Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 17 de abril de 2015

O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 1 de 14 (legendado português)





O primeiro capítulo de gênesis, a história da criação. Por milênios, pessoas do mundo ocidental acreditaram que as palavras escritas ali eram a verdade. Os primeiros versículos descrevem com gloriosos e ricos detalhes como deus formou a Terra abaixo e os céus acima. Incluindo o céu e as estrelas, os planetas, os animais, até mesmo, os próprios humanos.


Ninguém duvidava ou questionava esse capítulo de abertura do livro fundados da sociedade ocidental, até o conto começar a gerar conflito com a investigação científica crescente e conhecimento. Com o tempo a história bíblica, parte por parte foi expulsa pelo avanço da ciência moderna, trazida por homens de curiosidade insaciável sobre o mundo ao nosso redor.

Hoje entretanto, mesmo após séculos de avanços científicos, há aqueles que ainda clamam pela velha história do Gênesis capítulo 1.


Aqueles que acreditam em cada palavra e a defendem com todo fôlego. Há aqueles que tomam a história literalmente acreditando que a criação do universo, a Terra e toda a vida sobre ela levaram meros 6 dias. Há outros porém, que leram a história e tentam fazer um paralelo com os avanços da ciência moderna.

Estão ambos corretos? Ou cada um deles simplesmente não querem admitir o óbvio? Ou querem que aquilo que acreditem seja real e por isso arranjam meios para justificar sua fé?

Algumas pessoas não podem aceitar o óbvio, não porque não querem, mas porque sua convicção não permite. Ambos meramente não querem e não podem encarar o que gênesis tem de errado.


Criação Bíblica ou Ciência moderna

Alguns veem elas em conflito, enquanto outros as veem em harmonia. Aqueles que viram conflito entre o relato bíblico e ciência moderna, se colocam com o Gênesis, lendo o capítulo de abertura literalmente.



Quando deus disse ‘Haja luz’ realmente fez-se a luz. Quando deus criou os animais sobre a terra deus CRIOU animais sobre a terra, feras completamente maduras .

Outros porém, tentam reconciliar o primeiro capítulo do livro do Gênesis com as descobertas da ciência moderna. Quando Gênesis diz ‘Deus criou o firmamento e o chamou de céus’, separando as águas que estavam debaixo das águas que estavam por cima, esses defensores acreditam que esses versículos referem-se a formação da galáxia espiral Via Láctea por exemplo. Ou quando Gênesis descreve a criação dos animais nos mares, na verdade está se referindo a explosão do cambriano! Um evento, ao qual cobre 70 milhões de anos ou mais, onde os registros fósseis documentam uma aceleração na taxa de evolução, onde a maior parte dos grupos de animais complexos, vieram a existir.

Criacionistas bíblicos do primeiro tipo, aqueles que acreditam numa leitura literal de gênesis 1, são frequentemente os que falam e esses são os mais fáceis de encontrar . Exemplos dos que falam abertamente: Kent Hovind

‘Meu nome é Kent Hoing, ensinei ciências no colegial por 15 anos e agora por 16 ano tenho sido um evangelista fazendo seminários sobre a criação, evolução e dinossauros. E falo de frente às pessoas que acredito que a bíblia é a infalível, inspirada e perfeita palavra do deus vivo. Acredito de capa à capa. Acredito que na capa da minha diz: Kent Hovind.’ – Texto tirado de uma das palestras de Kent Hoving.


O Criador do Museu da criação Kan Ham:

‘Acredito no que a bíblia diz. Você sabe a bíblia é um livro muito especial. É um livro único, diferente de qualquer outro livro no mundo inteiro, porque a bíblia clama ser a palavra de deus que sabe tudo, sempre existiu. Nos conta a história completa do universo.’

Ou autores de inúmeros livros criacionistas incluindo o ícone ‘O Dilúvio do Gênesis’  e o ‘Criacionismo científico’, bem como um dos fundadores da Sociedade de Pesquisa do Criacionismo e o Instituto de Pesquisa Criacionista o falecido Henry M Morris:

‘... Essa manhã lendo o registro de Gênesis, o livro do Gênesis e uso a palavra ‘registro’ intencionalmente, penso que corretamente, não é só um livro de teologia, ou um livro de instrução espiritual, apresar de ser também, mas é um verdadeiro registro dos eventos reais de pessoas reais, de lugares reais do começo da história humana, portanto o livro mais importante do mundo ... ‘

O Gênesis e toda a bíblia, para pessoas como as mencionadas acima, foi escrito por inspiração direta de deus. Cada palavra, cada sílaba, cada nuance, cada afirmação, não foram colocadas no texto bíblico sem a intenção direta de deus. Tal inspiração não se permite levar ao erro.

Se a crença na inspiração infalível da bíblia em geral e no livro do Gênesis em particular, guia uma pessoa, então o que o Gênesis relata deve ser por definição 100% cientificamente correto e historicamente verdadeiro. Se houver algum desentendimento entre o que a bíblia relata e o que a ciência moderna tem descoberto, o erro está na ciência moderna não na bíblia.
Entretanto, outros ávidos em manter o livro do Gênesis no mundo científico moderno tem tomado uma outra estratégia. Eles sustentam que se há qualquer desentendimento  entre o que a bíblia relata e o que a ciência tem descoberto, o erro não está nem na ciência nem na bíblia mas na interpretação da bíblia.
Dois exemplos desses pensadores são Andrew Parker, autor de ‘O Enigma de Gênesis – porque a bíblia é cientificamente precisa’ e Gerald L. Schroeder, autor de ‘A Ciência de Deus – A Junção da sabedoria bíblica e científica’. Esses crentes pensam ser possível interpretar, muito livremente, os versículos de Gênesis 1 e achar paralelos nas descobertas da ciência moderna.

Nestes textos em diversas partes, teremos a chance de olhar no primeiro capítulo de Gênesis e comparar com o que vemos em ambas interpretações do livro bíblico. Quando lido literalmente, quantos conflitos realmente aparecem entre a história bíblica da criação e a ciência moderna e se a interpretar livremente, sem se prender ao literalismo, pode o conto bíblico ser achado um formidável e preciso reflexo das descobertas da ciência moderna nos vários campos da cosmologia, Geologia, Paleontologia, e Biologia?


Devemos começar claro pelo ‘No Começo ...’. Com os versículos de abertura de Gênesis capítulo 1.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: O Que O Gênesis Tem De Errado - Parte 1 de 14 (legendado português) Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli