Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 18 de abril de 2015

Igreja Católica e a Maldita Inquisição



    Existe uma razão dada a qualquer nome oferecido para a religião, principalmente nos tempos modernos. Hoje, quero abordar um assunto polêmico, onde católicos e não católicos possuem interessa: a igreja católica e a idade média.

    Muitos mitos e verdades se misturam, poluindo nossa visão e o que de fato ocorreu. Primeiramente devemos levar em consideração o que está em jogo. Qual era o poder da Igreja em seu tempo de glória ?

     O fato é que a religião naquela época alcançou um nível de dominância muito elevado. Somos influenciados em muito pela Igreja. O Brasil, EUA e diversos países na Europa e em outros lugares do mundo, da mesma forma a Igreja não era no mundo a única Igreja ou Ideologia Dominante. O islamismo naquele tempo já tinha enorme força e limitava o poder da Igreja ao redor do mundo. Sempre existiu conflitos, e em muitos lugares do mundo ser um cristão é um crime que pode levar a  morte.

    Muitas vezes falamos sobre a Igreja Católica que esquecemos que a Igreja católica não era a única religião dominante no mundo. Era uma delas. Em qualquer uma das Ideologias dominantes afetam diretamente as nações que a envolveram. De fato devemos muito do que temos hoje a Igreja, porém não se engane, ser grato não é o mesmo que aceitar o poder e a Influência religiosa. Isto é ser consciente com os fatos e como a religião afetou essa parte do mundo positivamente e negativamente.

    Mesmo que a religião tenha sido dominante na maior parte do mundo, mesmo que tenha influenciado e muito nossa civilização não significa que a Religião irá nos levar em direção ao progresso. No passado, a Religião era utilizada como o maior nível de conhecimento, além de explicar o mundo segundo eles, faziam tanto o papel da Medicina, da ciência, da educação, da psicologia, da política, do poder militar e assim por diante. A Religião tenha enorme poder e força. Sua influência impunha um poder e dominância muito importante.

     Com o passar do tempo, a religião passou a perder sua influência. Vozes que foram caladas por tanto tempo começaram a serem ouvidas. Águas calmas começaram a se agitar e a Igreja não teve outra escolha a não ser abrir mão, não porque eles queriam mas porque foram obrigados a isso.

     Livres pensadores começaram a atacar coerentemente a Igreja. Porém estes ataques conscientes e coerentes não poderiam acontecer em um sistema opressor, como por exemplo o que muitos países ainda possuem que é a morte a qualquer um que não aceite ou se posicione contra o que seguem. Alguns países ainda matam pessoas apedrejadas por serem homossexuais, ateus, cristãos e principalmente por fazerem sexo antes do casamento. Nestes países além de ser muito complicado ter qualquer uma das posições mencionadas, a oposição poderia ser rapidamente calada. Porém o tempo deles está próximo.

    Hoje, nos dias modernos, a religião perdeu sua dominância, perdeu sua influência sobre a ciência, sobre a medicina, sobre a política, sobre o poder militar e principalmente sobre a educação. A religião perdeu sua dominância nestas áreas, não porque ela quis mas porque ela foi obrigado a abrir espaço para ferramentas mais eficientes do que a que oferecia.

    A religião hoje, ao menos em países mais livres, tudo que ela tem é a influência através daqueles que a seguem. A luta nos tempos modernos por parte da religião não é contra a ciência, ou medicina ou contra a educação, mas sim em sua capacidade de conquistar mais e mais pessoas para se juntarem a sua causa. Quanto maior o número de pessoas, maior a influência, e como consequência a Religião continua sobrevivendo.

    A Religião teve seu tempo de glória, porém seu tempo de glória checou próximo ao fim e conforme a humanidade continuar a progredir, um dia a influência será perdida ou drasticamente diminuída. Para isso devemos diminuir nossas falhas e erros em relação a religião. Devemos evitar cometer falácias e principalmente equívocos 'inocentes'. Influência não se vence sendo forte, se vence a influência com exemplo e uma qualidade de vida superior.

    Temos que compreender que, nem todos os Papas na idade média foram maquiavélicos. Porém não vamos nos esquecer do Massacre aos Valdenses .Talvez devo lembra-vos que em 1487 o Papa Inocêncio VIII emitiu uma bula para o extermínio dos valdenses. As forças católicas não mataram os habitantes simplesmente. Eles fizeram saques, estupraram, torturaram e assassinaram. De acordo com um relatório elaborado por Peter Liège: As crianças pequenas foram arrancadas dos braços de suas mães, unidas por seus pés minúsculos, e tiveram as suas cabeças chocadas contra as rochas, ou usadas como cabo de guerra.

    Mesmo que todos os Papas não fossem supostamente cruéis, acredito que eles eram ótimas pessoas, incluindo aqueles que em nome de Deus se posicionavam contra Livres pensadores, Ataques a qualquer um que desafia-se o poder da Igreja. Talvez essa parte tenha sido esquecida por muitos religiosos, principalmente católicos. Será que a Prisão de Galileu Galilei não era um alerta de coisas ainda piores? Será que a inocência religiosa e Católica não permite que questionemos: e os outros 'Cientistas'?

    Longe de mim dizer que a Religião matava todos os cientistas, porém garanto que tal pressão parou de existir a partir do momento em que outros Religiosos fizeram a cabeça dos que não queiram aceitar. Padres cientistas surgiram, entre outros. Agora era possível ser um homem de Deus e um homem da Ciência. Porém antes da religião alcançar este nível de pensamento, cientistas eram bem vistos? Críticos a Religião e  a Igreja eram bem vistos? De fato até hoje não são, e naquela época nem mesmo existia a mídia como é nos dias de hoje. Sumir com alguém no passado era muito mais fácil e mais simples que nos dias atuais.

   Galileu Galileu pode não ter sido morto, porém irei citar um nome que pode ter ouvido, “E o Giordano Bruno?” Bom, esse realmente foi queimado na fogueira, mas não por suas teorias científicas (aliás, na época dele boa parte das tais afirmações “científicas” eram basicamente Filosofia, e não ciência experimental), e sim por suas afirmações no campo da fé, como qualquer um que tenha lido o capítulo 7 de Galileo goes to jail and other myths on science and religion sabe. Outro nome que deve conhecer é Joana D'ark da qual não foi cientista mas foi queimada por "heresia". A heresia é claro de ser igual aos homens em direito e comportamento, sem contar suas supostas visões.

   Porém a parte mais interessante é que William Whewell cunhou o termo cientista em 1833. O fim da Inquisição foi em mais ou menos em 1821. Não houve nenhum cientista morto, assim como não houve nenhum "web designer" morto. Porque o termo nem existia! Agora, procure sobre livres-pensadores mortos, advogados, filósofos então, nem se fala. Não é só porque os pensadores não eram chamados "cientistas", que não foram perseguidos e mortos pela inquisição. 

Mesmo que os religiosos insistam em dizer que as coisas não eram bem assim, a " Santa Inquisição" foi uma espécie de tribunal religioso criado na idade média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela igreja católica.

Porém eis a questão: O que é o amor ao próximo provido pela religião?

Em meu mundo, principalmente no qual a religião se diz ser boa e amar o próximo, espero justamente isto, que ela ame ao próximo. Porém quando vemos que a religião perseguia, matava, da forma como fez, é de se julgar naturalmente que a religião se esconde atrás de belas frases e palavras para cumprirem sua agenda e objetivos. 

Não posso de fato afirmar que milhões de pessoas morreram na Santa Inquisição. Os livros didáticos mostram um número maior do que o Holocausto, porém segundo relatos da Igreja, estimasse que 8 mil pessoas morreram. Porém vamos ser honestos, acreditar que apenas 8 mil pessoas morreram na Inquisição é realmente ser muito inocente. A Inquisição durou cerca de 330 anos. 

Utilizando uma fonte mais confiável do que a Católica, García Cárcel estima que o número total de pessoas julgadas por tribunais inquisitoriais ao longo da sua história foi de aproximadamente 150 mil, dos quais cerca de três mil foram assassinadas - cerca de dois por cento do número de pessoas que foram a julgamento. Gustav Henningsen e Jaime Contreras estudaram os registros da Inquisição Espanhola, que lista 44 674 casos, dos quais 826 resultaram em execuções e 778 em efígies (ou seja, quando um boneco de palha era queimado no lugar da pessoa). William Monter estima 1.000 execuções entre 1530-1630 e 250 entre 1630-1730. Jean-Pierre Dedieu estudou os registros de tribunal de Toledo, que colocou 12 mil pessoas em julgamento. Para o período anterior a 1530, Henry Kamen estimou que houve cerca de duas mil execuções em todos os tribunais da Espanha.

       Pra mim, as estatísticas acima fazem muito mais sentido. Porém não era somente a forma injusta oferecida em julgamento, o que mais me apavora era a crueldade tanto do sistema de mortes que preferia queimar alguém do que acabar rapidamente com o sofrimento. Eles queriam que essas pessoas sofressem e fossem utilizadas de exemplo, da mesma forma que o Sistema do tráfico e a influência do gueto impõem sobre eles e sobre seus rivais. Se a Igreja católica apelou para isso, então temos um problema enorme com o que pregam e como se utilizaram do poder para gerar ainda mais dor e sofrimento.


      Me desculpem mas eu jamais poderia me tornar um católica ou ser um Católico. Sabendo de tudo isto e que a Igreja deveria criar um sistema que ajudasse as pessoas, não posso simplesmente aceitar tal crença. Ela é uma humilhação a humanidade e uma vergonha que marcou toda a nação.

    Religiosos pedem para sermos gratos pelas coisas que a religião trouxe de bom, em muitos casos, além de cegos, não se esquecem que mesmo que peçam 1 milhão de vezes perdão, eles não o merecem. Que o passado negativo da religião a persiga para sempre e que possamos olhar para trás com a certeza de que nunca mais a religião terá força o suficiente para dominar o mundo outra vez.

   OS Defensores da Igreja, sofrem de alguma amnésia que permita que eles acreditem em falsas informações. O fato é que, os números de mortes registrados são altos, porém muitas pessoas eram mortas e seus registros nunca existiram. Podemos dizer que o que a Religião fez na Idade Média, foi algo muito similar a ditadura no Brasil com os 'sumiços' e tortura de milhares de pessoas durante 21 anos.

    De fato, nem mesmo importa os números, somente de saber que 1 única pessoa foi morta por causa da religião e sofreram na mão da religião que supostamente diz fazer o bem, pra mim isto é uma contradição. Ou seja, eles utilizam belas palavras para atrair porém o comportamento utilizado contradiz as palavras utilizadas. Naquela época existia Religiosos que se opunham, porém a enorme esmagadora maioria deles, eram a favor. Não achavam ruim que pessoas fossem mortas desde que Deus aceitasse. Acreditar nisso dava um bom público tanto para ver a fogueira, quanto um bom número de pessoas entrando no exército de Deus  para guerrear contra os hereges.

   Em muitos casos a amnésia de muitos católicos  e religiosos me impressiona. Naturalmente diversos grupos começaram a se unir contra a Igreja, e sem duvidas foram caçados e perseguidos. Um número que não dá pra estimar, porém podemos sempre afirmar um número bem acima dos oferecidos pelos relatórios. Vou chutar baixo, porém no mínimo naquele tempo cerca de 500 mil pessoas sofreram de alguma forma com  inquisição podendo chegar a Milhões, porém duvido muito que tenha passado de 2 Milhões de pessoas.

    Agora eu te pergunto, porque a Igreja Mente e continua a mentir sobre essas questões? Em minha opinião é que, quanto mais a religião fala sobre seus segredos mais as pessoas se afastam. Assim como no documentário 'Silêncio na casa de Deus', a religião esconde e enterrou diversos segredos que poderia prejudicar enormemente a influência religiosa com o público. Segredos que jamais virão a público. Uma vergonha é ver o Vaticano com sua glória e com seu ouro, se importando apenas com a influência sobre as pessoas e se preocupando tão pouco com as pessoas. Eles fazem o suficiente para a crença e a Ideologia Católica sobreviver. Para aqueles que acham bonito e nos obrigam a agradecer a Igreja por seus serviços, me envergonho dessas pessoas por não levarem em consideração o que de fato ocorreu e o que de fato envolve a Igreja Católica e a Maldita Inquisição.

      Sem o Cristianismo não teríamos o progresso de hoje?

      Carl Sagan localiza no tempo a ideologia ou filosofia que atrasou brutalmente o progresso humano. O platonismo ou seu filho dileto o neo platonismo ,que serviu de plataforma de construção para a ideologia da Igreja medieval. Todas as estupendas conquistas do pensamento livre cético grego como o atomismo foram aniquilados pelo platonismo . Carl Sagan disse que conquistas fundamentais da técnica como metalurgia avançada , mecânica fina, energia á vapor ,ótica , princípio da ação e reação já eram conhecidos pelos especialistas gregos como Heron da Alexandria à 2000 anos atras .Se esta visão cética tivesse continuado, por volta de 1500 DC já teríamos alcançado a tecnologia atual.
  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Igreja Católica e a Maldita Inquisição Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli