Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Submissão da Mulher Através dos Livros 'Sagrados'



    Por Gabriel Melo

    Quando utilizamos Livros aceitos como 'Sagrados' por muito religiosos, devemos levar em consideração diversos fatores importantes para uma interpretação adequada, como a cultura da época, para quem era a mensagem e se a mensagem tem alguma ligação com os tempos modernos.

    É comum no mundo ao nosso redor muitas pessoas cometerem erros nas leituras dos textos e naturalmente criarem segmentos do qual satisfaça suas crenças pessoas. Cientistas chamam de “viés de confirmação” – a tendência das pessoas de interpretar informações de uma maneira que confirma suas crenças, ao mesmo tempo em que ignora dados que as contradizem. Os custos sociais de crenças errôneas podem ser enormes. Por isso, é preciso combatê-las. Eis um exemplo baseado em Vacinas:


“As vacinas são amplamente e corretamente consideradas uma das maiores conquistas da saúde pública, e mesmo assim doenças imuno preveníveis estão matando pessoas por causa de crenças que estão fora de sintonia com os fatos científicos”

Para compreendermos os defensores de Livros Sagrados devemos avaliar como a Crença atual deles interfere com a realidade do mundo moderno. 

Hoje, o assunto é sobre Submissão Feminina encontrada em livros 'Sagrados'. 

O Texto de Hoje é I Coríntios 14: 34 e 35. Este é um texto baseado na Bíblia, aceita por muitos religiosos como sagrada. 

1. Analisando a Cultura da Época

A 2 mil anos atrás, a cultura e principalmente as Leis e Regras eram bem diferentes das Leis e Regras dos tempos modernos (ao menos em lugares que não se baseiam mais na Moralidade em livros antigos). A submissão da mulher era algo comum e o homem era o principal responsável pelas obrigações de manter a casa, colocar o pão na mesa, e principalmente mulheres não eram bem vindas em assuntos políticos, e também era aceito como desrespeito a mulher dar sua opinião sem ter autorização. 

Naturalmente esperasse que cada relato da Bíblia seja referente a cultura da época da qual tem pouco ou  nada a ver com o tempo moderno. Neste ponto sabemos que a Cultura atual, em muito é superior a Cultura oferecida pelos tempos antigos e pelo fato de ser melhor, não deve ser aceita como algo bom nos dias atuais. 

2. Avaliando o que Paulo queria dizer e para quem foi direcionado o texto

Paulo é um das figuras principais no Cristianismo, e também é aceito como um Patriarca e como Santo pelos católicos. Os textos de Paulo são redirecionados a dois tipos de pessoas:

> As de sua época
> As de épocas ainda por vir

Todas as cartas de Paulo eram para certas pessoas ou povos e não podem ser reinterpretadas como sendo para o povo moderno. Nos relatos de Paulo, não apenas nas cartas direcionadas a alguém é visto um sentimento negativo para com a mulher. Isto não é novidade já que paulo, supostamente seguia os rastros de Jesus e não temos relatos de Paulo se casando e tendo filhos. Porém a cultura a a qual paulo estava inserido era uma cultura de submissão da mulher. Está submissão pode ser vista claramente quando lemos o texto abaixo:

'As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.' I Coríntios 14: 34 e 35

Temos Paulo explicando que a Lei da época era braço de ferro em relação as mulheres e que Paulo não via problema nenhum nisso. A forma como ele utiliza a palavra 'Calada' não se baseia em que elas estavam supostamente falando muito, significa no sentido da palavra, ou seja, não devem abrir a boca sem a devida autorização para isso e se fizessem deveriam sofrer as penalidades sendo a Lei e segundo a imposição da Igreja. Além é claro de se colocar em uma posição de que a mulher é inferior ao homem intelectualmente.

Percebemos também que Paulo além de não apreciar a opinião feminina, também não via problemas nenhum em dizer que elas deveriam interrogar em casa, ou seja, outra forma de impor a submissão feminina e de manter a mulher sempre calada tanto na presença de líderes religiosos quanto dentro da religião. Além de acrescentar que era 'vergonhoso' que uma mulher desse sua opinião, questionasse ou liderasse. 

Baseado em diversos outros textos e cartas de Paulo, o mesmo se mostrava ser alguém intolerante com a posição feminina diante da sociedade e não buscava igualar os direitos mas sim em manter e impor as Leis e Regras da Cultura da época. Além do mais que a Bíblia é inspirada por deus, logo Deus não via problema nenhum que a mulher fosse tratada como era.

Basicamente todos os textos de Paulo, tem pouco a ver com os tempos modernos, porém milhares de pessoas insistem que tem. Não vejo problema delas acreditarem e viverem em um erro de interpretação de texto que se aprende na sexta série, o problema é quando querem impor a cultura antiga nos tempos modernos. Isto sem dúvida é um atraso a humanidade quanto para o progresso humano. Devemos ir para frente, não regredir. 

3. O problema da necessidade atual da aceitação dos textos de Paulo

Muitos religiosos se gabam em muitos casos por seu nível de interpretação dos textos Bíblicos. Eles se colocam em uma posição bem prejudicial para não falar negativa. Isso quer dizer que em diversos textos, como o mencionado acima, pelo fato de ser visto como negativo atualmente, então naturalmente é necessário uma interpretação adequada, porém não se importam tanto em seguir outros ensinamentos de Paulo. Basicamente o que fazem é utilizar somente o que pode ser utilizado da cultura da época, ou seja, as coisas que são aceitas como 'boas' e reinterpretam ou negar os dogmas e preceitos que são vistos como negativos. 

Para se ter uma ideia melhor, vamos pegar o antigo testamento e suas Leis. Crianças que desobedeciam os pais poderiam ser mortas. Pessoas que fizessem sexo antes do casamento ou que se envolvesse com pessoas do mesmo sexo, deveriam morrer. Aquele que rouba, mata, adultera, deveria ser morto. Aquele que não aceitasse o Deus de Israel, deveria morrer. Basicamente no Antigo testamente a forma preferida da população e do Governo era utilizar a morte como um meio autoritário para fazer o povo seguir a Deus. Aqui temos uma forma de manipulação para acabar com a minoria, acabar com a diversidade, atacar os direitos do próximo, em outras palavras temos Leis e Regras bem injustas e todas aprovadas e Inspiradas por Deus. Se Deus não permitisse as Leis e Regras não seriam como eram.

Depois surgiu o Novo testamente e a Ideologia religiosa, ao menos no Cristianismo, mudou drasticamente. Agora matar pessoas por seus atos era visto como algo negativo, e supostamente uma nova fase para a moralidade surgiu nos meios religiosos. Lembrando que na época a religião era vista como principal autoridade. Porém o que foi abolido, as Leis ou as Consequências da transgressão?

As Leis do antigo testamento como o amor prestado a Deus, continuam ou seja, os 4 primeiros mandamentos são seguidos a risca em muitos casos. E também o amor prestado ao próximo se mantêm com os outros 6 mandamentos. Percebemos que Jesus não aboliu a Lei, muito pelo contrário ele era um seguidor fiel, como muitos fiéis nos dias de hoje. A Lei nunca deixou de existir, porém a punição as transgressões mudaram de mais.

Agora matar uma prostituta apedrejada se tornou algo negativo e não virtuoso. Matar crianças desobedientes, matar homossexuais, ateus e de outras religiões se tornou algo negativo. Matar alguém por roubar, por seguir outros deuses, por adulterar, se tornou algo negativo. 

Portanto não temos uma mudança na Lei dos 10 Mandamentos, temos uma mudança na punição pela desobediência dos mandamentos. 

Os religiosos modernos, mudaram novamente diversos preceitos de seu mestre ou mestres, desde que esteja de acordo com o progresso humano. Este tipo de mudança acontece na religião toda vez que os tempos mudam. A religião se adapta a mudança para continuar a existir.

Basicamente, quase todos os textos de paulo são cartas destinadas a alguém ou a algum lugar. Todas as cartas não foram destinadas a ninguém nos tempos modernos, porém ainda utilizam diversos de seus relatos como se fossem válidos para os tempos modernos. Isso gera um problema que, 'certas partes da Bíblia que são negativas não devem ser utilizadas, porém vamos manter os 'bons relatos' e reinterpretar o restante'. Os Cientistas explicam isto como 'Viés de Confirmação' que também pode ser representado pela necessidade do individuo de manter uma determinada crença

O texto da submissão em nada tem a ver com os tempos modernos, porém toda a carta para Corintios não tem nada a ver com os tempos modernos. Então os religiosos pegam as mensagens que veem como agradáveis, como a do amor e se falassem a língua dos anjos, e utilizam em seus cultos como uma forma de adoração e louvor ao amor e direcionam o amor, que é algo comum no ser humano, a deus. O que também pode ser aceito como a necessidade de pegar características humanas e direciona-las para o que se acredita, no caso deus. Isto faz com que o amor se torne algo provido de deus, torna fazer o bem como algo provido de deus, torna a moralidade algo provida de deus. Entre diversos outros. 

Devemos respeitar o contexto e a cultura da época. Paulo, Jesus entre diversos outras pessoas mencionadas na Bíblia foram pessoas que marcaram sua época, e isto é muito importante, 'marcaram época', porém hoje, podemos avaliar que mesmo que esses indivíduos marcaram época, existe diversas falhas em suas filosofias de vida e principalmente que essa filosofia de vida que possuíam era baseada em muito na Cultura da época. A cultura daquele tempo tem pouco a ver com os tempos modernos e com a modernização da humanidade. O que eles ensinavam hoje é visto como algo que sempre esteve com o ser humano, porém foi raptada pelas ideologias religiosas para satisfazer suas crenças.

Os textos religiosos não se comparam com o conhecimento moderno e para isso é necessário reinterpretar para que consigam de alguma forma adequar os relatos Bíblicos com o progresso da humanidade e as descobertas científicas. 

    A Bíblia não desaprova a Submissão feminina e a religião moderna muito menos está disposta a entrar em contradição com os relatos de Paulo e muitos menos entrar em contradição com a Base Religiosa.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Submissão da Mulher Através dos Livros 'Sagrados' Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli