Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Conceito de Deus



       Você pode ler ou assistir. O vídeo e o texto são o mesmo. Bom vídeo ou boa leitura.




Como Ateus, algumas vezes atacamos o conceito deus, como se tivéssemos uma bala de prata, como se houvesse um problema com a ideia de Deus que destruísse toda a validade do conceito de uma só vez. Mesmo ateus ex-teístas ou cristãos desconvertidos cometem esse erro, porque frequentemente há um conceito de Deus que foi a pá de cal em sua crença e os trouxe para a descrença, mas provavelmente na verdade isso é uma ilusão e eles provavelmente esqueceram os seus primeiros conceitos.

Então, você pode se surpreender em ouvir que eu espero dar ao conceito de Deus o respeito que ele merece.



Eu aprendi a muito tempo atrás que você consegue fazer alguém entender sua perspectiva, a menos que você mostre que você entende a perspectiva dele e eu quero dar ao conceito de Deus o seu mais completo e mais respeitoso tratamento, para mostrar o porque eu parei de acreditar.

Na mente de qualquer crente sofisticado o conceito de Deus é uma Mega Crença.  É uma crença que é mantida coesa por muitas pequenas crenças, muitas pequenas experiências que acumulam e formam uma crença maior. Se a qualquer tempo, qualquer uma dessas crenças é atacada, a crença ainda pode contar com a força das outras crenças. É somente quando um número suficiente dessas crenças, que formam a Mega Crença são contrariados, é que um cristão vai realmente começar a questionar sua fé.

Isso é chamado de sistema tolerante de falhas. É um conceito da Teoria de Redes, onde múltiplos nós da rede podem ser derrubados, mas a rede como um todo pode continuar ativa.

Para o propósito de continuar minha história, eu vou dar nomes a esses nós. Esse é um modelo bem simplificado do conceito de Deus, mas eu acho que ele cobre um número suficiente de assuntos, para dar credibilidade a minha desconversão.

Aqui está um breve resumo de cada um desses nós, eu talvez não cubra todos eles.

1.    Argumentos lógicos: Esses argumentos podem ser feitos por alguém, apresentado por alguém que o crente percebe como uma autoridade respeitável. Em meu caso, eu fui convencido pelos argumentos de Gerald Schroeder, que escreveu o livro ‘A Ciência de Deus’.

2.    Oração ou Prece: A oração propicia a base para uma crença em Deus, Pela ilusão das Preces atendidas.

3.    Moralidade: Deus e visto como uma fonte da moralidade para um Cristão. Sem deus não pode haver algo moral.

4.    Criação ou Beleza da Criação: seja o universo ou da vida em si, a complexidade da nossa realidade material é um testemunho de Deus ao olhos dos que crêem.

5.    A Bíblia: A bíblia é vista como a palavra divina de Deus, inspirada por deus, parece ter verdadeira sabedoria.

6.    Testemunho de outros Cristãos: Cristãos começam a acreditar em outros cristãos, que estão propiciando exemplos e números de seguidores (pode estar 2,1 Bilhão de pessoas erradas¿).


7.    Experiência e Relacionamento Pessoal com Deus: Isso também está relacionado com nossa própria experiência como cristãos, nós não podemos ver como alguém não possa crer da maneira que nós acreditamos, com paixão , devoção, comprometimento que nós acreditamos e ainda assim se tornar um ex-cristão. Parece Impossível. Como é possível que você não acredite em Deus depois de ter sentido que se comunicou com Deus em pessoa?
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Conceito de Deus Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli