Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Segredos da Mente IX – Deus uma Realidade ou Ilusão?



Apresentada por Morgan Freeman, "Através do Buraco de Minhoca" explora os mistérios mais profundos da existência — as perguntas que intrigam a humanidade desde o seu surgimento. Do que somos feitos? O que havia antes do princípio? Estamos realmente sós? Existe um Criador? Tais indagações foram objeto de análise das mentes mais brilhantes da humanidade. Hoje, a ciência evoluiu ao ponto onde fatos e evidências concretas podem ser capazes de nos fornecer as respostas.


IX – Deus uma Realidade ou Ilusão?

O que é a realidade¿ Definimos a realidade pelo que vemos, ouvimos, tocamos, cheiramos ou provamos. Dentro do nosso cérebro, esses sentidos existem como sinais elétricos.

Quando nosso cérebro pressente Deus, ele se ilumina como uma lâmpada, mas isso faz Deus ser real?

Andy Newberg é o Pai da Neuroteologia, um novo ramo da neurociência que estuda os efeitos da espiritualidade no cérebro humano. É uma busca científica que ele persegue há muito tempo.

Desde que eu era pequeno, eu tinha interesse me entender a realidade. Impressionava-me o fato de todos observarem a mesma realidade, mas haver pessoas com religiões diferentes e crenças políticas diferentes.

Andy achou um meio de sondar o cérebro dos fiéis enquanto praticavam um ritual religioso. Ele utilizou o aparelho mais avançado de tomografia cerebral, o tomógrafo por SPECT.

Uma pastora presbiteriana veio fazer o teste. Ela reza diariamente há mais de 34 anos. No ápice de sua conexão com Deus, Andy injeta um inofensivo contraste radioativo. O contraste irá atingir as partes do cérebro onde o fluxo sanguíneo é mais forte.

O cérebro funciona de tal forma que quanto mais ativa é uma área mais sangue ela recebe, e quanto menos ativa, menos sangue recebe. Enquanto ela orava, foi notado aumento de atividade nos lobos frontais e na área da linguagem do cérebro.

Andy examinou centenas de cérebros durante as orações, de imãs muçulmanos e monge tibetanos, a ateus meditando.

Quando a pessoa está concentrada na oração, aumenta a atividade na área de concentração do cérebro.  A parte frontal de nosso cérebro é intensamente ativa quando conversamos, por isso ela se ativa quando os religiosos conversam com Deus como se ele fosse uma pessoa. Isso possibilita que falemos e ouçamos.

Andy acredita que no orador Judaico-Cristão, o lobo frontal se ativa como em uma conversa normal, como se Deus estivesse presente ao lado do individuo, conversando com ele, pois na mente deste individuo, Deus ganhou a foram de Uma pessoa e que Deus possuí as características de uma pessoa como ser consciente. Para o cérebro, falar com Deus é idêntico a falar com uma pessoa comum. Nosso cérebro neste caso, não faz separação entre o que é real e o que não é real, para está área do cérebro, fantasia e realidade são a mesma coisa, ou seja, os estímulos do cérebro nesta área, funciona para qualquer coisa que seja percebida como um ser consciente, capaz de ouvir, falar, e interagir com o ser. A fantasia e Realidade para o cérebro nesta situação, é tudo a mesma realidade.

Ao estudarmos a medição budista, quando eles visualizam algo, observa-se uma alteração ou aumento de atividade nas áreas visuais do cérebro. Na prática budista, o divino é uma presença abstrata, não uma pessoa com quem se fala diretamente, mas uma essência que pode ser visualizada durante meditação profunda. E mais uma vez o padrão do paragrafo anterior é novamente observado em outra forma de crenças.

Quando Andy analisou os cérebros de quem não acreditava em Deus, ele descobriu que meditação simples e calma, não produziu nenhuma atividade cerebral dos fiéis.

No exame de um ateu, nós o fizemos meditar e contemplar Deus, notamos que os lobos frontais não são ativados, diferentemente do que ocorre com quem reza. Para um Ateu Deus é inimaginável. Mas para o fiel, as experiências de Deus vão além de pensamentos. São sensações vívidas e tão reais quanto o mundo físico que todos sentimos.

O mundo físico, nossa realidade, em diversas funções de nosso cérebro, não distingue o que é real e o que não é real. Uma mesma função para dizer que uma pessoa é uma pessoa, é a mesma que Diz que Deus também é uma pessoa. 

As emoções e sensações que temos em sonhos ou em EQMs, são as mesmas emoções que pressentimos no dia a dia. Não existe diferença entre a realidade ou ilusão para nossas emoções, ou sensações, ou sentimentos. Um mesmo sentimento pode estar vinculado com algo real e uma ilusão, que não faria diferença para nós. A ilusão teria o mesmo papel da realidade, pois como disse anteriormente, emoções e sentimentos, não separam o que é real do irreal. A imagem de uma pessoa que você ame, tem o mesmo valor da pessoa da Realidade. Os sentimentos de ternura, amor, paixão, são os mesmo em um sonho, ou na vida real.

Se tiver um sonho do qual está pessoa que ama está morrendo ou sendo ferida, é muito parecida com a mesma sensação na vida real, no mundo real.

A ilusão se torna algo real, pois diversos processos em nosso cérebro não distinguem realidade de ilusão, eles apenas trabalham para dar sentido a realidade ou ilusão. Eles não escolhem um lado.

A experiência que os religiosos possuem, são ao menos neurologicamente reais. Os estudos de Andy mostram que todas as religiões criam experiências neurológicas que são tão reais como se Deus existisse fisicamente no mundo fora de nosso cérebro. Se Deus existe apenas dentro de nosso cérebro, isso não implica que ele não seja real.


Nosso cérebro está onde a realidade o cristaliza para nós. Sem dúvida, há uma noção de que existe algo maior que nós, se é o universo inteiro ou algo que vai além de tudo isso, ainda não sabemos. A ciência um dia pode chegar lá com seus estudos. 
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Segredos da Mente IX – Deus uma Realidade ou Ilusão? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli