Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 6 de abril de 2015

O Argumento Teleológico O Que Ele Está Realmente Dizendo?








       Agora que você viu o vídeo podemos chegar a algum lugar. Primeiramente temos que corrigir alguns erros. O Principal problema com o argumento demonstrado acima é que ele utiliza a Universo como Base para a Vida ao invés de se utilizar de Sistemas Solares e como seria  a possibilidade de vida quando existem diversos planetas que podem abrigar vida. Isso quer dizer que em cada Galaxia Existe uma quantidade Gigantesca de Sistemas dos quais poderiam abrigar a vida.

     Isso quer dizer que a vida em nosso sistema não segue o padrão oferecido pelo argumento do ajuste fino, que diz que um determinado universo deve estar ajustado para a vida, porém temos que reconsiderar está questão para, a vida é algo raro? A principio aqui na terra não. Ela é abundante.

    Bem, se a vida for algo raro, então teremos Trilhões sobre trilhões de possibilidades o que levaria a conclusão de que é mais plausível aceitar um Design Inteligente do que aceitar o 'acaso'. Porém quando começamos a pensar que em um determinada galaxia existe uma quantidade de sistemas parecidos com o nosso que do qual possuí Planetas parecidos e idênticos com o nosso que poderia abrigar vida, a probabilidade de vida em outros planetas se tornam altíssimas. Somente em nossa galaxia, deve existir Milhões de planetas parecidos ou iguais a terra que pode abrigar vida.

    Se levarmos em consideração que existem Bilhares de Galaxias em um único universo e que cada Galaxia tem Bilhares de estrelas e que possuí uma quantidade gigantesca de Sistemas Solares, com 1 sol, dois sóis ou mais, e que em cada sistema pode existir um Planeta que tem as características como o nosso, a chance de existir Vida em um único universo é tão alta que não podemos simplesmente declarar que é improvável que ela possa surgir por 'acaso'. Devemos lembrar que a ignorância humana em utilizar seu conhecimento para compreender o universo, apenas demonstra o quanto não estamos preparados para compreender o óbvio.

    A forma como olhamos para os números que é o problema. Nossa mente não consegue compreender como um número com Trilhões multiplicados por trilhões pode ser algo plausível e aceitável. Para nós é um número tão improvável que é mais fácil procurar uma resposta simples ao invés de compreender sua complexidade.

   Para nós que queremos conhecer mais sobre o universo, em muitos casos estamos aptos a aceitar uma visão do universo segundo o que sabemos, porém esquecemos que o universo não trabalha como nós imaginamos. Somente porque um determinado número se parece um absurdo para nós, isso não implica que para o universo este número seja relevante.

    Nossa mente em muitos casos a nos levar a aceitar e a opção mais simples e fácil, no caso Deus.

    Algo tão complexo quanto a questão do Ajuste Fino pode ser encontrado em cada um de nós. Nosso corpo faz um trabalho incrível e não existe nenhum Design manipulando ou obrigando tais ações. Pegue nosso cérebro por exemplo e encontrá um universo completamente diferente. Temos um corpo que se levarmos em consideração a quantidade de informação que é passada de célula para célula da qual não necessidade de nenhum Design guiando-as, ficaríamos impressionados com a precisão. São coisas que se pararmos para pensar irá nos pirar, porém em nenhuma das Bilhares de trocas de informações, é necessário um Design Inteligente para as células agirem como elas agem.

    Para muitas pessoas é difícil compreender este ponto e naturalmente, jogam essa responsabilidade para deus. Em outras palavras acreditam que as Células devem funcionar segundo nossa ignorância ou crença. Este mesmo número que nos deixa de boa aberta e admirados, não tem qualquer relevância para as células ou para o nosso corpo.

   Outro ponto importante é baseado no exemplo dado sobre uma determinada mão no jogo de poker. Como sou um Jogador de poker porém ainda não sou profissional (que pena) estou muito bem acostumado com Bad Betas e possibilidades. Uma Bad beat é quando seu adversário tem uma chance muito pequena de te vencer, por exemplo, quando ele tem apenas 4% de chances de te vencer e mesmo assim consegue te vencer. Em minha carreira de mais de 5 anos, já vi muitas coisas aconteceram diversas vezes em um curto período de tempo mesmo quando era bem improvável  de acontecer. uma chance de acertar uma quadra é de 427 para 1, ou seja, teria que jogar cerca de 427 mãos para acertar uma quadra, porém as combinações de cartas para acertar uma quadra é estritamente rara. Já vi acontecer 4 vezes em um período curtíssimo de tempo, ou seja, em cerca de 40 mãos. Qual a probabilidade disto acontecer? Em outras palavras, mesmo que a possibilidade de acertar uma quadra seja de 1 em 427, isso não quer dizer que  a probabilidade irá trabalhar desta forma. Existem pessoas que passam períodos gigantesco sem receber uma quadra quando deveriam (dentro de 427), enquanto outras pessoas em um pequenos espaço de tempo acertam 1 ou mais vezes a quadra. No poker a mesma probabilidade para um jogador nem sempre será a mesma para outro jogador.

    Quando paramos para pensar, podemos compreender o porque. Como jogo Online temos cerca de 100 mil jogadores jogando cerca de 20 mãos por segundo. Com uma quantidade tão alta de jogadores não é de se estranhar que em muitos casos, de vez em quando de ano em ano, algo surpreendente aconteça, por exemplo aparecer 4 vezes uma determinada mão em um pequeno espaço de tempo.

     Porque estou dizendo isto? Porque é um excelente exemplo, se agora ao invés de cartas colocássemos no lugar universos, galaxias e planetas. Se supostamente existir 100 mil universos, isso implica em trilhões de trilhões de trilhões de galaxias, bem não irei fazer as contas para os planetas e para os sistemas solares em cada uma. Analisando temos um número muito maior e um espaço de tempo muito maior para que a vida aconteça.

   Segundo a Cosmologia o universo iniciou-se a 13,7 Bilhões de anos atrás. Levando em consideração a Teoria do Big Bang e a Teoria do Multiverso, é muito provável que existam universos mais velhos que o nosso, e universos mais jovens que o nosso. Lembrando que  a estrutura da qual permitiu o Big Bang é uma estrutura eterna, ou seja, se você puder olhar para o céu vai descobrir milhares de estrelas, isso se não estiver chovendo.




      Agora ao invés de analisar um céu com diversas estrelas quero que imagine o céu escuro com somente uma estrela, mais ou menos assim:


    Isto seria o Big Bang ou melhor seria nosso universo visto de longe. Como podemos ver a estrutura estaria preenchendo o restante da tela ou seja, a parte escura é a estrutura que permite que o nosso universo continue onde está, ou seja, está estrutura tem as Leis e Regras adequadas para que nosso universo seja o que ele é.

   Porém como é uma estrutura isso implica que é improvável dada sua infinidade de tempo e sua eternidade, que somente possa ter acontecido um único Big Bang. E aqui entra a questão. Algo que é eterno, pode acontecer um número infinitos de possibilidades. Um número tão gigantesco que faria a possibilidade de vida existir sendo elevado ao infinito, ou seja, a vida seria tão provável de existir quanto a casa a qual está neste momento. O que implicaria que a vida não é algo raro, nossa mentalidade que tem dificuldades em compreender que a vida não é rara.


    Dada sua eternidade é possível que tenham acontecido diversos Big Bangs do qual permitam que um universo possa se chocar com outro universo. Podemos dizer que quando olhamos para o céu a noite, podemos pensar em uma estrutura com diversos universos e com diversos Big Bangs, e então poderíamos ver em uma escalão gigantesca que nosso Universo não seria  único e especial.




     Levando em consideração o ponto mencionado acima, existirá uma quantidade praticamente impossível de ser contada em números de planetas, sistemas solares e galaxias. Agora imagine que em tantos universos e Multiversos, uma quantidade de mãos de poker sejam dadas, isso quer dizer que em alguns dos lugares onde diversas mãos de poker forem dadas, em um deles acontecerá uma evento que deixaria todos de cabelo em pé ou seja, alguém irá receber diversas vezes quadras em um pequeno espaço de tempo que todos não iriam acreditar na sorte que este individuo está tendo. Caso duvidem do que estou falando, assistir o WSOP de 2006 onde Jimmy Gold foi campeão (Clique Aqui e  saiba mais ). Para se ter uma ideia, ele estava com tanta sorte que basicamente tudo estava dando certo para ele, ele estava acertando as mãos no momento certo e seus adversários entregando suas fichas. Para qualquer pessoa que olhasse de fora e não compreendesse o jogo poderia dizer que o mesmo estava trapaceando.

    Levando em consideração que são cerca de 7 mil pessoas em um único torneio, as chances de tanta sorte acontecer com um único jogador é basicamente impossível de ser contabilizada, porém é possível. O mesmo vale para o argumento do Ajuste Fino: somente porque algo parece ser impossível para nós, não significa que é impossível avaliando o mesmo problema por outro ângulo.

  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Argumento Teleológico O Que Ele Está Realmente Dizendo? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli