Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Problema Provido da Bíblia


      Pode optar pelo Vídeo ou pleo texto



          Muitas passagens da bíblia, sempre tiveram muito significado para mim, por exemplo, Matheus 7:6:


‘Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos vossas pérolas, se o fizer que não aconteça que as pisem com os pés e voltando-se vos despedacem.’

Isso tinha um grande significado para mim porque as pessoas poderiam analisar e muitas vezes não apreciavam as minhas meticulosas explicações. Eu me dava conta que eles simplesmente não tinham avançado o suficiente para apreciar o que eu estava dizendo.

Então tinha provérbios 3:5: ‘Confie no Senhor de todo o seu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.’ E Romanos 1:22 : ‘Dizendo-se serem sábios, tornaram-se tolos.’

Esses veros me ajudavam a entender o porque muitas pessoas rejeitavam o Cristianismo apesar de terem sido muito bem educadas e instruídas. Eles também me lembravam de ter humildade quando eu achava que tinha uma solução melhor do que Deus estava oferecendo.

Eu tinha esses versos e muitos outros de cor para me guiar e me encorajar em tempos de dúvida e incerteza, entretanto, eu me dei conta que eu nunca me dei ao trabalho de ler a bíblia de capa a capa. No meu segundo ano de faculdade, um ano antes de eu conhecer o professor, eu sentia que eu finalmente alcançara a habilidade literária para finalmente fazer isso. Também depois de ler ‘Deus e a Ciência’ eu tinha um novo vigor para aprender o poder da escritura.

Eu comecei com o gênesis, imediatamente seguindo os versos que foram validados pelo ‘Deus e a Ciência’. Esses capítulos eram sobre Noé, Ló, Abraão, Jacó e José.

Uma coisa que eu aprendi que me incomodou por um bom tempo, foi que Abraão pediu para sua esposa sara mentir aos egípcios, em gênesis. Ele fez isso porque Sara era muito atraente, e Abraão ficou com medo que eles o matariam e assim ficariam com ela. Me parecia um comportamento imoral em si mesmo, para quem era o servidor do único Deus verdadeiro, e se Deus o amava certamente o iria proteger, logo podemos questionar a fé de Abraão que não estava disposto a entregar sua vida para seu Deus.

Porque Abraão Mentiria quando ele tinha deus do seu lado?

O espirito Santo me guiava sempre para a verdade, o tempo todo, Deus me socorreria se a verdade me colocasse em dificuldades. Contar uma mentira nunca pode estar certo! Mas o pior foi que (gênesis 12:18) depois que os egípcios acreditaram em Sara e levaram Sara ao faraó como esposa, deus puniu o faraó com doenças porque ele tomou sua esposa, porque ele pegou a mulher de Abraão.

Me pareceu totalmente ao contrário para mim. Deus não deveria ter punido Sara e Abraão por mentirem?

Mais uma vez, o Espirito Santo tinha deixado claro para mim, através de sentimentos espirituais, que mentir era sempre errado!

Eu encontrei outros comportamentos do Deus do Velho Testamento que não faziam sentido.
Êxodo 9:1-12. Um era quando Moisés foi pedir ao faraó para deixar os hebreus saírem do Egito, no êxodo e Deus endureceu o coração do faraó.

Porque deus faria isso?

Isso não violaria o Livre Arbítrio do Faraó?Isso não tiraria o propósito de Deus mandar Moisés pedir para libertar o povo? Isso não manteria os Hebreus em escravidão por mais tempo? Isso não era injusto para os egípcios também?

Nas pragas, Deus matou todos os primogênitos. Isso não é injusto se Deus estava usando faraó como marionete?

Depois de tentar responder a essas perguntas por alguns minutos, eu decidi que não estava entendendo o que Deus estava tentando fazer e eu lembrei de provérbios de não confiar em meu próprio entendimento.

Depois de terminar o êxodo, eu segui para levítico. Fiquei horrorizado em perceber que o livro era quase todo de como fazer sacrifícios. Eu sabia que Deus havia pedido aos hebreus para fazerem sacrifícios de histórias como Caim e Abel. Entretanto, eu também sabia que, depois do sacrífico máximo de Jesus Cristo, nós não necessitávamos mais fazer sacrifícios para sermos perdoados.

O que era inacreditável para mim era a quantidade de detalhes que Deus coloca para fazer tais sacrifícios e ofertas.

O primeiro versículo do capítulo 2 de levíticos se lê:

‘e quando alguma pessoa oferecer oferta de alimentos ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela, e trará aos filhos de Arão, os Sacerdotes. E, quando ofereceres oferta de alimentos, cozida no forno, será de bons Ázimos de flor de farinha, amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite. E se a tua oferta for de alimentos, os cozinhe na caçoila, será da flor de farinha de fermento, amassada com azeite. Nenhuma oferta de alimentos, que oferecerdes ao Senhor, se fara com fermento, porque de nenhum fermento, nem de mel algum, oferecereis oferta queimada ao Senhor. ’

Porque Deus se preocuparia com detalhes tão mundanos?

Deus sempre me disse para estar acima das coisas mundanas e ver de uma perspectiva espiritual mais ampla. Eu não via como esses detalhes poderiam ter valor para minha vida espiritual. Depois de vários capítulos, eu enjoei dos detalhes mundanos e repetitivos do Levítico e segui em frente até números. Aqui também eu achei detalhes entediantes, desta vez sobre os números de israelitas que eram de diferentes tribos, depois disso, ele voltou a oferendas e sacrifícios como no Levítico.

Eu pulei para deuteronômio e encontrei mais códigos legislativos enfadonhos. Todos esses códigos e leis, eram a antítese da ideia de que a Lei de Deus estaria escrita em nossos corações, como explicado por Paulo em romanos 2:14-15:

‘Porque, quando os gentios, que não tem lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, mesmo eles não tendo a lei, para si mesmos são a lei. Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificam juntamente a sua consciência‘

Quando comecei a ler a bíblia de capa a capa, eu esperava encontrar as lições do Espirito Santo, que me foram confirmadas pela escritura, mas ao invés disso eu achei que o velho testamento, na melhor das hipóteses completamente não relacionados com elas, e pior, contrária a elas.

Então eu pensei, talvez esses números enormemente entediantes e leis sem significado tenham um tipo de padrão que posse ser conectado a ciência por alguém como Gerald Schroeder, ou talvez eles sirvam ao propósito de mostrar o quão difícil era servir a Deus antes de Jesus ter feito seu sacrifício e ter mudado tudo.

Eu senti que o Espirito Santo talvez estivesse me direcionado a ler o Novo Testamento, eu passei bastante tempo, estudando Atos e as Epístolas, um dos meus versos favoritos o de Atos 1:18:

‘Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. ‘

Enquanto era violento e horrível. A ganância de remorso que ele mostra na passagem, mostra que judas mereceu a morte.

O Espirito Santo me deu uma imagem dessa morte, com judas andando pelo campo e do nada, caindo contra seu intestino, grotescamente explodindo de seu abdome. Isso era evidência da Justiça de Deus e fúria contra os maus. Se judas não tivesse morrido, ele teria sido livrado, mas Deus inequivocamente, o matou!

Muito embora, eu tenha passado bastante tempo lendo essa citações de Jesus nos evangelhos. Eu nunca tinha lido a história por mim mesmo. É claro que eu conhecia a história, mas eu nunca li os detalhes. Então essa é aonde a minha jornada na Bíblia me levou a seguir.

Depois de algum tempo lendo, eu finalmente cheguei ao final de Mateus onde Judas trai Jesus. Eu estava ansioso para ler o relato de Mateus sobre a ira de Deus sobre Judas. Eu finalmente cheguei ao ponto onde eu esperava  que isso acontecesse em Mateus 27:5:

‘E Judas, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar. ‘

Minha língua se enrolou no fundo de minha garganta, meu coração parou. A adrenalina correu pelo meu corpo e meu coração disparou, me senti como se o próprio tecido da realidade se estivesse rasgando. Parecia que a pintura das paredes a minha volta iriam abrir-se para revelar a profunda e vazia escuridão. Tudo o que eu acreditava estava deitado vulnerável em um altar, esperando para ser purificado, esperando para ser sacrificado nesse horripilante momento de descoberta. Esse Judas não era insensível. Este Judas estava cheio de Culpa. Tão cheio de Culpa que na verdade ele se enforcou. Deus não havia exercido nenhum ira contra ele. Ele se sentiu tão culpado que ele se ENFORCOU.

Eu entrei em pânico.

Eu voltei para o verso em Atos e de volta para o verso em Mateus. Eu passei a encarar a possibilidade de que aminha religião inteira estava errada, por quatro horas eu deixei os versos ocuparem um canto desconfortável no fundo de minha mente. Eu tentei continuar o meu dia. Eu tentei não pensar sobre isso, mas eventualmente cheguei ao ponto de que não podia mais aguentar aquela dissonância cognitiva e entrei na Internet.

Eu achei uma explicação de um apologista e eu segurei minha respiração.

‘Judas’ ele explicou ‘se enforcou no campo e então seus intestinos caíram’ depois que ele decompôs.

Fez sentido, eu acho. Talvez eu estivesse errado, isso ainda não explica os sentimentos que o Espirito Santo me inspirou sobre judas ser insensível em atos e ele sentir completamente culpado em Mateus ou Deus ter expressado sua irá em atos e estado totalmente ausente na morde de Judas em Mateus, mas novamente, eu só estivesse errado.

Mesmo que por hora eu tenha aceitado a explicação do apologista, a minha fé de que a bíblia era uma simples fonte de verdade foi despedaçada, mesmo assim, ignorando este pensamento, continuei ainda a ter fé na bíblia, mas eu não a via da mesma maneira que antes. No fundo da minha mente, eu lentamente comecei a perceber, que na melhor das hipóteses a Bíblia era algo que necessitava de explicações muito complicadas e intensa pesquisa para entendê-la e na pior das hipóteses era a falível palavra do homem que a teria escrito para se encaixar em seus próprios propósitos ou ao menos ter cometido sérios erros.

Após essa experiência, a Bíblia não era mais transparente e perfeita palavra de deus que fluía diretamente da sua mente para a minha. De repente era necessário uma intervenção de fontes externas para que a Bíblia não fosse mal compreendida e que ela não poderia mais se manter por si só.

Eu ainda tinha fé na bíblia, eu só não consegui olhar para ela como olhava antes de a ler. É como se o que foi dito e o que passou adiante não batesse com o que está escrito ali dentro. São duas coisas completamente diferentes.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

1 comentários:

Item Reviewed: O Problema Provido da Bíblia Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli