Status




As pessoas pensam que eu sou raivosa ,insegura ou ciumenta? as pessoas pensam que eu sou adulada facilmente? Feliz e satisfeita? Uma maneira de saber isso seria perguntando a elas outra seria ver a maneira como elas interagem comigo. Os cristão gastam muito tempo interagindo com Deus ou ao menos tentando. Nós podemos não saber o que se passa no lado da conversa de Deus mas nós sabemos uma boa parte da metade humana

As maneira como as pessoas tentam influenciar, se aproximar ou simplesmente se relacionar com Deus nos dizem como eles O percebem. Os autores da bíblia nos dão páginas e páginas de como se relacionar com Deus. Consequentemente, nós temos informações de como eles O percebiam também.

De acordo com o cientista cognitivo Pascal Boyer, a maioria dos seres sobrenaturais, independente de sua forma física, tem psiques humanas incluindo emoções. O Deus da bíblia não é exceção.

Eu disse que as ideias bíblicas de raiva, vem de como pessoas poderosas se comportam com aquelas de pouco status. Sermões e textos sagrados que falam eloquentemente sobre a ira divina é uma de muitas pistas de que os autores da bíblia se relacionavam com Deus como um humano de grande status. E a maioria dos cristãos desde então também o fazem.

Outra evidencia pode ser vista nas visões bíblica do que dá prazer a Deus. O contraponto de um Deus facilmente irritável, é que certa maneiras de se relacionar com Deus se dá em satisfazê-lo e assim obter seu favor. Queimando oferendas em sacrifício por exemplo.

Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água, e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar, holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR’. Levítico 1:9.

Além de presentes e oferendas queimadas ou de outro tipo, que tipo de atitudes e comportamentos, satisfazem pessoas de grande status?

Minha filha adolescente recentemente entrou numa fase na escola de ‘princesas’ e as ‘patricinhas’. As princesas gostam de ser admiradas e imitadas, afinal a imitação é a mais elevada forma de elogio. Elas gostam de exclusividade e frequentemente rejeitam garotas que gastam tempo com pessoas de fora do grupo. Elas gostam de mandar, elas gostam de pedir e obter favores especiais, e até recebem uma gratidão patética dos inferiores.

Se pensarmos nessa lista ela é dolorosamente semelhante a lista que os cristãos desejam de seus seguidores.

Atenção : A ti eu rezarei noite e dia.

Glorificação e Admiração: Porque o Senhor é grande e deve ser louvado.

Subserviência: Eu me curvarei ante meu Senhor, meu criador.

Dependência: Peça e lhe será concedido.

Obediência acrítica: Receba o reino de Deus como uma criancinha.

Exclusividade: Não tenhas outros deuses além de mim, porque Eu sou um Deus ciumento.

Gratidão: Por esse presente impronunciável.

Esses componentes são críticos de como os Cristãos se relacionam com Deus. Em busca de demonstrar esse ponto eu fui até o meu navegador e teclei ‘preces para crianças’.

A primeira que apareceu, foi um verso de uma oração para iniciar o dia de uma criança. Ilustra claramente:

Perceba: Tem curva-se (um gesto de subserviência), gratidão, glorificação, obediência e dependência.

Ela começa assim:

‘Senhor, pela manhã eu começo o dia, tomando um minuto para Curvar-me e rezar. 

Eu começo com OBRIGADO e lhe dou GRAÇAS, de todas as suas maneiras gentis e amorosas. ‘

E termina assim: Segure minha família em suas mãos, enquanto nós SEGUIREMOS AS SUAS ORDENS e eu o MANTEREI POR PERTO a vista, até eu ir para a cama à noite.

Eu poderia oferecer outros exemplo, mas o ponto que eu estou defendendo, me parece uma verdade trivial.  O que talvez não pareça tão óbvio são as suposições escondidas nesse antropomorfismo.

Essas demonstrações de submissão descritas acima são valorizadas por humanos porque nossa espécie desenvolveu em condição de insuficiência, quantidades limitadas de comida, quantidade limitada de parceiras para que cada homem tivesse quantas ele desejasse, quantidade limitada de terras férteis e assim por diante.

Hierarquia de dominância aparecem em virtualmente todos os animais sociais que necessitam competir por recursos e demonstrações de submissão são parte de uma subordinação que permitem a essa hierarquia ser estabelecida sem violência física.

Por exemplo, galinhas mais fracas se encolhem e se afastam da comida ou saem do poleiro mais confortável se o galo superior a sua ordem chegar. Em chimpanzés, um subordinado pode se abaixar, ou pode estender a sua mão ou pode guinchar. Os humanos demonstram submissão tanto por palavras como por comportamentos e esses sinais também são tão penetrantes que atores são treinados a incorporá-las em todas as suas conversas.

Isso acontece porque atuação e improvisação tendem a ficarem fracas a menos que a hierarquia social esteja estabelecida entre os personagens.

Como especialistas de informação sociais nós dependemos uns dos outros mas também competimos uns com os outros e para minimizar quanta energia dependemos competindo, nós estabelecemos hierarquias. Nosso desejo de conseguir a melhor posição que podemos na hierarquia nos torna emocionalmente inseguros. Nós não temos certeza de onde nós ficamos. Sinais de que outras pessoas vão se submeter a nós nos asseguram.

A maioria das pessoas se sentem desconfortáveis quando ao saber que islã significa submissão. As imagens de submissão forçada pode ser bem vividas, mas ainda assim, a realidade é que a dominação e a submissão são parte integrante de todas as religiões com deuses personificados.

Mesmo que humanos que são comunicadores criativos, alguns de nossos comportamentos religiosos podem ter raízes biológicas específicas. Veja, por exemplo, o ato de abaixar a cabeça para rezar. Provavelmente pode ser rastreado a antigas posturas que permitem aos plebeus acessarem a realeza. A palavra ‘prostrar’ hoje significa mostrar uma deferência exagerada ou penitência para agradar a alguém.

Mas sua raiz parece estar relacionada com a palavra ‘prono’ e pode ter a ver com a postura física necessária para aproximar-se do Rei. Um paralelo com a palavra ‘kowtow’, que significa se portar com uma submissão extrema para satisfazer uma figura autoritária. Isso deriva da prática tradicional Chinesa de se abaixar tanto que sua testa toca o chão.

Esses comportamentos por sua vez se derivam de algo ainda mais ancestral. Em outros primatas, curvar-se comunica submissão a um animal de maior status. Isso pode ser uma maneira de evitar uma luta quanto às tensões estão altas.

Nesse mundo, se entendemos nosso lugar, se nos comportarmos de maneira submissa, então as pessoas de poder podem nos deixar viver e nós mesmo podemos ganhar status pela proximidade.
Eu recentemente fui convidada para uma reunião em um clube de investimentos na casa de uma mulher poderosa. Eu não pude deixar de notar as ações dos convidados que eram menos ricos e menos sociáveis. Eles expressavam gratidão pelo convite exclusivo. Os elogios ao serviço de bufê foram efusivos. As palavras da anfitriã ganhavam mais concordância. Todos nós se sentíamos afortunados de fazermos parte de seu círculo.

Os cristãos conquistam status, ao menos aos olhos de seus pares e em suas mentes por causa da proximidade com Deus. Eu não estou sugerindo que os cristãos sejam particularmente arrogantes, porque eu não acredito que isso seja verdade.

Eu penso que todos nós estamos simplesmente programados para nos orientar de acordo com suposições hierárquicas. Elas são impossíveis de escapar. Buscamos vantagens nessa hierarquia. Eu penso que esses relacionamentos hierárquicos são mediados pelas emoções, que nós intrinsecamente as esperamos em uma psique humanoide.

Desde que a Bíblia Cristã descreve a pessoa-deus que se relaciona com humanos (Jesus) é inevitável que os crentes respondam a esse padrão. Se o mundo fosse diferente, o cristianismo bíblico poderia se centrar na libertação do desejo ou estudos éticos ou atos de compaixão como algumas formas de budismo.

Ele poderia se focar na ‘Anisa’ ou não violência como o Janismo. Mas isso, eu acho, necessita de uma Bíblia Diferente.

Como o Deus do islã, o Deus da Bíblia está principalmente interessado em adoração.  Isso é o que os textos sagrados nos dizem, e os crentes respondem. Como uma consequência, um consentimento intelectual acompanhado por comportamentos submissos, demonstração de devoção são centrais em ambas as religiões.

A maneira como os crentes interagem com Deus, tanto na vida moderna, nos dizem com quem eles pensam que estão falando.

Infelizmente os nossos conceitos de deus são de vítimas do que sabemos sobre os chefões humanos. Isso significa que não só Deus tem emoções, mas várias delas não são muito boas.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Emoções de Deus - Parte 6 de 9 - Satisfazendo uma Deidade de Grande Status Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli